Home / Animais / Criando Aranha Armadeira: Como Fazer?

Criando Aranha Armadeira: Como Fazer?

Muitas pessoas possuem um pavor muito grande de aranhas, e, não é nenhuma surpresa ter este receio tão grande no coração. Estes aracnídeos, por mais que possuam um tamanho muito pequeno, é capaz de assustar até mesmo os “marmanjos” dentro de casa.

O fato é que, sim, as aranhas dão um imenso medo. Ainda mais as armadeiras! Elas, que já foram monstros de filmes de terror, colocam qualquer um para correr quando se deparam em um mesmo cômodo. Seja a sua posição de ataque, sua aparência ou seu veneno perigoso, quase ninguém quer ter encontro com ela.

Mas, sabia que existem pessoas com uma empatia gigantesca com esse “bichinho”? Pois é, existem muitos que gostariam de tê-la como estimação. Inclusive, muitos a possuem! Afinal de contas, não é porque elas têm uma peçonha quase que fatal, que não pode ser domesticada.

É um risco, porém, caso você esteja ciente de tudo o que está em jogo e souber — cuidadosamente — como tê-la em casa, não há problema algum.

Você é uma dessas pessoas que a desejam como animal de estimação? Se sim, veja passo a passo de como cuidar deste animal tão exótico e que despertou o seu fascínio!

Como Criar Aranha Armadeira?

Existem alguns requisitos fundamentais para isso, veja só:

Pegue Uma Aranha

As aranhas estão à nossa volta, dentro e fora, por isso não são difíceis de encontrar. Algumas espécies podem morder e algumas são venenosas. Aprenda sobre aranhas perigosas em sua área antes de sair. Como no caso, você deseja uma armadeira, deverá ter extrema cautela quando estiver capturando, pois sua peçonha é perigosa!

É fácil capturar uma aranha com segurança usando um pequeno pote. Suavemente persuadi-la para o jarro usando a tampa. As aranhas comerão umas às outras, portanto, mantenha apenas uma por jarra.

Prepare Uma Gaiola

Grandes aranhas se dão bem nos terrários baratos de plástico disponíveis nas lojas de animais.

Já as menores, podem ser guardadas em frascos ou recipientes de plástico se furos de ar forem perfurados na tampa ou nas laterais. Certifique-se de que os orifícios sejam pequenos o suficiente para impedir a fuga.

O envasamento do solo faz uma boa cobertura para o fundo da gaiola. Paus, folhas mortas ou plantas artificiais fornecem estrutura para esconder, escalar e correias.

Água

Dependendo do tamanho da aranha, qualquer coisa, desde uma tampa de garrafa de plástico até uma tigela pequena, pode servir como um prato de água.

As aranhas também bebem água borrifada nas correias, mas você nunca deve permitir que a gaiola fique úmida.

Alimentação

Filhote de Aranha Armadeira na Mão de um Homem
Filhote de Aranha Armadeira na Mão de um Homem

Ofereça presas de insetos uma ou duas vezes por semana. Grilos estão disponíveis em lojas de animais, ou você pode coletar insetos ao ar livre, se não houver inseticidas foram pulverizados na área.

Observando seu Pet

Observe sua aranha e faça anotações sobre o comportamento dela.

Como é um pet de estimação, você pode se divertir muito com ela! Não é porque é impossível de passear com sua aranha — como fazemos com os cães — que ela não nos satisfaz.

Vantagens e Filhote de Aranha Armadeira na Mão de um Homem Desvantagens

Existem alguns benefícios e alguns malefícios ao se criar uma aranha como animal de estimação. Vejam quais são alguns dos principais tópicos!

Aranha Armadeira na Mão
Aranha Armadeira na Mão

Vantagem: Custo

Embora você possa investir centenas de reais em uma rara tarântula com necessidades específicas de alojamento e alimentação, outras aranhas custam pouco, se não nada.

Você pode encontrá-las e capturá-las em qualquer lugar. A maioria das aranhas, incluindo as tarântulas, comem de um a dois grilos por semana.

Se você não conseguir encontrar grilos de alcance livre, peça ao açougueiro por algumas gramas de lombo. Atenção: Se for capturá-la e não comprá-la, tome muito cuidado!

Vantagem: Manutenção

Mesmo tendo a manutenção baixa, como as aranhas, você ainda precisa pesquisar as necessidades das espécies que está mantendo.

Leia sobre temperatura, umidade, principalmente. Dependendo de onde você mora, alguns objetos para aquecê-la podem ser necessários.

No mais, ela só precisa de água e alimentos diários.

Aranha Armadeira na Grama
Aranha Armadeira na Grama

Neutro: Habitação

Dependendo do tamanho e das espécies da aranha, você pode precisar abrigá-lo em um frasco, um terrário de insetos ou um tanque de 10 litros.

Se ela for pequena, você não terá tanto problema para arrumar um lugar. Porém, é pouco provável que você achará uma aranha armadeira com menos de 5 centímetros de comprimento. Em média, o seu tamanho é entre 15-20 centímetros, quando está na posição de ataque.

Por causa de seu tamanho, ela necessita de um espaço adequado; uma caixa de sapatos, por exemplo, não serve. Colocá-la em um local indevido pode levá-la a morte em pouco tempo, mesmo tendo ventilação e alimentação adequada.

Para qualquer aranha, fornecer turfa ou envasamento solo para substrato; casca, pedras ou folhas para ocultação; e um pequeno prato de água — tampas de refrigerante de plástico ou frascos de comprimidos funcionam.

Aranha Armadeira Andando no Chão
Aranha Armadeira Andando no Chão

Desvantagem: Fuga

As aranhas são excelentes em se espremer para dentro e para fora através de pequenas rachaduras.  Prender a tampa ao gabinete da aranha pode ajudar a selar possíveis escotilhas de escape, mas lembre-se de que você precisa de uma maneira de soltar grilos dentro dela.

Quando você der sua comida de aranha ou água, preste muita atenção ao seu animal de estimação; muitas espécies se movem com extrema rapidez e aproveitam a chance de correr pelo seu braço ou correr atrás da mobília.

Desvantagem: Manuseio

Manipular sua aranha geralmente causa estresse ao animal, o que pode desencadear uma reação agressiva, como uma mordida ou uma tentativa de fuga. Se você quer um pet de estimação que possa carregar no bolso ou no ombro, uma aranha não é uma boa escolha.

Desvantagem: Segurança

Muitas aranhas de casa e jardim “venenosas” não representam uma ameaça para as pessoas porque elas têm veneno moderado ou presas pequenas demais para romper a pele humana. Já a armadeira, pode causa uma dor intensa e vários outros sintomas, caso você leve alguma picada.

Outros, incluindo a maioria das tarântulas vendidas como animais de estimação, produzem picadas que resultam em dor e inchaço moderados, comparáveis ​​às picadas de abelha.  Algumas pessoas têm reações alérgicas graves, no entanto.

Para eliminar o risco, evite sabiamente manipular qualquer aranha. Espécies altamente venenosas, como as viúvas negras, causam doença e morte.

Evite tentar fazer essas aranhas em animais de estimação. Todos os fatores, além da ajuda para criá-la estão neste artigo.

Se for o seu desejo e se, principalmente, o seu coração se incendiou para começar este novo projeto, mãos à obra! As aranhas, apesar de botarem grande parte das pessoas para correr, podem ser um ótimo animal de estimação.

Referências do artigo

Texto “Aranha Armadeira”, do blog Toda Biologia;

Artigo “Benefícios e Malefícios ao se Cuidar de uma Aranha”, do site Animals.mom;

Texto “Armadeira”, do Wikipédia.

Veja também

Galinha Australorp: Características, Preço, Ovo, Como Criar e Fotos

A criação de Galinha Australorp é muito popular entre os criadores de aves de quintal. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *