Home / Animais / Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

O ouriço do mar roxo é um ouriço-do-mar europeu da família toxopneustidae, e do gênero (monotípico) sphaerechinus. Também chamado de ouriço do mar granular.

Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Seu nome científico é sphaerechinus granularis. O ouriço-do-mar granular é um ouriço-do-mar sub-esférico grande, regular, medindo entre 8 e 13 cm de diâmetro. O teste (concha) é geralmente roxo e por isso é chamado de ouriço do mar roxo, mas às vezes pode ser rosa, azul ou marrom; é quase esférica, mas ligeiramente achatada dorsalmente, especialmente a superfície oral.

É protegido por uma alta densidade de espinhos (espinhos), curtos (cerca de 2 cm) e robustos, brancos na ponta ou às vezes completamente, o que contrasta fortemente com o teste. Sua cor geral varia de branco a azul escuro, passando por roxo diferente, com teste mais ou menos visivelmente vermelho. Em suas formas escuras, pode ser confundido com paracentrotus lividus (menor, que não possui pontas brancas, e espinhos mais longos e afilados), e em suas formas mais claras com echinus esculentus (que não tem a mesma cor, e uma forma mais cúpula) ou gracilechinus acutus (que tem espinhos mais longos e cônicos).

Os juvenis podem ser confundidos com psammechinus microtuberculatus (geralmente mais verdes e com raios menos homogêneos) ou genocidaris maculata (que possui um aparelho apical mais complexo e zonas radiais nuas). Ele também se parece com outros ouriços do mar branco como o tripneustes ventricosusmas que não compartilha o mesmo intervalo. Em qualquer caso, o ouriço-do-mar granular é quase o único na Europa a dificilmente picar quando é acariciado.

Os juvenis são mais rosados, com anéis de cor lilás e branco e, às vezes, avermelhados, possivelmente alternando com áreas radiais brancas. No animal morto, o teste livrado dos radíolos mostra seus muitos mamilos de inserção arredondados, aos quais deve seu nome. O teste nu é geralmente rosa pálido unicamente.

Ecologia e Comportamento do Ouriço do Mar Roxo

Este ouriço é principalmente herbívoro: alimenta-se principalmente de algas incrustantes, como incrustans lithophyllum. O ouriço do mar roxo raspa a rocha através de sua mandíbula com dentes poderosos (chamado de “lanterna de Aristóteles”). Ele também pode se alimentar de folhas mortas em prados de posidônias. Ele costuma usar seus pedicelos para aglutinar pedaços de algas e pedras, a fim de cobri-los, camuflar-se e se proteger de predadores.

Ouriço do Mar Roxo

A reprodução ocorre na primavera. É gonocórica: macho e fêmea liberam seus gametas ao mesmo tempo em águas abertas, onde ovos e larvas evoluem entre o plâncton por algumas semanas antes de se estabelecerem. É um ouriço do mar com crescimento particularmente rápido. Seus principais predadores são as estrelas do mar, como marthasterias glacialis ou luidia ciliaris. Pode viver em associação com outros ouriços do mar, como arbacia lixula, paracentrotus lividus e, em profundidade, centrostephanus longispinus.

Reprodução de Sphaerechinus Granularis

A reprodução desta espécie segue um ciclo anual: o período de reprodução, bastante breve, ocorre na primavera e depende de vários fatores. A temperatura da água e a quantidade de comida disponível parecem desempenhar um papel importante no desenvolvimento das gônadas. Este período é seguido por uma rápida fase de recuperação pós-desova com o desenvolvimento de tecido nutriente nas gônadas.

A fase de maturação ocorre então do outono até a primavera. O óvulo, uma vez fertilizado, é segmentado para dar uma larva pelágica bilateralmente simétrica, que sofre uma série de transformações (metamorfose) antes de dar um jovem ouriço-do-mar. O sexo dos diferentes indivíduos não é discernível externamente.

Distribuição e Habitat

Sphaerechinus granularis é um ouriço-do-mar europeu, que se encontra no Mediterrâneo Ocidental e no Atlântico leste, de Cabo Verde ao Canal da Mancha. É particularmente comum na Bretanha. Ocorre em diferentes tipos de habitat, em fundos moles ou rochosos, bem como em tapetes de ervas marinhas. Ele vive em águas rasas, geralmente até 30 metros de profundidade, mas também encontrado a uma profundidade de 100 m. Ocorre em locais abrigados em um leito rochoso e de cascalho onde se alimenta de algas que crescem na superfície de pedras.

Ele gosta de coralígenos. Pode existir da superfície a até 130 m de profundidade, mas é mais comum depois dos primeiros 10 metros; juvenis, vulneráveis, geralmente esperam até a idade adulta para se aproximarem das profundezas do mergulho recreativo. Sphaerechinus granularis é a única espécie conhecidas do gênero sphaerechinus.

O Homem Qual Ameaça

O ouriço-do-mar sphaerechinus granularis é também chamado de “ouriço-do-mar sem corte”: na verdade, seus espinhos não são muito afiados e, portanto, são seguros para os seres humanos. Seus pedicelários são venenosos, mas inofensivos aos seres humanos. É um ouriço-do-mar comestível, mas muito menos apreciado como iguaria que seus primos paracentrotus lividus e echinus esculentus, devido ao tamanho menor de suas gônadas. A pesca desta espécie é regulada em alguns locais.

As gônadas de sphaerechinus granularis são consideradas uma iguaria na Itália, na Provença e na Catalunha. A herbivoria dos ouriços-do-mar sphaerechinus granularis tem atraído particularmente a atenção dos cientistas, pois esses equinodermes são, por sua ação, um fator importante no controle das comunidades de algas. Nesta espécie, o crescimento é particularmente rápido durante os primeiros anos de vida do animal e é mais do que em outros.

O esforço reprodutivo tende a diminuir com a idade e aparece como uma característica comum dos equinodermes. Embora a colheita deste ouriço tem contribuído significativamente para a redução das populações em algumas áreas, vemos que nas áreas levemente pescados, colônias pode crescer a ponto para expor completamente o leito de rocha (região de Concarneau-Trévignon).

Na Itália, onde esse ouriço é mais apreciado na culinária, certas medidas definem, nomeadamente, as pessoas autorizadas a pescar e a vender ouriços-do-mar, profissionais e navios detentores de um papel e uma licença de exploração, o tamanho mínimo das capturas (fixado em 8 cm), o tempos e locais de pesca. Regulamentos locais também existem, como na Bretanha, onde a pesca de ouriços-do-mar granulares é limitada às ilhas Concarneau e Glénan.

Outro ouriço do mar,  o paracentrotus lividus, pode também ser por alguns chamado de ouriço do mar roxo, porque também apresenta invariavelmente a coloração roxa principalmente em seus espinhos pontiagudos. Se quiser saber mais sobre esse primo do ouriço granular, clique aqui.

Veja também

Pepino do Mar na Mão de um Homem

Pepino do Mar Sente Dor?

Esta pergunta é oportuna não só em relação aos pepinos do mar, mas também pra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *