Home / Animais / Como Saber Quantos Dias Tem um Filhote de Cachorro?

Como Saber Quantos Dias Tem um Filhote de Cachorro?

Animais como os homens envelhecem e infelizmente o fazem mais rápido do que nós. Mas quais são os sinais mais importantes que nos ajudam a identificar a idade de um cão? Como posso saber quantos anos ele tem se não sabe-se exatamente o dia de seu nascimento? Esta é uma pergunta muito frequente que surge quando uma pessoa adota um animal.

Como Saber Quantos Dias tem um Filhote de Cachorro?

O segredo é uma observação cuidadosa dos diferentes estágios da maturação dentária do filhote, que mudam consideravelmente ao longo dos dias e anos, nos dando uma idéia da idade aproximada. Um cão adulto normalmente tem 42 dentes: 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares superiores; além de 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares inferiores.

O filhote nasce sem dentes. A erupção dos dentes decíduos (ou seja, dentes de leite) ocorre a partir da terceira semana (em média) e consiste em 28 dentes: 6 incisivos, 2 caninos e 6 pré-molares para cima e para baixo. Este conjunto temporário de dentes permanece até os 6 meses de idade, com diferenças significativas dependendo da raça e tamanho do cão em questão.

No entanto, antes de atingir o conjunto final de dentes, ocorre uma transição gradual, que pode nos fornecer informações úteis para estabelecer a idade do filhote. Assim: 2/3 semanas coincide com a erupção dos primeiros dentes, 55 dias será a conclusão dos dentes temporários e por volta de 100 dias para começar a erupção dos dentes definitivos (até cerca de 6 meses).

Existe, portanto, um período da vida do cão em que os dentes de leite e os dentes definitivos coexistem. Além disso, nem todos os dentes têm duas gerações: os primeiros pré-molares e molares surgem uma vez como dentes definitivos. Quanto aos cães adultos, pode ser um pouco mais difícil determinar com precisão sua idade com base apenas nos dentes (que, no entanto, fornecem pistas importantes).

Examinando os Dentes em Cães Adultos

Os hábitos de vida e alimentares (mas também a nossa atenção), desempenham um papel importante no aspecto que terá dentes como um adulto. Escovar regularmente os dentes do cão pode de fato remover a aparência amarelada que é característica dos cães mais velhos.

As indicações temporais dadas abaixo devem ser entendidas como aproximação. Não pode haver pré-seleção neste caso, pois a erupção dos dentes pode variar de raça para raça, com diferenças significativas dependendo do tamanho. Vamos ver algumas indicações úteis para estabelecer a idade do cão:

  • 5 meses: erupção de incisivos permanentes
  • 6 meses: pré-molares e caninos permanentes
  • 6-9 meses: conclusão dos dentes permanentes
  • 1 ano: o lóbulo principal do primeiro incisivo inferior é nivelado
Examinando os Dentes em Cães Adultos
  • 2 anos: o lóbulo principal dos incisivos medianos inferiores é nivelado
  • 3 anos: o plano de usura dos primeiros incisivos e dos medianos inferiores é quadrado
  • 6 anos: os caninos inferiores têm o sinal dos incisivos superiores do canto
  • 8 anos: a superfície de desgaste das estacas inferiores se inclina para fora
  • 10 anos: queda dos primeiros incisivos inferiores seguidos pelos superiores
  • 13-16 anos: queda dos outros incisivos
  • 18-20 anos: queda dos caninos

Estas são indicações gerais, a serem tomadas com as devidas diferenças que podem existir de caso para caso. Qualquer doença ou má higiene dental pode acelerar o processo de envelhecimento dos dentes, enganando esse julgamento padrão.

A Importância de Estabelecer a Idade do Cão

Depois de ter acolhido um cão se procedência, talvez com um passado composto por cães vadios e vida em canis, determinar sua idade não é muito fácil. Certamente salvar uma vítima quadrúpede de abandono e solidão é uma escolha importante e cheia de conscientização, que enriquece a vida do proprietário e do próprio cão.

Mas, para o bem-estar do animal, é importante estabelecer a idade cronológica, ou pelo menos restringir o período de tempo do novo amigo, de modo a intervir em caso de necessidade. Por exemplo, com vacinas, dietas específicas baseadas na idade do animal e, em seguida, exames e tratamentos médicos.

Para um feedback preciso ou quase preciso, você pode contar com seu veterinário de confiança, que pode definir a idade do novo quadrúpede analisando alguns elementos precisos. Além dos dentes, existem outras possibilidades que podem ajudar a determinar, por aproximação que idade o cão pode ter. Vejamos mais algumas maneiras abaixo.

Os Olhos do Cão

Os olhos são o espelho da alma e, no caso dos cães, também são determinantes de sua idade, porque se parecem vivos, claros e brilhantes, são específicos para um animal jovem.

Pelo contrário, olhos manchados, com véus e cansados, nublados por cataratas e sombras, são típicos de cães adultos e idosos. Por volta de seis a oito anos, o tecido endurece em torno do cristalino, menos flexível e transparente que o normal, com um véu mais azulado e cinza.

Os Pêlos do Cão

O estado de saúde dos cabelos pode ajudar a identificar a idade do animal que, quando jovem, pode apresentar uma pelagem macia, saudável e brilhante, graças à alta hidratação da pele.

Outros fatores afetam a saúde do cabelo, como raça, dieta, tipo de pele e estilo de vida. Um animal com passado no canil pode apresentar problemas de pele ou ser vítima de infecções parasitárias, o que pode prejudicar a beleza dos cabelos.

Com o crescimento e o avanço dos anos, alguns elementos definem a idade, por exemplo, o clareamento dos cabelos ao redor do focinho e os olhos típicos de quadrúpedes já entre cinco a sete anos.

Análise Comportamental do Cão

Observar o comportamento do cão é útil, um filhote é mais desajeitado, ativo e ágil do que um idoso mais lento, quieto e pacífico. A idade obviamente não afeta o desejo de descobrir, andar e correr porque muitos idosos mantêm uma forma física invejável, mas ao mesmo tempo podem desenvolver um maior interesse no sono, incontinência e problemas nas articulações.

Um jovem é mais tonificado e musculoso, um adulto tende a ganhar peso, enquanto um idoso tem um tônus ​​muscular mais relaxado, como o do focinho, que destaca a estrutura óssea subjacente e a calota craniana.

Um meio moderno e usual atualmente de identificação de animais de estimação tem sido através da implantação de microchip, definindo a idade exata do ponto de vista do registro. Se o cão que adquiriu possuir um, isso certamente facilitará a descoberta de modo mais preciso.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *