Home / Animais / Ração Laminada O Que E? Pra Que Serve? Quantidade Por Dia?

Ração Laminada O Que E? Pra Que Serve? Quantidade Por Dia?

Quando você quer perder peso precisa fazer exercícios e mudar a sua alimentação de acordo com seus objetivos certo? Mas e quando o seu objetivo é cuidar da saúde e beleza do seu animal, será que esta mesma regra se aplica a ele? Sim, com certeza!

Se você possui cavalos e quer saber como alimentá-los de forma correta e, assim, mantê-los sempre saudáveis e bem cuidados, eu lhe aconselho a ler atentamente esta matéria, pois eu quero ajudá-lo(a)! Vamos lá, prometo ser o mais breve possível para não lhe deixar cansado(a)!

Ração Laminada

Você já ouviu falar dos suplementos? Eles possuem inúmeras diferenças quanto aos seus componentes e cada um deles pode lhe dar inúmeros resultados diferentes! Esta mesma lógica pode ser aplicada quando o assunto é ração para Cavalos, elas possuem infinitas particularidades que podem atender a diversos objetivos, sejam eles quais for!

Ração Laminada: O Que E? Pra Que Serve?

Elas possuem o objetivo de oferecer uma nutrição melhor ao seu animal, daí você deve estar pesando: Mas espera aí, todas as raçoes possuem este objetivo! Bom, basicamente sim, mas este é um propósito que algumas marcas o fazem apenas consequentemente e não com o foco de realmente proporcionar ao seu animal uma alimentação nutritiva e saudável, que o deixe forte e disposto.

Um outro ponto que você precisa saber é que as Raçoes Laminadas, pelo menos a maioria delas, possuem melaço, esta substância deixa a ração mais atrativa para o seu cavalo, assim, ele se alimenta com mais vontade e come o suficiente para se manter sempre forte.

Tome muito cuidado com a substância do melaço, pois lembre-se que o seu cavalo precisa tomar bastante água após consumi-la, ou então vai acabar desenvolvendo problemas renais que vão lhe dar muitos gastos e dor de cabeça.

Não se esqueça também de observar a quantidade de melaço que vem presente nas raçoes laminadas que você compra, é claro que a maioria das marcas dosa de maneira correta este componente, mas sempre há aquelas de níveis mais baixos que não observam este detalhe.

Quantidade de Ração Por Dia

Primeiramente, você precisa saber que se comprou um cavalo e não está disposto a gastar com recursos para o seu animal, então entenda que fez um investimento errado, pois ele possui uma necessidade de gastos razoáveis.

Quando se trata de oferecer ao seu animal uma alimentação da quantidade certa, você deve saber que tudo não passa de cálculos matemáticos meramente simples: Você apenas precisa saber o peso do seu cavalo e depois dividir este número por um valor de 2 a 2,5% do peso dele.

Lembrando que na situação em que o seu animal tiver um peso a partir de 500kg, então ele não deve comer mais do que 2kg por dia.

Mais uma dica importante: se você não possui conhecimento acerca de como alimentar adequadamente o seu animal, não o faça de qualquer maneira, isso pode acabar prejudicando a saúde dele e ainda te dar um belíssimo prejuízo. Contrate um avaliador, garanto que você não perderá em nada ao fazer isso!

O Que É Uma Alimentação Adequada?

Você precisa saber sobre os componentes que uma alimentação saudável para equinos precisa ter:

Proteínas, Muitas Proteínas!

Agradeça as proteínas, é por causa delas que os seus cabelos, tecidos e outras partes do seu corpo estão sempre fortes e em bom estado. É claro que não é só isso, mas apenas quis te mostrar o quanto elas são importantíssimas para a sua vida.

Os Hidratos de Carbono Também São Importantes!

Eles são responsáveis por dar mais energia ao seu cavalo, quando chegam na corrente sanguínea do animal eles se transformam em glicose e dão mais vitalidade a ele.

Os Temidos Óleos e Gorduras

Você acabou de saber que os Hidratos de Carbono são fontes energéticas, mas quando se trata dos Óleos e Gorduras muitos pensam que eles são totalmente maléficos a nós e também aos animais, no entanto, podem nos servir como fontes energéticas totalmente benéficas ao nosso corpo.

As Desconhecidas Fibras

Talvez você se pergunte: Para que serve uma substância que o nosso organismo não digere? Pois é, as fibras não são consumidas pelo nosso corpo, porém, fique sabendo que ao chegar no intestino, elas fazem um ótimo trabalho limpando ele.

Conheça os Sais Minerais

Você se lembra das funções das Proteínas? Os Sais Minerais possuem o mesmo benefício!

Preste Atenção Nestas Dicas

Se você decidisse mudar a marca de ração que está usando como faria isso? Se a sua resposta foi simplesmente “eu mudaria imediatamente”, então saiba que os seus conceitos estão completamente errados.

Caso opte por mudar a ração do seu animal, saiba que este procedimento precisa ser realizado após um período de 20 dias e se você não entende muito do assunto, é melhor procurar uma ajuda profissional.

Um Pouco Mais Sobre os Tipos de Ração

Basicamente, elas se diferem no modo como são produzidas e também nos ingredientes que possuem em sua composição.

As Raçoes Fareladas

Como o próprio nome sugere, tratam-se de rações que cujo os ingredientes são moídos e transformados em farelos, alguns estudiosos no assunto dizem que elas não são muito nutritivas, pois quando são diluídas em água acabam perdendo muitas substâncias benéficas ao seu cavalo.

Mesmo que aparentemente as Raçoes Fareladas pareçam mais fáceis de serem digeridas pelo seu animal, não se deixe levar por esta falsa concepção, o que ocorre é exatamente ao contrário, ou seja, o seu cavalo terá muito mais dificuldade de digerir este tipo de alimento do que outros.

Rações Extrusadas

Se você está buscando um tipo de alimento cuja a digestão é simples, então aqui está a sua solução.

O processo de fabricação consiste em submeter os componentes da ração a procedimentos que a transformam em um tipo de bolo, assim, depois disso ela é facilmente cortada em tabletes que o animal come sem qualquer tipo de problema com a digestão.

Mais uma vez eu fico infinitamente agradecido por você estar aqui, gostaria de vê-lo(a) novamente, pois tenho muitos assuntos super legais que preciso lhe mostrar, portanto, fico lhe aguardando!

Tchauzinho!

Veja também

Alimentação do Pastor-da-Anatólia: O que Eles Comem?

O cão pastor da Anatólia é originado no quadrante menor da Ásia na Turquia. Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *