Home / Animais / Por Que Os Cachorros Latem De Madrugada? Como Parar?

Por Que Os Cachorros Latem De Madrugada? Como Parar?

Características Gerais Dos Cachorros

O cachorro, também chamado de cão, é um mamífero que faz parte da família dos canídeos, sendo uma subespécie do lobo e é considerado o animal mais antigo a ser domesticado pelo ser humano. Algumas teorias falam que ele surgiu a partir do lobo cinzento há mais de 100 mil anos. Com o tempo, nós fomos fazendo um tipo de seleção artificial com esses animais, mudando e moldando suas características físicas e seus comportamentos. Por isso que hoje em dia nós temos essa enorme variedade de raças. No caso dos cães que não possuem raça definida, nós os chamamos aqui no Brasil de vira-latas.

A expectativa de vida deles costumam variar entre dez e vinte anos, dependendo da espécie. Entretanto, eles sofrem com algumas doenças que nós seres humanos também sofremos, como o mal de Alzheimer e a depressão. Assim como os lobos, eles tem a questão de ter um líder, nesses casos, seus donos são como o chefe da matilha. Quando bem cuidado, é muito amável e disciplinado. Possui um olfato e audição ótimo, se tornando um bom caçador. Pode ser treinado e adestrado para executar uma grande quantidade de tarefas, e servir como pastor de rebanhos, trabalhar na polícia ou como cão guia. Quanto mais velho o cachorro, mais começam a aparecer certos problemas de visão, audição, artrite e outros.

Não necessariamente seu cão precisa ser altamente treinado, a maioria das pessoas simplesmente os tem como companhia. É a partir do comportamento fiel e companheiro que saiu a famosa frase “Cão é o melhor amigo do homem.”. Até hoje não encontramos nenhum registro que mostre qualquer outra espécie de animal que tenha tido essa amizade e união por tanto tempo e tão forte. Encontramos inclusive isso representado na cultura pop, como livros, filmes e revistas do mundo todo.

Por Que Os Cachorros Latem De Madrugada?

É normal o cão latir em diversos momentos e por muitos motivos, entretanto, nem sempre ache que o latido dele é correto ou normal. Muitas vezes pode representar que há algo errado ao redor ou com ele mesmo. Em alguns casos, o latido ocorre em horários impertinentes, como no caso dos cachorros que latem de madrugada. E o motivo disso pode ser bem variado.

Para Chamar a Atenção

O primeiro motivo pelo qual seu cão pode estar latindo de madrugada, é para chamar a atenção. Nesse caso, você deverá ficar atento do porque ele quer sua atenção. Pode ser que ele esteja com frio, fome ou até saudade do dono. Até mesmo estão mais ativos, e querem sair brincando, para poder se exercitar e liberar a adrenalina e a tensão. Em qualquer desses casos, é preciso tentar resolver o problema e imediatamente chamar a atenção dele. Uma boa dica é deixar a luz acessa para que ele não se sinta muito sozinho. Nos casos de ele querer brincar, deve-se criar uma rotina em que ele consiga brincar bastante de dia para não atrapalhar de noite.

Perigo ao Redor

Precisamos entender que os cachorros tem muita perspectiva e sempre querem cuidar de seu dono e o proteger. Isso ocorre até de madrugada. Sempre que seu cachorro perceber qualquer atividade estranha que possa mostrar qualquer tipo de perigo para o dono, ele já começa a latir de forma que ameace o estranho e alerte a todos em volta.

Doença ou Problemas Comportamentais

Se uma doença estiver presente na vida do bichinho, ele vai apresentar diversos comportamentos diferentes. Vai ficar mais no canto sozinho, não tão ativo, e se estiver com muita dor, vai começar a latir bastante em qualquer hora do dia, incluindo a madrugada. Isso porque a doença pode estar afetando diretamente em suas funções sensoriais. Em outras situações, o seu cão pode estar com problemas de comportamento, que devem ser imediatamente corrigidos. Isso ocorre principalmente quando eles vivem em ambientes ruins, ou estão com uma rotina sem se movimentar e muito sedentária. Deixando o animal com muito estresse e tensão, latindo para descarregar sua energia.

Como Lidar E Fazer Parar Com Os Cães Que Latem De Madrugada?

Antes de tudo você precisa ter um diagnóstico do veterinário, pois é ele quem vai dizer exatamente como está a condição de seu animal. Caso não tenha nada a ver com doenças, você pode tentar ir atrás de algum adestrador, para melhorar o comportamento do seu cão. É preciso lembrar que apesar de ser normal o latido, em excesso pode causar muitíssimos problemas tanto para os que estão em volta quanto para ele mesmo.

Veja algumas formas de lidar com seu cãozinho que late de madrugada.

Manter Uma Alimentação Balanceada

Nunca deixe seu cão passar fome ou ter uma nutrição ruim. Esse aspecto é muito importante para uma saúde boa e um comportamento melhor também, já que tendem a ser mais irritados quando se sentem com fome. Se alimentar de forma errada pode causar muitas doenças, que o afetaram internamente e externamente também.

Estimular a Mente do Animal

É comum que mantenhamos brincando com eles, mas acabamos esquecendo que temos que exercitar sua mente também. Eles são animais inteligentes, mas que precisam estar sempre exercitando suas capacidades para não ficarem entediados e irritados. Estimula-los com jogos e brinquedos é uma das melhores formas de evitar problemas comportamentais que podem fazer com que ele lata a noite e de madrugada sem parar.

Exercícios Físicos Sempre

Como falamos anteriormente, é muito importante que seu cão gaste muita energia durante o dia, para que possa ter uma noite tranquila. Eles ficam muito tensos e podem ter até comportamentos raivosos quando não se exercitam. Levar para passear além de exercita-los, também ajuda a desenvolver suas habilidades sociais.

Carinho e Amor

Não tem nada mais importante que amor e carinho, principalmente nos bichinhos que fazem tudo por nós. Eles são muito sociais, e em maioria apegados ao dono. Por isso, não conseguem lidar bem com a solidão, podendo gerar até depressão. Para manter o seu cachorro feliz, sempre faça o sentir parte da família, dando carinho e muito amor.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e explicar o porque que os cachorros latem de noite e como fazer eles pararem da forma certa. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre cachorros e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

O ouriço do mar roxo é um ouriço-do-mar europeu da família toxopneustidae, e do gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *