Home / Animais / O que Fazer Quando Marimbondo Picar? Como Aliviar a Dor?

O que Fazer Quando Marimbondo Picar? Como Aliviar a Dor?

Quem já foi picado por um maribondo sabe como a dor é bem desconfortável, não é mesmo? Além disso, a picada pode causar vermelhidão e muito inchaço no local afetado. Você sabia que a intensidade dos sintomas pode está mais relacionada com o tamanho do ferrão do que propriamente com o veneno contido nele?  Em algumas situações o ferrão acaba ficando preso na pele e fazendo com que as dores continuem a se intensificar. Confira nosso artigo e saiba o que fazer em caso de uma picada de marimbondo. Veja:

O que Fazer Para Aliviar a Picada do Marimbondo?

O primeiro passo para melhorar a dor da picada do marimbondo é lavar a área afetada com muita água e sabão. Assim você evita que o local seja infectado por bactérias que podem causar ainda mais problemas para a região. Depois, o ideal é fazer uma compressa de água gelado por até dez minutos. Separe um pano higienizado, mergulhe na água gelada e aplique na picada.

Caso você tenha alguma pomada ou creme anti-histamínico ( como por exemplo o polaramine) aplique na região e deixe agir. Obedeça as orientações contidas na bula e não ultrapasse o limite de quatro aplicações diárias. Procure repetir a compressa mais vezes durante o dia ou caso note que a área continua muito inchada ou dolorida.

De forma geral, apenas seguindo esses passos você consegue diminuir a dor da picada do inseto. Entretanto, observe o local e caso as dores fiquem mais intensas você deve procurar imediatamente um médico. Em algumas situações, os marimbondos podem desencadear uma reação alérgica intensa que pode trazer complicações para a saúde.

Outros Cuidados Importantes com a Picada de Marimbondo

Os marimbondos só costumam atacar quando  sentem ameaça de alguma forma. Dessa forma, os ninhos do inseto que estão longe do nosso alcance dificilmente apresentam algum problema. Na maior parte das vezes, a picada do marimbondo demora apenas um dia para desinchar.

Picada de Marimbondo - Os Cuidados Necessário
Picada de Marimbondo – Os Cuidados Necessário

Entretanto, pessoas mais sensíveis podem apresentar irritação por mais dois ou três dias e algumas podem apresentar os sintomas novamente após dois dias depois da picada. Caso isso aconteça o ideal é continuar fazendo compressas geladas e deixar o local afetado em uma posição mais elevada.

Quais os Sintomas da Picada de Marimbondo?

Os sintomas costumam ser dor, vermelhidão, queimação e dificuldade em manipular a área afetada. Como já foi dito anteriormente, a picada isolada do marimbondo não costuma causar grandes danos. Porém algumas pessoas pode ter alergia ao veneno e uma reação de alergia pode ser iniciada com o ataque.

Em alguns casos mais graves, acontece o que é chamado de reação anafilática em que as pessoas picadas sentem muita dificuldade na hora de respirar, além de grande inchaço e coceira na região do rosto, boca e até mesmo na garganta. Essa reação é muito perigosa e exige que a pessoa seja levada com urgência para o médico para o tratamento com medicamentos mais apropriados.

Para identificar se uma simples picada de marimbondo está se tornando algo mais série observe os seguintes sintomas:

  • Insistência no inchaço. Fique de olho quando ele durar mais que uma semana para desaparecer completamente, ok?
  • Problemas para movimentar a área picada pelo inseto.
  • Piora nos sintomas e intensificação da dor. Observe também o surgimento de anormalidades no rosto do paciente.

Nos casos mais sérios é recomendado que seja realizado o tratamento com antibióticos e até mesmo corticoides.

Remédios Caseiros Para Picada de Marimbondo

Bom, quase todo mundo conhece uma receita de remédio caseiro para melhorar picada de marimbondo, não é mesmo? Há quem use vinagre, bicarbonato, dentre outros produtos. Mas a verdade é que não existe comprovação da eficácia de nenhum desses “remédios” e a sua utilização pode ser bem perigosa. Portanto, não arrisque sua vida e evite utilizar essas alternativas, combinado?

Remédios Caseiros Para Picada de Marimbondo
Remédios Caseiros Para Picada de Marimbondo

Quando você trata a picada de marimbondo de forma correta ela pode desaparecer em poucos dias e não traz complicações para a sua saúde. A melhor forma de aliviar os sintomas é apenas lavar a área e realizar compressas de água gelada. Na maior parte do caso apenas isso é o suficiente.

Em casos de alergias mais intensas geralmente o paciente apresenta dificuldade de respirar, coceira intensa, tontura, formigamento e até mesmo perda dos sinais de consciência.  Não espere e procure um médico o mais rápido possível. Boa parte das pessoas que já apresentaram alergia em algum momento da vida possuem a tendência de apresentar novamente. Em alguns casos, a picada o marimbondo pode ser fatal.

A estimativa é que mais um  milhão de pessoas sejam  atendidas anualmente em urgências por conta da picada de marimbondos e abelhas.  Uma atitude que pode minimizar os efeitos da picada é a retirada do ferrão injetado pelo animal. Os marimbondos costumam apresentar um ferrão mais fácil de ser retirado se comparação com o das abelhas.

Ferrão de Marimbondo
Ferrão de Marimbondo

Dessa forma, é muito importante fazer a retirada do ferrão para evitar que o veneno continue sendo bombeado e as toxinas continuem sendo transmitidas para o corpo do afetado. Não esqueça que objetos  cortantes ou que perfurem a pele podem fazer com que o veneno se espalhe e os sintomas continuem. Para aliviar o inchado é indicado deixar a região afetada mais elevada. É comum que uma pessoa picada por marimbondo sinta a região  quente e mais sensível.

Prevenção das Picadas de Marimbondo

Para evitar as picadas de marimbondo é importante evitar usar roupas chamativas e coloridas em locais em que existem marimbondos.  Além disso, eles também são atraídos por perfumes mais fortes. Porém, esses insetos só costumam atacar quando provocados e se você não provocá-lo muito dificilmente eles picarão. Ao identificar um enxame procure se movimentar para locais protegidos das abelhas.

Enceramos nosso artigo por aqui e esperamos que as dicas tenham sido úteis. Aproveite e confira nossos novos conteúdos aqui no Mundo Ecologia. Caso tenha ficado alguma dúvida é só nos deixar um comentário logo abaixo. Que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Até a próxima!

Veja também

Quais as Plantas que São Tóxicas aos Gatos?

Cuidados com os Animais Domésticos Quem tem pet em casa sabe que muitos cuidados e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *