Home / Animais / Como Acabar com a Pulga dos Gatos? O Que Elas Causam?

Como Acabar com a Pulga dos Gatos? O Que Elas Causam?

É muito comum que as pessoas tenham uma relação muito forte com os animais, sobretudo com aqueles que vivem mais perto. Dessa maneira, os cães e gatos são os animais mais usados para companhia, embora outros tipos animais estejam lutando por esse status recentemente.

Algo que sempre deixa os donos muito preocupados, contudo, é com a possibilidade da presença de pulgas em seus animais. Isso porque, se quando as pessoas falam em pulga rapidamente lembram dos cães, até mesmo pelo fato de possuírem pelagem mais alta, a grande verdade é que outros animais também podem servir para a proliferação de pulgas.

O mais comum deles, além dos cachorros, certamente é o gato. Isso acontece pelo fato de os gatos se movimentarem bastante, rumando a locais que os cães sequer imaginam estar. Dessa forma, os gatos podem contrair pulgas até mais facilmente que os cachorros.

Como tosar um gato pode ser mais complicado que realizar o procedimento com a pelagem de um cão, em geral os donos demoram mais tempo para notar que os gatinhos estão com pulgas. Quando isso acontece, muitas vezes toda a casa já foi tomada por esse inseto tenebroso. Porém, há formas eficientes de acabar com as pulgas nos gatos. Veja abaixo algumas delas.

Banho no Gato Contra as Pulgas

As pulgas podem ser um problema muito grave para as pessoas, mas, por certo, são ainda piores para os animais. Dessa forma, evite tratar o seu animal de maneira agressiva, pois ele não possui culpa por contrair as pulgas. Quando se trata de gatos, assim, uma boa dica é dar um bom banho no animal. Por mais que os gatos nem sempre gostem dos banhos, não há muito o que fazer quando o animal contrai pulga.

Logo, uma dica eficiente é misturar o xampu e óleos contra pulgas na água, para que o banho seja ainda mais eficaz e consiga, de fato, eliminar as pulgas de forma satisfatória.

É importante, contudo, que o xampu e o óleo não atinjam as orelhas e a cabeça do animal. Isso porque, uma vez nessas partes do corpo do animal, as substâncias podem causar problemas de diversos tipos para os gatos. Lembre-se de secar muito bem o seu gato, evitando que o animal deixe as pulgas e logo em seguida adquira problemas respiratórios. Mantenha o animal aquecido nos momentos seguintes ao seu banho.

Mantenha a Casa Limpa

Manter a casa sempre limpa costuma ser uma grande ação contra muitos possíveis problemas da vida. Não é diferente quando se trata dos gatos, até mesmo pela forma como esses animais gostam de se esfregar pelos cantos mais sujos e escondidos do lar. Portanto, para evitar que o seu animal de estimação sofra um ataque das pulgas ou até mesmo para impedir que elas retornem após a eliminação, é bastante interessante que a casa esteja impecável em termos de higiene.

Logo, tapetes e roupas de cama devem ser lavadas de forma muito profunda, além de os cantos da casa estarem sempre limpos. Sofás também podem ser um problema quando se trata das pulgas, sobretudo aqueles de pano.

Gatos em Casa Limpa
Gatos em Casa Limpa

Dessa forma, lavar o sofá pode ser uma ação bastante eficaz para acabar com o inseto. Além disso, a lavagem deve ser realizada com água quente, para que as pulgas não apenas sejam expulsas da sua casa, mas também morram e não possam mais retornar ao ambiente. É sempre importante ter em mente que você é quem deve cuidar da parte higiênica do seu animal, que, no fim das contas, apenas reproduz aquilo que o dono permite.

Limão e Camomila Contra as Pulgas

O limão pode ser um aliado bastante forte e agressivo quando se trata de acabar com as pulgas. Dessa forma, é fundamental que, para tal, o aroma do limão esteja presente por toda a extensão da sua casa.

Adicionar suco de limão à água pode ser uma boa maneira de acabar com as pulgas, pulverizando essa solução pela casa posteriormente. Vale lembrar que as pulgas enfrentam problemas e dificuldades quando submetidas a frutas cítricas, sendo o limão o melhor exemplo para acabar com o inseto. Os cantos da casa e os principais locais que servem de abrigo para as pulgas é que devem receber prioridade no momento de pulverizar o suco de limão. Ademais, a camomila ainda pode ser bastante eficiente no combate às pulgas.

Logo, a camomila atua de forma a afastar as pulgas, podendo ser aplicada sobre a pelagem do gato. Para tal, basta fazer um chá de camomila sem a adição de açúcar e, em seguida, depois de deixar o chá esfriar até o ponto em que não machuque mais o animal, aplicar a solução sobre o gato. Em geral, em pouco tempo as pulgas costumam deixar a pelagem do gato após esse ataque.

Prevenção Como Melhor Remédio Para as Pulgas

O melhor remédio para as pulgas é evitar a sua chegada. Dessa forma, as pulgas podem ser até perigosas para as pessoas, mas são ainda mais perigosas para a saúde dos animais. Portanto, como seres mais frágeis dessa relação, os animais devem ser ajudados sempre pelos donos.

Receitas para Pulgas em Gatos
Receitas para Pulgas em Gatos

Trate de estar sempre presente na vida do seu animal de estimação, fazendo o trabalho de fiscalização à pelagem do mesmo para impedir a presença de insetos como as pulgas. Ademais, mantenha a casa em bom estado de conservação, preservando os cuidados com a higiene, pois essa é outra parte fundamental quando se trata dos ataques de pulgas. A limpeza de tapetes e carpetes é uma parte muito importante, pois são os locais em que as pulgas mais se escondem até terem a chance de atacar os animais.

Além disso, as roupas de cama e até mesmo as roupas das pessoas podem servir de abrigo para essas pulgas, que se mantém ali até poderem chegar ao seu gato. Portanto, lave muito bem as suas roupas, mantenha a casa limpa e a atenção em relação ao modo de vida do seu gatinho. Pois, como na maioria dos casos, a prevenção é o melhor remédio também contra as pulgas.

Veja também

Lagarto: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Os lagartos são animais que estão no Planeta Terra há milhões de anos. Estima-se que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *