Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Chow Chow: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Chow Chow: Características e Fotos

O chow chow é um tipo raça de cães de aparência distinta e que tem o espírito independente e orgulhoso. Isso é tão característico que alguns o descrevem como sendo bem próximos do felino.

Esse cão pode se mostrar indiferente. Caso esteja procurando um amigo super amoroso, provavelmente esta não é a opção mais assertiva. Podem também ser completamente desconfiado com os estranhos. Contudo, para aquela pessoa certa, ele pode ser um companheiro bastante leal.

Quer conhecer tudo sobre esse cão? Então não deixe de ler o artigo e as informações que veem a seguir.

Um Pouco Sobre o Chow Chow

Com seus profundos olhos e uma cabeça grande – que é acentuada por uma espécie de juba de pelos, essa raça tem a aparência impressionante. Ele pode fazer você pensar que é mal humorado, contudo o pet bem-educado não se mostra agressivo.

Ao invés disso, nota-se que os chows chows combinam:

  • A nobreza do leão;
  • A graça do panda;
  • A fofura do ursinho de pelúcia;
  • A independência do gato;
  • A devoção e lealdade do cachorro.

Ele também se mostra concentrado e solitário, como deve ser uma raça mantida há anos nos canis do Império chinês.

O chow chow detesta ser abraçado, bem como incomodado, entretanto será o companheiro mais atencioso e quieto com seu tutor. Mas fique tranquilo que a sua lealdade vai se estender aos outros membros da família, no entanto.

Se ele for criado com algumas crianças, as aceitará de bom coração, contudo não é um pet que tolera abusos infantis. Por isso é melhor adaptado a lares com as crianças que são mais velhas e que sabem a forma ideal de tratar os cães.

Se a raça tiver muitas experiências positivas com estranhos ao longo de sua infância, lidará bem com visitas e ao passear na rua. Este é, entretanto, um cachorro altamente territorial, bem como protetor, que dará avisos claros para qualquer indivíduo que se aproximar sem a autorização do tutor.

Características do Animal

Uma das características físicas mais memoráveis da raça é certamente a língua de cor azul/preta. Segundo a lenda chinesa, sua língua ganhou um tom azulado no momento da criação, quando o chow chow lambeu gotas da cor enquanto o céu estava sendo pintado.

Esse animal também tem o destaque em suas pernas traseiras que são quase retas, lhe dando o andar rígido, quase como uma perna de pau. Esse pet não é nada veloz, então, não é, jamais, a melhor opção se a intenção é ter um atleta. Entretanto, tem uma excelente resistência, podendo ser um bom companheiro de caminhada.

Quando se trata de treinamento, geralmente é necessária uma correção verbal para adestrar o chow chow. Nenhum cachorro deve ser abusado, mas isso é especialmente contraproducente com esta raça. Tais cães são ferozmente orgulhosos e independentes, nunca respondendo a abusos físicos. Conquistar seu respeito com voz firme é a chave para não ter nenhum problema.

Características do Chow Chow
Características do Chow Chow

Uma boa dica é sempre abordar o pet pela frente. Isso porque seus olhos são muito profundos, deixando a sua visão periférica prejudicada.

A Personalidade do Cachorro

Os chows chows possuem de 43 a 50 cm de comprimento e pesam de 18 a 32 quilos. Mas esse seu tamanho considerado como porte médio/grande não é o motivo de seu marasmo. Algumas pessoas comparam essa disposição da raça à de gatos: distantes, reservados, independentes, teimosos e inteligentes.

Apesar de sua carranca, um bom cão não costuma ser agressivo ou tímido. Se treinado desde filhote não dá nenhum tipo de problema de comportamento.

Como citado acima, ele se dá bem com as pessoas da família humana, mas estranhos não lhe interessa muito, a menos que estejam se aproximando da casa com o convite do tutor.

Saúde do Chow Chow

Saúde do Chow Chow
Saúde do Chow Chow

Chow Chows são, em geral, saudáveis. Entretanto, como toda raça, podem ter certas condições ruins de saúde. Não são todos os pets que terão um tipo de doença ou várias, contudo é importante estar ciente delas, caso esteja considerando ter um animal dessa raça.

Se acaso esteja adquirindo um filhote, encontre um ótimo criador que mostre o cartão de vacina e as condições da saúde de seus pais. Como determinados problemas não surgem até que o cão alcance a maturidade total, esses certificados são de extrema necessidade.

Cuidados Com Esse Pet

O chow chow se adapta a uma infinidade de ambientes, de um palácio a um pequeno apartamento. Contudo, ele sempre deve morar livre na residência da sua família, não presos no quintal no ou canil. Eles não suportam bem o calor. Sendo assim, mantenha-o em um local bem arejado.

Como qualquer cachorro, um pet dessa raça – que seja adulto – necessita de alguns exercícios diários. Assim, se mantém feliz e saudável. No entanto, nada de exageros! Ele ficará muito satisfeito com algumas caminhadas de aproximadamente 15 minutos por dia ou somente uma longa caminhada.

Chow Chow Com o Dono
Chow Chow Com o Dono

Alimentação dos Chows Chows

A quantidade diária recomendada de alimentação para um cão adulto é de 2 a 3 xícaras de uma ração de alta qualidade. Isso deve ser dividido em duas refeições, de preferência uma de manhã e outra à noite.

Quanto seu pet adulto comerá, vai depender:

  • Do tamanho;
  • Da idade;
  • Da constituição;
  • Do metabolismo;
  • Do nível de atividade.

Os cachorros são indivíduos, assim como as pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de alimentos. É quase desnecessário dizer que um pet altamente ativo precisará de mais do que um cão viciado em dormir.

Chow Chow Comendo
Chow Chow Comendo

A qualidade da comida que você compra também faz a diferença. Quanto melhor, mais irá nutrir o animal. Assim, também, menos você precisará leva-lo ao veterinário.

Mantenha seu chow chow em boa forma, medindo sua ração e alimentando-o 2 vezes por dia. Não deixe a comida na sua vasilha o tempo todo.

Cor E Aparência Do Pelo

Esses animais podem ter 2 tipos de pelos: ásperos e lisos. A pelagem do tipo áspera é abundante e espessa. Sob esse revestimento externo, há um subpelo macio, grosso e lanoso. O pelo é mais grosso em torno do pescoço e da cabeça, formando uma espécie de crina. A cauda também é espessa.

Os chows chows com revestimento liso possuem uma camada externa dura, densa e lisa. Os pelos são mais longos na cauda, pernas e orelhas.

Nos dois tipos, o pelo pode ser visto em 4 cores principais:

  • Vermelho (dourado mais claro e mogno profundo);
  • Azul;
  • Preto;
  • Caramelo (castanho claro a castanho profundo).

Se você admira a aparência única e o espírito independente do chow chow, terá um companheiro leal. Ele será um tesouro verdadeiro em sua casa.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *