Home / Animais / Historia do Pastor-da-Anatólia e Origem da Raca

Historia do Pastor-da-Anatólia e Origem da Raca

Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer o Pastor da Anatólia, um cão que não é muito conhecido no Brasil, mas que seria o pet perfeito para se ter em casa com sua família.

Sem contar, que você conhecerá também algumas características de raças não muito conhecidas na América do Sul e um pouco sobre a evolução dos cães.

Preparado(a)? Então vamos lá!

Pastor da Anatólia Características Físicas
Pastor da Anatólia Características Físicas

Cães

Antes de conhecer o Pastor da Anatólia, suas origem e todas as suas características. Que tal conhecer e entender um pouco melhor sobre os cachorros e sua família?

Melhores amigos da humanidade a milhares de anos, os cães pertencem à família dos canídeos, no qual existem 36 raças diferentes. Dessas, existem alguns cachorros bem famosos, como o Lobo e a Raposa.

O nome científico do cachorro é Canis Lupus Familiaris e hoje ele se divide em mais de 339 raças conhecidas, que se dividem em 11 categorias diferentes.

Descendente direto do Lobo Cinzento, os cães começaram sua relação com os seres humanos a mais ou menos 40 mil anos atrás.

Na época, suas funções principais eram proteger os humanos com que convivia e auxiliar durante a caça de outros animais.

Pastor da Anatólia nas Neves
Pastor da Anatólia nas Neves

Em toda sua trajetória, os cães sempre se destacaram por possuírem características que os transformaram em animais insubstituíveis, como:

  • Sua incrível lealdade;
  • sua grande capacidade de socialização;
  • seu ótimo faro;
  • sua audição apurada;
  • seus dentes afiados.

Entre todas as raças de cães existem algumas que são selvagens, assim como o Dingo que habita a Austrália e o Cachorro Selvagem Africano.

Para saber mais sobre os cães e as características que todas as raças da espécie possuem em comum, acesse este artigo da Escola Britannica.

Com capacidade de melhorar quadros de depressão, ansiedade e de melhorar a saúde em geral, os cães são os melhores amigos que qualquer ser humano pode escolher ter.

Pastor da Anatólia

Cachorro ativo, inteligente e um dos melhores para se ter como companheiro. Esta raça é utilizada há 6 mil anos como cão de guarda.

O Pastor da Anatólia deve ser adestrado desde pequeno, pois mesmo sendo manso, paciente e carinhoso com sua família, ele tende a estranhar pessoas que não conhece.

Normalmente ele pesa em torno de 60 quilos e mede entre 70 e 80 centímetros. Sua cauda é longa e dispõe de pelos maiores que os do resto de seu corpo;

Sua cor varia de um Pastor da Anatólia para outro, porém, usualmente ela é prata. Suas orelhas são pequenas e seus olhos de tamanho médio e separados.

Como ele é bem ativa e possui grande porte, o Pastor de Anatólia necessita de espaço para se locomover e exercitar seu corpo musculoso.

Exercícios e caminhadas diárias auxiliaram seu cão a ser mais saudável e a ter um desenvolvimento muito melhor.

História

Este é um dos cães mais antigos que existe e sua história se inicia há mais de 6 mil anos atrás. Sua origem se encontra na Turquia e você pode nomeá-lo também como um “cachorro ancestral”.

Durante toda sua história ele era utilizado como cão de caça, de guarda e pastor de ovelhas para civilizações nômades. Durante o tempo, ele passou a cuidar de rebanhos em sociedades que viviam em Anatólia, que se encontra dentro do país Turco.

Como Anatólia se encontra no lado Asiático da Turquia, o nome dele se deriva do inglês Anatolian Shepherd.

Durante a década de 50 ele foi levado para os EUA e para a Europa, e desde então  começou a se tornar cada vez mais conhecido pelo mundo.

Um fato curioso, é que esta raça foi reconhecida somente em 1990, mesmo sendo conhecida hoje como uma raça ancestral.

Outros Cães da Turquia

Assim como o Pastor da Anatólia, existem outras raças que são originárias da Turquia e que não são muito conhecidas no Brasil. E através disto, foi decidido criar exclusivamente para você, uma lista que contém alguns destes cachorros:

  • Kangal: este cão é considerado um símbolo nacional dentro do país Turco, e têm como  principais características, sua calma, coragem e confiança. Ele tem entre 65 e 78 centímetros. Suas cores variam entre palha e cinza;
Kangal
Kangal
  • Aksaray Malaklisi: conhecido como “leão turco”, este é considerado perfeito para guiar rebanhos e protegê-los. Além disso, ele é leal, ativo, muito inteligentes e sociável. Ele mede em torno de 70 a 96 centímetros;
Aksaray Malaklisi
Aksaray Malaklisi
  • Armenian Gampr: esta raça varia muito de tamanho, de acordo com sua região. Normalmente seu comprimento varia esta entre grande e gigante, normalmente entre 58 e 66 centímetros. É dócil, carinhoso e que possui fácil socialização com outros animais;
Armenian Gampr
Armenian Gampr
  • Akbash: cão que mede entre 73 e 84 centímetros, esta é uma raça responsável e independente, durante sua história ele cuidava e guiava rebanhos sozinho e sem auxílio humano. A cor de sua pelagem é branca.
Akbash
Akbash

As raças ancestrais e sua evolução

A evolução das raças caninas está intimamente ligada a existência das que hoje chamamos de “raças ancestrais”.

Os Lobos são uma raça que passou a evoluir a partir da extinção dos Dinossauros há 65 milhões de anos. Contudo, as raças que se desenvolveram e se tornaram os Lobos que hoje conhecemos, são os que conseguiram sobreviveram durante a última Era do Gelo.

Há 18 mil anos atrás, os ancestrais dos cães que conhecemos hoje passaram eram grandes companheiros de tribos nômades.

Em 5 mil antes de cristo, algumas das raças ancestrais já existiam. Estes animais possuem grande importância para a existência dos cães que conhecemos hoje.

Por quê? Porquê do mesmo modo que seus ancestrais, eles conseguiram aumentar sua capacidade de adaptação e começaram a se desenvolver da melhor forma possível, de acordo com o ambiente no qual eles viviam.

E isto alterou seu fenótipo, e lhes deu comportamentos que são únicos de cada uma das raças e acabou formando os cães que conhecemos hoje.

Conclusão

Olá novamente, durante o artigo de hoje você conheceu o Pastor da Anatólia, um cão Turco que é forte, inteligente e um ótimo companheiro.

Aprendeu um pouco mais sobre a evolução dos cachorros e muito mais. Se você gostou do artigo de hoje, continue em nosso site. Você não irá se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *