Home / Animais / Características do Cachorro, Fotos e Vídeos de Cães

Características do Cachorro, Fotos e Vídeos de Cães

É de conhecimento geral que o cachorro é o animal preferido do brasileiro desde muito tempo. Dócil, companheiro, amável e leal são apenas alguns dos milhares adjetivos que ouvimos diariamente quando nos referimos a esse pet tão amado em praticamente todo o mundo.

Por ser um animal domesticado, o cachorro possui características que se diferenciam bastante da maioria dos outros animais que não são domesticados. Por isso, é muito interessante analisar também quais seriam os hábitos desse animal sem a influência humana em sua vida; já que adicionamos à natureza da cachorro elementos que não eram naturais, como a ração, as roupinhas e a cama.

Portanto, no artigo de hoje vamos ver um pouco mais algumas características do cachorro: você sabe como ele demonstra sentimentos? Quais alimentos são saudáveis para ele? Então continue lendo para entender tudo sobre esse animal que vem sendo cada vez mais amado pelas pessoas. Além disso, você verá fotos e vídeos que aquecerão seu coração com tanta fofura!

Cachorro – Características Físicas

O cachorro é um mamífero da espécie Canis familiari e por isso é da mesma família -e tem características similares- do coiote, do lobo e da raposa. Na hora de analisarmos as características físicas do cachorro, é importante levarmos em consideração que existem algumas características comuns que estão presentes em todos e outras características que definem a raça.

Cachorro - Características Físicas
Cachorro – Características Físicas

A raça canina nada mais é do que um conjunto de cachorros que possuem características físicas e comportamentos muito parecidos; geralmente, os cachorros que não se encaixam em nenhuma das raças (que são mais de quatrocentas) são chamados popularmente de vira-lata, já que eles apresentam as mais diversas características físicas.

As características comuns a praticamente todos os cães (salvo raras exceções ou casos de saúde) são: todos possuem quatro pernas que termina em uma pata com base macia para caminhar e unhas; seus dentes são afiados e longos, próprios para os hábitos carnívoros desse animal. Além disso, o cachorro tem o corpo todo coberto por pelos, características muito importante para se proteger do frio. Quanto ao calor, o cachorro costuma por a língua para fora da boca como uma forma de se refrescar.

Essas características estão presentes em praticamente todos os cachorros independentemente das espécies e por isso podem são chamadas de características gerais. Além delas, existem as características específicas de cada raça que podem ser analisadas separadamente na hora de escolher um cachorro para adotar ou na hora de fazer um estudo mais aprofundado sobre alguma raça.

Cachorro – Características Comportamentais

Muito se fala sobre como os cachorros possuem um ar humano e uma capacidade de se conectar com as pessoas e despertar sentimentos e emoções. Com certeza tudo isso é verdade; porém, podemos falar também sobre os comportamentos dos cães que o mantém no reino animal e mostram como o cachorro pode ser extremamente instintivo.

  • Urina: a urina é uma ferramenta extremamente útil para o cachorro; isso porque ele a utiliza para marcar território, o que é extremamente útil na hora de intimidar outro cão, na hora de caçar ou até mesmo no momento de conquistar uma fêmea para acasalar. O cachorro marca território desse modo pois o cheiro da urina tende a ficar no ambiente, de uma forma que apenas outros cães podem sentir;
    Cachorro Urinando nas Flores
    Cachorro Urinando nas Flores
  • Olfato: é praticamente impossível que você nunca tenha visto um cachorro cheirando a região do ânus do outro. Apesar de isso parecer muito estranho para nós, para os cães é algo extremamente comum e necessário. Nas glândulas anais é produzido um líquido que funciona como a identidade do cão; e ao cheirar outro cachorro, o animal pode saber o sexo e até mesmo o estado de espírito daquele desconhecido;
    Olfato do Cachorro
    Olfato do Cachorro
  • Rabo: o rabo do cachorro é uma excelente forma de entender qual o estado de espírito do animal no momento. Isso porque ele balança o rabo quando está feliz e tende a colocar o rabo entre as pernas quando está com medo.
    Rabo do Cachorro
    Rabo do Cachorro

Ciclo de Vida do Cão

Com certeza todas as pessoas que possuem cachorro querem que eles sejam eternos, mas infelizmente é óbvio que isso não é possível e o cão possui um ciclo de vida finito, assim como todos os seres vivos. Geralmente, a fêmea tem seus filhotes 2 meses após ter acasalado, e a ninhada varia de tamanho dependendo da raça, sendo que geralmente nascem entre 2 e 12 filhotes de uma vez.

Um fato interessante sobre o cachorro filhote é que ele é cego e surdo, por conta disso ele depende da mãe durante todo o tempo até se desenvolver. Esse desenvolvimento irá levar à independência do cachorro quando ele chegar aos três ou quatro meses de vida. Após isso, o cachorro tende a continuar se desenvolvendo e vive entre 10 e 15 anos; geralmente os vira-latas vivem mais tempo do que os cães de raça, já que eles são menos domesticados e apresentam mais imunidade.

Cachorro – Características Alimentícias

Apesar de extremamente domesticado, o cachorro ainda possui seus hábitos animais e seu corpo necessita dos nutrientes corretos para se desenvolver. Por isso, é extremamente importante entender que a comida tem relação direta com a qualidade de vida do seu animal.

Lembre-se de nunca dar alimentos como chocolate, temperos e outros doces que podem não fazer mal para o seu animal no momento, mas depois se tornam extremamente tóxico com o passar do tempo. Um cachorro domesticado deve comer duas vezes ao dia para que a obesidade não seja um problema que leve à outros problemas de coração durante a velhice do cão.

Por fim, é importante lembrar que o cachorro é por natureza um animal carnívoro e um pouco de carne sem tempero fará o dia do seu cãozinho muito melhor, tanto para a satisfação dele quanto para a saúde! Lembre-se apenas que a parte de “sem tempero” é muito importante, já que o tempero pode ser extremamente tóxico para o seu cãozinho no seu futuro.

Quer saber mais sobre cachorros? Não se preocupe, nós temos o artigo certo para você! Leia também: Por que os cachorros mordem de madrugada? Como parar?

Veja também

Rato Doméstico: Características, Tamanho, Nome Científico E Fotos

Quando se fala em Rato não dá para imaginar as melhores coisas, pois logos lembramos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *