Home / Animais / Gorila-Do-Ocidente: Características, Nome Científico E Fotos

Gorila-Do-Ocidente: Características, Nome Científico E Fotos

O Gorila-do-Ocidente também é conhecido como o Gorila-Ocidental-das-Terras-Baixas. São animais grandes, extraordinários e incríveis. Sua inteligência é uma das coisas que mais chamam a atenção neles. São os animais que mais se assemelham aos humanos, juntamente com os chimpanzés. Compartilham de mais de 90% do mesmo DNA que os humanos. Esses são os mais vistos em zoológicos e parques de preservação.

Características dos Gorilas-Do-Ocidente

Provavelmente, você já ouviu falar do filme King Kong. Esse filme retrata a imagem de um gorila. Com certeza esses animais serviram de inspiração para criação do personagem. Porém, analisando o comportamento de um gorila em seu habitat natural, é possível perceber a diferença e discrepância entre o personagem e um gorila comum.

Gorila do Ocidente

O Gorila-do-Ocidente é um dos mais populares, é o gorila presente na cultura popular. São grandes. Um macho adulto pode chegar a 2 metros de altura quando está de pé.  As fêmeas são facilmente distinguidas por seu tamanho, podem ser duas vezes menores que os machos e pesar em duas vezes menos.
Apesar de seu tamanho, músculos, dentes e garras afiadas, os gorilas são os animais mais pacíficos e gentis entre os primatas. Existem primatas 20 vezes menores que os gorilas e muito mais agressivos.

Além de não serem agressivos, os gorilas se alimentam somente de fruta, sementes, caules, raízes etc. Carne não está em sua dieta. Portanto, um gorila jamais atacaria um humano, a não ser que se sinta realmente muito ameaçado.

Fotos do Gorila Ocidental

Até mesmo em situações de conflitos, os gorilas são apaziguadores. Intimidam o seu adversário com posturas, e batem com seus punhos em seus peitos. Esse comportamento serve para evitar confrontos físicos.

O corpo de um gorila é envolto em pêlos grossos e resistentes. Seu abdômen, mãos, pés, e rosto são desprovidos dessa pelugem formando uma capa couraça. Macho pode chegar a 220 quilos, e uma fêmea pode chegar a 95 quilos.

A pelugem dos gorilas pode variar de acordo com sua localidade. Climas frios das montanhas exigem uma cobertura mais espessa e resistente. Por isso, gorilas-das-montanhas possuem pelos mais grossos. Enquanto Gorilas-Do-Ocidente possuem pelos mais finos e leves.

Eles podem ser bípedes ou quadrúpedes. Depende da situação. Podem andar sobre os dois pés somente, porém, seus braços são grandes e desproporcionais em relação ao seu corpo. Portanto a forma quadrúpede de caminhar é muito melhor para seu equilíbrio e locomoção.

Cotidiano De Um Gorila

Os gorilas são animais que vivem em grupos. Seus grupos podem chegar até 50 indivíduos, porém é mais comum encontrar grupo de 30. Esses grupos são formados de fêmeas, suas crias e o macho dominante. Outros machos normalmente não ficam em grupos de gorilas com que já contenha um macho dominante, nem em um grupo onde tenha nascido. Ao chegar na fase adulta é comum que os machos saiam de seu bando, a procura de um outro grupo ou afim de ser o macho alfa de um novo grupo de gorilas.

Apesar de os grupos serem comandados por machos, quem determina a qualidade da liderança desse macho são as fêmeas. São elas também que decidem se ele vai continuar por muito tempo ou não. Por isso o macho deve cumprir seus deveres de liderança, caso contrário ele será destituído.

Entre esses deveres está a provisão de comida, a provisão de abrigo, segurança contra possíveis ameaças, e ser um apaziguador em situações conflitantes.

Além de viver em grupo, seus hábitos são diurnos. Durante o dia os gorilas se alimentam, descansam, socializam ou viajam em busca de um lugar tranquilo. São animais terrestres e arborícolas, ou seja, eles podem viver em terra e pode viver sobre as árvores. Diferente de outros primatas eles não tem tanta agilidade e destreza na hora de se locomover sobre os galhos e copas das árvores. Por isso podem preferir meios terrestres de locomoção.

De qualquer forma, seu tamanho e força podem intimidar e afastar possíveis predadores.
Portanto, viver sobre as árvores serve principalmente para que colham frutas, sementes, e se alimentem. E não como refúgio contra ameaças.

E os primatas em geral, são animais incrivelmente parecidos com os humanos. Gorilas e chimpanzés principalmente. Além da aparência física existem diversas outras coisas que se assemelham. Por exemplo, muitos comportamentos dos gorilas são parecidos com comportamentos humanos. Além disso, o organismo dos gorilas libera substâncias assim como nossos organismos. Essas substâncias podem produzir sensações, sentimentos e emoções que nós sentimos. Então, os gorilas podem sentir raiva, saudade, tristeza, alegria, amor, entre outros. Além disso podem ser sarcásticos, maliciosos, e podem ter crises de risos.

Fotos de Gorila-Do-Ocidente e Fatos Interessantes

Assim como outros primatas e alguns animais, os gorilas usam as vocalizações para se comunicarem. Esse é um dos principais meios de comunicação, existem outros como postura, comportamento, e até expressões faciais. A comunicação dos primatas é algo surpreendente. É muito desenvolvida e útil em várias situações do dia-a-dia desses animais.

Os gorilas possuem mais de 25 tipos diferentes de vocalizações. Uma para cada ocasião. Essas vocalizações servem para se entenderem em casos de acasalamento, intrigas, ensino, solicitações, ou simples conversas de seu cotidiano. Gorilas são animais predominantemente pretos. Seja sua parte com pelugem ou suas partes coriáceas são todas pretas. A única diferença é no macho, ao atingir o seu tamanho adulto, é formada uma região de pelos prateados em suas costas. Como já citado, os gorilas são animais dóceis. Porém ao se sentirem ameaçados podem ser violentos. O seu tamanho, presas e força, podem ser letais.

Extinção do Gorila-Do-Ocidente

Infelizmente os gorilas estão ameaçados de extinção. Os Gorilas-das-montanhas podem ter mais chances ou mais tempo de existência, porém o Gorila-Do-Ocidente não estará entre os humanos em 100 anos. Toda estrutura do Gorila é muito valiosa, sua pele é muito cobiçada e comercializada. Apesar do seu porte intimidador e apesar de ter capacidade de ser um grande predador, os gorilas são gentis. Nem sempre conseguem prever a presença de caçadores.

Portanto as maiores ameaças aos gorilas são os humanos. Isso faz com que o gorila seja algum dos animais que em poucos anos não existirá mais na terra. E mesmo com programa de preservação, zoológico os jardins protetores, não há uma boa expectativa de vida para a existência dos gorilas.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *