Home / Animais / Quantas Vezes uma Cabra Pare Por Ano ?

Quantas Vezes uma Cabra Pare Por Ano ?

As cabras domésticas são mamíferos ruminantes, considerados uma subespécie da cabra selvagem (nome científico Capra aegagrus). Na forma selvagem, habitavam as montanhas temperadas da Europa e podiam ser encontradas em rebanhos com até 500 indivíduos. No entanto, na forma doméstica, estão distribuídas em uma diversidade de raças (cujo número aumentou ao longo dos anos) e, curiosamente, no Brasil, a maior população está concentrada na Região Nordeste.

A domesticação desses animais teria iniciado a cerca de 8.000 a 10.000 anos atrás com a finalidade de uso de sua carne, couro e leite. Atualmente, é possível encontrar raças de cabras especializadas na produção de leite em ‘larga’ escala, assim como raças especializadas no fornecimento de carne com sabor agradável, e até mesmo raças conhecidas como de dupla aptidão.

Para quem deseja aventurar-se na criação de cabras (caprinocultura), algumas informações são bastante úteis, dentre elas quantas vezes uma cabra pare por ano.

Essas e outras informações você vai conferir no artigo a seguir.

Venha conosco e boa leitura.

Cabras Doméstica Classificação Taxonômica

A Cabra com Seus Filhotes
A Cabra com Seus Filhotes

A classificação científica para as cabras domésticas obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Artiodactyla;

Família: Bovidae;

Subfamília: Caprinae;

Gênero: Capra;

Espécie: Capra aegagrus;

Subespécie: Capra aegagrus hircus.

Na subfamília Caprinae, estão presentes tanto os gêneros das cabras domésticas e selvagens (Capra); quanto o gênero das ovelhas domésticas e carneiros selvagens (Ovis). Estes animais, assim como os demais animais da família Bovidae são classificados como ruminantes, dessa forma, possuem estômago com 4 câmaras e mecanismo especial para digestão da celulose (o qual consiste, resumidamente, em ingerir, regurgitar e ingerir novamente).

Cabras Características Gerais

A Cabra é a Fêmea
A Cabra é a Fêmea

Antes de tudo, é importante trazer ao conhecimento que o termo “cabra” embora também possa ser empregado de forma genérica, refere-se apenas à fêmea adulta da subespécie Capra aegagrus hircus. Dessa forma, a terminologia específica para os machos seria “bode”; enquanto que, para os filhotes, o termo correto seria “cabrito”. São considerados cabritos todos os animais da espécie até os 7 meses de idade, independentemente de serem macho ou fêmea.

A carne de cabritos vem ganhando popularidade cada vez maior em decorrência do seu sabor suave, pequena concentração calórica e de colesterol. Estima-se que 100 gramas da mesma possuam até 40% menos gordura saturada do que uma quantidade equivalente de frango sem pele- feito impressionante, principalmente considerando que a mesma é classificada como “carne vermelha”. Quando o cabrito é abatido ainda na fase de aleitamento, é comercializado com o nome de “cabrito mamão”.

Na natureza, os cabritos tendem a permanecer na presença da mãe até os 6 meses de idade. No entanto, em cativeiro, esse tempo é reduzido para 3 meses (sendo 20 dias em aleitamento materno exclusivo).

Cabras e bodes possuem pelos curtos, cuja coloração varia de acordo com a raça. Outra variação possível da pelagem é a sua textura, a qual pode ser lisa ou áspera.

Bodes possuem barbichas e chifres, sendo que estas últimas estruturas também estão presentes em algumas raças de cabras.

Quais São as Raças de Cabras Leiteiras e Quais Raças São Especializadas em Carne

Conheça as Raças de Cabra
Conheça as Raças de Cabra

Dentre as principais raças leiteiras em circulação no país, merecem destaque a Canindé, Moxoxo, Marota, Saanen, Murciana, Alpina, Toggenburg, Anglo Nubiana e outras.

Em relação às raças especializadas em carne, as mais utilizadas no país são a Savana e a Boer. Como exemplo de raça com dupla aptidão, está a raça Anglo Nubiana.

A raça Moxotó recebe esse nome em homenagem ao Vale do Moxotó, em Pernambuco. Estas cabras possuem uma pelagem clara, com presença de uma lista negra que se estende da borda superior do pescoço até a base da cauda. A coloração preta também está presente em uma auréola ao redor dos olhos, a qual conta com ‘prolongamentos’ através de suas listras negras que se estendem até a ponta do focinho. A altura média da raça é de 62 centímetros.

A raça Saanen é de origem europeia e apresenta uma pelagem de cor branca ou creme. A pele é rosada e pode apresentar manchas de cor escura.  Esta raça é tipicamente leiteira, logo, as fêmeas apresentam úberes grandes e compridos.

A raça Alpina (tal como o próprio nome indica) é de origem suíça. Possui pele, cascos e mucosas em tonalidade escura. No caso da cor da pelagem, esta pode variar entre vermelho-escuro ao claro-acinzentado.

Para a raça Toggenburg, a pelagem é de cor marrom-acinzentada (com nuances que variam do cinza claro ao escuro).  As fêmeas contam com duas faixas brancas que começam nas orelhas e terminam ao lado da boca.

Quantas Vezes uma Cabra Pare Por Ano ?

Em relação ao comportamento reprodutivo das cabras, as mesmas apresentam gestações com duração média de 150 dias, das quais resulta apenas um cabrito.

De acordo com as publicações da Embrapa, considerando este tempo de gravidez, as cabras possuem potencial biológico para parir a cada 7 ou 8 meses, o que resultaria na frequência de 1 a 2 vezes ao ano, ou 3 partos em 2 anos (para ser mais preciso).

Apesar disto, na criação em cativeiro, é possível programar o período de acasalamento para que o mesmo ocorra em momento específicos do ano. Esta ‘programação’ pode ser realizada até mesmo sem a utilização de hormônios que estimulem a ovulação e o estro (cio).

Ciclo Estral das Cabras

Saiba Sobre o Ciclo Estral da Cabra
Saiba Sobre o Ciclo Estral da Cabra

O ciclo estral das cabras possui duração média de 21 dias, sendo que o estro propriamente dito possui duração que pode variar entre 24 a 48 horas.

Alguns sinais são característicos do estro nas cabras, dentre eles a inquietação; a vocalização frequente; o batimento de cauda; a micção (ato de urinar) frequente; o batimento de cauda; a secreção de muco vaginal; a hiperemia da vulva, bem como sua contração e edema (“inchaço”).

*

Depois de todas essas dicas e informações, que tal continuar por aqui para explorar nossos outros artigos ?

Contamos com um amplo acervo nas áreas da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Aprenda Fácil Editora. Quais são as principais raças caprinas leiteiras ? Disponível em: < https://www.afe.com.br/artigos/quais-sao-as-principais-racas-caprinas-leiteiras>;

EMBRAPA. Prosa Rural- Três parições em dois anos em cabras e ovelhas para aumento da produção de leite. Disponível  em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2507542/prosa-rural—tres-paricoes-em-dois-anos-em-cabras-e-ovelhas-para-aumento-da-producao-de-leite>;

Wikipédia. Caprinocultura leiteira no Brasil. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Caprinocultura_leiteira_no_Brasil

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *