Home / Animais / Qual é o Crocodilo Mais Perigoso de Todas as Especies?

Qual é o Crocodilo Mais Perigoso de Todas as Especies?

Qual é o crocodilo mais perigoso de todas as espécies?

Os crocodilos causam espanto e medo em qualquer pessoa. Quem já viu um jacaré ou crocodilo de perto, sabe o quão temíveis eles são. 

Porém, eles atacam quando se sentem ameaçados ou quando estão com fome. Sendo assim, em hipótese alguma aproxime-se de um crocodilo faminto. 

Todas as espécies são perigosas e de alguma forma, capazes de atacar o ser humano ou qualquer outro animal. Porém, qual é o crocodilo mais perigoso de todos? 

Existe uma espécie principal causadora de mortes humanas, com maior comprimento e força. Veja a seguir qual é a espécie de crocodilo mais perigosa de todas!

Conheça O Crocodilo Mais Perigoso De Todos

Sem dúvida qualquer espécie de crocodilo pode ser considerada perigosa. Todas elas estão presentes na família Crocodylidae, a qual é composta por 14 espécies.

Eles estão espalhados pelo mundo todo, tanto em água doce quanto salgada (isso mesmo!). Existem diversas espécies de crocodilos, como os crocodilos americanos, crocodilo do nilo, Gavial, Crocodilo ladrão, entre outros. 

Porém, a espécie mais perigosa e responsável pela morte de cerca de 300 pessoas por ano é o crocodilo de água salgada. 

Ele é conhecido pela sua força extrema e pela técnica “rolo da morte”, que consiste em agarrar a presa com boca e girar com ela, até que morra ou afogue-se. 

É o maior crocodilo do mundo, ele pode chegar até os incríveis 6 metros de comprimento.

O réptil pode ser encontrado tanto no Oceano Índico, como também no Pacífico, do Leste da Índia a Tailândia e Indonésia, também encontrado nas Filipinas e Ilhas Salomão. 

Porém, o local de maior concentração de jacarés de água salgada é na Austrália e na Nova Guiné. O animal pode ser encontrado tanto em estuários, em riachos com água doce, como também em mar aberto. 

O crocodilo de água salgada apresentam forte dimorfismo sexual, já que os machos atingem os 6 metros de comprimento, e as fêmeas crescem até os 3 metros. 

Esses animais são extremamente carnívoros, capazes de devorar qualquer outro animal, há registros de que já capturaram tubarões, búfalos e outros animais de grande porte. 

Imagine o que ele não faz aos humanos, considerados minúsculos perto deles? Podem ser muito perigosos! 

Eles atacam quando estão com fome, ou quando seu território é “invadido” por indivíduos desconhecidos, quando se sente ameaçado ou quando algum de seus filhotes é prejudicado. 

Então de forma alguma, se estiver viajando por algum desses lugares, aproxime-se de um crocodilo de água salgada, ele é um dos animais mais perigosos do mundo. 

Veja a seguir as principais características do crocodilo de água salgada! 

Você Conhece O Crocodilo De Água Salgada?

Crocodilo De Água Salgada
Crocodilo De Água Salgada

Os crocodilos de água salgada chamam atenção por causa do seu tamanho avantajado, um indivíduo macho pode alcançar os incríveis 6 metros de comprimento, contando com a cauda.

ele ataca animais do mesmo tamanho ou maiores do que ele. Sua tática consiste em agarrar a presa com a boca e girar com ela na água ou mesmo no chão. É um predador nato, com fortes características e perigosíssimo aos humanos. 

O crocodilo de água salgada está entre os animais perigosos do mundo. Sua cabeça é grande e avantajada se comparada com o corpo todo, tornando-o proporcional e ainda mais assustador. 

Seu corpo possui coloração amarelada com listas pretas por todo o corpo. Eles também possuem pintas espalhadas, a barriga é mais esbranquiçada e a boca é constituída de surpreendentes 64 dentes. 

Uma mordida do crocodilo de água salgada é capaz de quebrar o crânio de um outro animal. Sua força e potência chamam muito atenção e tornam-o um dos animais mais fortes do mundo. 

Eles alimentam-se de tartarugas, búfalos, peixes dos mais variados tamanhos, crustáceos e até macacos e outros animais que ele consegue capturar. 

Geralmente acontece quando o animal está indo beber água na beira de riachos e o crocodilo fica apenas observando, no momento certo, ele dá o bote e captura a presa. 

Eles reproduzem-se sobretudo nas estações mais frias e chuvosas, predominantemente na água salgada.

O macho tenta chamar a atenção das fêmeas através de sons que ele realiza com a boca. Após o acasalamento, as fêmeas colocam os ovos, que variam de 30 a 50 enterrados em áreas arenosas. 

Ela por permanecer junto com eles, até escutar os primeiros ovos eclodirem, isso dura cerca de 90 dias. 

Podem nascer tanto machos quanto fêmeas, é claro, porém, o sexo do filhote é definido a partir da temperatura. Se for igual ou superior aos 30 graus, nascem machos, já outras variações menores nascem as fêmeas. 

 Conheça a seguir as principais espécies de crocodilos e veja quais são perigosos!

Outras Espécies de Crocodilo

Crocodilo Americano

Crocodilo Americano
Crocodilo Americano

Essa espécie é muito comum aqui no Brasil e em grande parte da América. Ele é encontrado desde os Estados Unidos até na América do Sul, passando pelo Caribe, México e América Central.

Ele está habituado a consumir presas menores,porém também atacar presas maiores, como humanos. 

Em uma determinada época, os jacarés americanos possuíam cerca de 6 metros de comprimento, porém, hoje podem ser encontrados indivíduos de no máximo 5 metros. 

Eles podem pesar até 800 kg e muitos, atualmente, vivem em cativeiro dentro de zoológicos. 

Uma adaptação que a espécie precisou passar para conseguir sobreviver nos habitats mais adversos. 

Crocodilo ladrão

Crocodilo ladrão
Crocodilo ladrão

Essa espécie encontrada sobretudo na Ásia. Ele também é considerado um dos mais perigosos do mundo. 

O animal pode alcançar até os 5 metros de comprimento e deixar suas presas minúsculas perto dele. 

Suas principais presas são animais de pequeno porte, porém, são capazes caçar veados e até humanos. 

Em 5 anos, estima-se que cerca de 110 pessoas foram atacadas por essas espécie de jacaré. 

Crocodilo do Nilo

Presente em grande parte do continente africano, o jacaré do nilo é considerado um dos animais mais perigosos do mundo.

Eles atacam muitas pessoas, pois caminham livremente pelos riachos e lagos de água doce. 

São animais de grande porte, que podem chegar até os 5 metros de comprimento e causam espanto em todos que avistam, mesmo que de longe. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

O Que Acontece Se Quebrar o Casco da Tartaruga?

Os répteis são muito especiais e despertam a curiosidade nas pessoas. Assim, lagartos, camaleões, crocodilos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *