Home / Animais / Meu Gato Trouxe Um Rato Vivo (ou Morto), E Agora? O Que Fazer?

Meu Gato Trouxe Um Rato Vivo (ou Morto), E Agora? O Que Fazer?

Se você tem algum gato de estimação, certamente já passou pela situação do seu pet “presentes indesejáveis”, como ratos, baratas, lagartixas, etc. Vivos ou mortos, esse é um hábito que pode parecer repugnante aos olhos de muitas pessoas, mas, tem um motivo por trás desse costume um tanto quanto nojento.

Quer descobrir o porquê? E se seria possível evitar que ele faça isso? Então, acompanhe o texto.

Por Que Os Gatos Levam Animais Vivos (ou Mortos) Para Os Seus Donos?

Em primeiro lugar, precisamos entender que os gatos (e felinos em geral) são caçadores naturais, por mais domesticados que sejam. Isso simplesmente quer dizer que seus instintos sempre afloram, uma hora ou outra, mesmo que eles se tornem adestrados, respondam quando chamados pelo nome, essas coisas.

Pra se ter uma ideia do quanto isso é realmente intrínseco na natureza desses animais, um estudo realizado recentemente mostrou que os gatos matam bilhões (isso mesmo: bilhões!) de bichinhos todos os anos somente nos EUA. Contudo, não se engane, pois isso não significa que os bichanos sejam animais perversos, e sim, que que eles apenas são carnívoros.

Os gatos começaram a ficar mais dóceis e domesticados há cerca de uns 10 mil anos atrás. Ou seja, um tempo relativamente curto se comparado às muitas evoluções naturais por aí, que, em geral, demoram milhões e milhões de anos pra acontecerem. Os gatos modernos, portanto, ainda mantém os instintos de seus ancestrais mais selvagens.

Mas, Então, Por Que Os Gatos Matam Esses Bichinhos E Não Os Comem?

De fato, muitos gatos pegam pássaros e ratos, e simplesmente não os devoram, e algumas vezes, até mesmo não os matam, deixando esses bichinhos bastante feridos, contudo. Inclusive, é mais comum as fêmeas terem esse tipo de comportamento do que os machos.

Por Quê?

A resposta, mais uma vez, está em seus antepassados selvagens. Está no instinto dos felinos em geral que as gatas ensinam os seus filhotes a comerem trazendo animais mortos ou feridos para o banquete deles. esse instinto, portanto, ainda persiste. Mesmo que a gata de sua residência não tenha filhotes, esses “presentinhos” que, em tese, serviriam de alimento, acabam sendo endereçados aos seus donos.

Em outras palavras, quando o seu bichinho de estimação deixa um rato, pássaro ou lagartixa mortos ou feridos em sua cama, ou em qualquer outro lugar da casa, ele simplesmente está agindo como o seu “!professor” e o seu “protetor”. Ao viver um tempo com o seu dono, o gato sabe muito bem que o ser humano não tem o hábito de trazer animaizinhos mortos pra casa, então o que ele faz é simplesmente nos ensinar como caçar.

Um pouco mórbido, é verdade, mas, não se trata necessariamente de crueldade do seu pet.

Os Perigos Desse Comportamento Para O Gato (e Para Você Também)

Bem, agora que você já sabe que esse comportamento de trazer animais mortos pra você não se trata de maldade do seu bichano, cabe salientar que isso pode ser bastante prejudicial, tanto para o gato, quanto para você mesmo, pois certos animais podem ser vetores de sérias doenças, como os ratos, por exemplo. Mesmo que não seja muito comum o contágio dessas doenças que iremos citar aqui, é sempre bom ficar atento

Uma dessas enfermidades é a toxoplasma, que é contraída a partir do momento em que o gato come algum animalzinho que esteja contaminado. Trata-se de uma doenças que pode ser especialmente grave para mulheres gestantes, pois ela pode comprometer o desenvolvimento do feto em certos pontos.

Geralmente, a toxoplasma se apresenta no gato como uma indisposição passageira (em caso de ser um que tenha um bom sistema imunológico), ou, caso contrário, pode deixar o seu pet já bastante doente. Os principais problemas dessa enfermidade são distúrbios oftálmicos, febre, sinais de doenças respiratórias (como, por exemplo, tosse e pneumonia), falta de apetite, diarreia e, em casos um pouco mais complicados, sinais neurológicos afetados.

Outra doença que pode acometer gatos que tenham esse hábitos constante de trazer bichinhos mortos pra casa são as verminoses, que são causadas por endoparasitas que vivem no interior do intestino de ratos. Automaticamente, as fezes de gatos infectados podem contaminar o ambiente da casa.

Outros problemas que podem surgis são a contaminação por raiva (este bem pouco comum, mas é bom ter cuidado) e até mesmo envenenamento, visto que se um rato foi pego com facilidade, é porque ele pode estar sob o efeito de algum veneno.

O Que Fazer, Então, Pra Evitar Que Os Gatos Tragam Animais Mortos Pra Dentro De Casa?

Gato e Rato se Olhando
Gato e Rato se Olhando

Evidentemente que não há muito o que fazer quando estamos falando de instintos naturais que se perpetuaram por anos e anos a fio. No caso de um gato caçador, a medida mais, digamos, “radical” seria trancá-lo dentro de casa, impedindo que ele saia à rua, e evitar ao máximo que a sua casa tenha qualquer tipo de bichinho indesejado, especialmente, ratos.

Caso isso não seja possível (e é até compreensível que não seja), você pode instalar um daqueles passeios pra gato em seu quintal. Obviamente que isso não impedirá ratos, e outros animais, de entrarem no território de seu bichano, contudo, isso irá limitar um pouco mais as atividades naturais de caça que o gato possui. Com isso, você até ajuda a proteger a fauna da região, afinal, gatos adoram caçar pássaros também.

No entanto, se estiver tendo um surto de roedores na região onde você mora, o mais recomendável mesmo é deixar o seu gato dentro de casa, mesmo que seja por um curto espaço de tempo. Afinal, numa situação assim, os vizinhos certamente usarão raticidas que podem contaminar o seu pet. Além do mais, não é necessariamente tarefa de um gato doméstico caçar ratos. Caso você mesmo esteja enfrentando problemas do tipo, o mais recomendável é usar ratoeiras e outros métodos para exterminar o problema, e não usar o seu pet como caçador.

Portanto, mesmo que trazer ratos (ou qualquer outro animal) mortos ou vivos seja uma forma de expressar carinho e confiança no seu dono, o mais indicado é evitar esse tipo de comportamento (até mesmo para o bem-estar do seu gato).

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Um comentário

  1. opa, meu gato anda pegando varios camundongos ainda filhotes aqui na região, por mais que possa passar doenças, se eu exterminar as pulgas dos ratos e verificar com um vet se ele tem doenças posso criar como rato domestico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *