Home / Animais / Formiga-Feiticeira: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Formiga-Feiticeira: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Você já ouviu falar na Formiga-feiticeira? É um inseto (que também pode ser chamado de  formiga de veludo) que possui aspecto aveludado chegando a medir quase uma polegada. Quem olha essa espécie à primeira vista pode até se enganar, mas a verdade é que ela não é uma formiga e, sim, uma vespa. Podem ser encontradas no Brasil, mas o seu habitat favorito são as regiões mais áridas da América do Norte. Você já ouviu falar nessa espécie de inseto? Sabia que ela pode ser responsável por uma picada super potente? Confira o artigo e conheça essas e mais algumas outras  curiosidades sobre essa rara espécie de vespa. Preparado (a)?

Características da Formiga Feiticeira

Fazendo parte de uma enorme família, a vespa pode ter mais de 4000 espécies em todo o mundo. A estrutura do corpo da formiga feiticeira tem o formato de uma pista, o que a diferencia das formigas. Outro ponto interessante sobre a estrutura corporal delas é que  as formigas costumam apresentar diferenciação entre machos e fêmeas, sendo os machos maiores e mais pesados.

Recebem o nome científico de Hoplomutilla spinosa e possuem uma forte forma de se proteger dos predadores. Sua coloração vibrante e seu corpo duro fazem com que as formigas feiticeiras tenham muito sucesso em fugir do ataque dos predadores que costumam se alimentar de insetos.

Uma característica muito interessante dessa espécie é que ela consegue fazer uma espécie de contração da região do abdômen, seguida da emissão de um som que antecede uma picada muito poderosa. A picada da formiga feiticeira é muito dolorida e intensa.

Picada da Formiga Feiticeira

O próprio aspecto físico da formiga feiticeira já anuncia que ela pode não ser muito amigável com quem se aproxima. Com pequenas manchas nas cores laranja, amarela e algumas listras pretas elas “avisam” que não estão de brincadeira. Alguns cientistas informam que a picada da formiga feiticeira é uma das mais doloridas para os seres humanos. Uma forma fácil de identificar o animal e distingui-lo das formigas tradicionais é que essa espécie de vespa possui apenas uma “cinturinha”, enquanto as formigas possuem mais estruturas como essa.

Formiga-Feiticeira Andando na Terra
Formiga-Feiticeira Andando na Terra

Outros nomes que a formiga feiticeira pode ser conhecida são: bunda de ouro, formiga-vespa, oncinha, tajipucu, formiga picadeira, formiga maravilha, formiga oncinha, formiga rainha, formiga veludo, chiadeira, formiga Cascavel, formiga de Betinho, cachorrinho de nossa senhora, formiga conga,  formiga ferro, cachorrinho de mulher,  formiga cega, gatinha, filho de onça,  formiga sozinha,  formiga sete socos,  dentre muitos outros! Ufa! Muitos nomes, não é mesmo?

Outra curiosidade interessante sobre essa espécie é que enquanto as fêmeas picam e não possuem asas, os machos voam e não picam. Uma lenda conta que a formiga feiticeira pode ser capaz de matar um boi com a sua picada e o seu veneno. Entretanto, isso não passa de um mito. O nome “feiticeira” veio da sua utilização em rituais no passado.

Informações Sobre as Vespas

As vespas são insetos presentes em todo o mundo, com exceção, da região polar. Podem se adaptar com mais facilidade em locais onde a temperatura é mais alta e úmida. Junto com as abelhas contribuem de forma intensa para a polinização e reprodução das plantas. Estima-se que existem mais de vinte mil espécies de vespas em todo o mundo.

Possuem dois pares de asas, sendo que as da parte inferior possui um tamanho maior se em comparação  com as asas da frente. Costumam viver em colônias e a  reprodução acontece por meio de uma “ vespa rainha”.

Elas têm um ferrão muito poderoso que é sempre utilizado quando se sentem ameaçadas. Dessa forma, sua picada pode ser dolorosa e afastar os predadores. As vespas se alimentam de néctar ou de pequenos insetos quando ainda são filhotes e estão no ninho. Uma picada de vespa pode ser muito perigosa podendo até mesmo ser mortal  para aquelas pessoas que são alérgicas.

Caso você identifique um ninho de vespa na sua casa, não deixe de procurar ajuda para eliminá-lo de forma correta. Elas também costumam ser atraídas por cores e perfumes fortes, além de movimentos mais intensos que fazem o inseto se sentir ameaçado. Ao picar, as vespas deixam um ferrão grudado na pele de sua presa, o que pode causar intensa dor.

Esse animal costuma  fazer ninhos com restos de madeira que  ao serem mastigados por elas,  se transformam numa espécie de papel. Por fim, todo esse material é  consolidado com fibras e lama. Poucas pessoas sabem, mas o famoso marimbondo (nome científico Pepsis fabricius) é uma espécie de vespa.

O tamanho da vespa varia de acordo a espécie que ela pertence. Algumas podem chegar a medir mais de cinco centímetros e se alimentam de outros insetos como moscas, aranha e borboletas. O veneno que existe nesse inseto pode até mesmo dissolver os globos vermelhos existentes no sangue. Portanto, muito cuidado ao entrar em contato com esse animal.

Ficha Técnica da Formiga Feiticeira

Formiga Feiticeira Andando em uma Folha
Formiga Feiticeira Andando em uma Folha

Para encerrar nosso artigo, confira algumas informações sistematizadas sobre a formiga feiticeira:

  • Possui nome científico de Hoplomutilla spinosa.
  • Pertecem à família das Mutillidaes.
  • São comumente chamadas de formigas, porém são  vespas.
  • Possuem uma picada muito forte e que pode ser muito dolorosa para os seres humanos.
  • Podem ser encontradas com mais frequência na América do Norte, mas também frequentam o Brasil.
  • Possuem detalhes no corpo nas cores: laranja, amarelo e preto.
  • Podem emitir um som e enrijecer o abdômen antes de atacar.
  • O seu tamanho pode chegar a mais de uma polegada.
  • Como as fêmeas não possuem asas, a espécie é comumente confundida com uma formiga.
  • Também são chamadas de formigas chiadeiras, em alusão ao barulho que podem fazer.

Acabamos por aqui, mas continuamos à disposição para tirar suas dúvidas sobre a formiga feiticeira pelo nosso box de comentários. Portanto, não hesite em nos enviar uma mensagem caso queria nos deixar uma sugestão, comentário ou dúvida, ok? Aqui no Mundo Ecologia você encontra sempre os melhores e mais completos conteúdos sobre animais, plantas e natureza. Não deixe de conferir e de compartilhar com seus amigos e nas suas redes sociais.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *