Home / Animais / Diferenças do Basset Hound, Dachshund, Arlequim e Teckel

Diferenças do Basset Hound, Dachshund, Arlequim e Teckel

Os cachorros podem ser muito semelhantes em muitos quesitos, mas também diferentes em outros. Porém, há aqueles que são ainda mais parecidos do que outros, com detalhes até mesmo idênticos por parte do corpo, além de mesmo porte.

Esse é o caso de animais como o basset hound, o dachshund, o teckel e o arlequim (dogue alemão). Na verdade, antes de tudo vale dizer que o dachshund e o teckel são o mesmo animal. Portanto, essa é apenas uma diferenciação de nome para cães iguais.

Todos são pequenos, possuem corpo alongado e focinho fino. Assim, muitas pessoas acham que se trata do mesmo tipo de cão, quando na verdade essas são raças diferenciadas com detalhes únicos. Em todo caso, como a sociedade em geral não entende bem essas distinções, é necessário destacar como os cachorros dessas quatro raças podem ser diferenciados e únicos.

Para tal, o melhor a fazer é falar um pouco sobre cada um deles de maneira individual, para que seja possível compará-los mais tarde. Portanto, veja abaixo um pouco mais sobre o basset hound, o dachshund e o arlequim. Vale lembrar que todos esses animais são muito belos e não se trata de uma competição entre eles, mas apenas de uma comparação para entender quais aspectos são diferentes em seu modo de ser e também na sua parte física.

Conheça o Dachshund

O dachshund ou teckel, como o seu nome já mostra, é um cachorro alemão. Esse cão é alongado, como se fosse uma salsicha. A raça foi criada com o objetivo de funcionar como uma arma de caça na Alemanha, buscando animais pequenos, como coelhos ou ratos. Porém, com o tempo o dachshund passou a ser usado como cão de companhia.

Um exemplar de dachshund pode viver por até 16 anos quando bem cuidado, já que a raça é resistente a doenças, mesmo que pequena. Esse cão pesa cerca de 9 quilos, podendo chegar aos 37 centímetros de altura. O dachshund possui olfato apurado, é muito rápido e pode ser um bom protetor para a casa.

Dachshund

Pois, embora não seja tão forte, o dachshund escuta muito bem e serve para alertar o dono de possíveis problemas em seu lar. Cão valente, o dachshund também pode ser amável quando criado da forma certa, em um lar amoroso e que ofereça ao cachorro todo o necessário para o seu desenvolvimento pleno. Não é uma raça tão simples de adestrar, mas o trabalho pode ser feito.

Um Pouco Mais Sobre o Basset Hound

O basset hound é um animal de origem francesa, que pode chegar aos 13 anos de vida quando bem cuidado. Um pouco mais frágil e suscetível a doenças do que o teckel, esse cão pesa cerca de 35 quilos quando adulto e alimentado da forma correta. O basset hound também tem o corpo alongado, com o focinho fino e uma ótima capacidade de sentir cheiros.

Esse animal, na verdade, é um belo caçador e foi criado para buscar por pequenas presas. O basset hound é tido como um cão de médio porte, tendo cerca de 38 centímetros de altura. O basset é bastante calmo quando adulto, mas pode ser muito ativo quando mais jovem.

Assim, até os 2 anos o basset hound tende a ser um cachorro extremamente brincalhão e ativo, como se a sua bateria não acabasse nunca. Depois, com o tempo, o basset vai se tornando mais calmo. Esse animal, apesar da aparência bonita, não aceita os comandos nada bem e pode ser bastante complicado de adestrar. O basset hound ainda é agressivo com visitantes quando em seu território, embora seja mais tranquilo ao sair pela rua.

Mais Sobre o Arlequim

Arlequim, na verdade, é uma cor exclusiva do chamado dogue alemão. Esse animal é um cachorro de grande porte, com no mínimo 80 centímetros quando macho e adulto – a fêmea é um pouco menor. Esse cão, apesar do tamanho, pode ser confundido com os outros tipos de animais alongados em alguns casos, já que também possui o corpo esticado, quase em forma de cilindro.

O dogue alemão é um animal imponente e elegante, sendo também a raça do cachorro mais alto de todo o planeta. A pelagem do dogue alemão é curta, podendo variar quando se trata de cores. Pelo fato de ter o pelo curto, o cachorro encontra facilidade para executar algumas tarefas e não costuma apresentar problemas com insetos parasitas. Todavia, apesar de grande, o dogue alemão possui um tempo médio de vida muito pequeno.

Dogue Alemão

Assim, esse cachorro pode viver por cerca de 8 ou 10 anos, mas não costuma passar muito disso. Logo, acaba sendo um dos motivos pelo qual as pessoas evitam comprar ou adotar animais da raça, ainda que sejam belos e tenham detalhes mais do que especiais. O cachorro costuma ser muito amoroso e dócil, mas não gosta tanto de cães desconhecidos em sua casa.

Saúde do Dachshund

A saúde do dachshund é um ponto interessante, já que, apesar de tão pequeno, o animal é muito forte. Dessa maneira, no fim das contas o dachshund consegue ser muito mais resistente a problemas. Assim, é interessante comparar o dachshund com o dogue alemão, já que o segundo é muito maior, com o dobro do tamanho, mas não consegue viver tanto quanto o teckel.

Porém vale lembrar que o dachshund pode apresentar problemas de saúde ao longo da vida, então é preciso ter atenção aos sinais que esse cão pode emitir. O principal problema envolvendo o dachshund está na coluna, já que o corpo alongado torna mais complicado se movimentar por grandes distâncias sem sofrer com dores. Subir ou descer escadas podem ser gatilhos para que o dachshund desenvolva problemas na coluna.

Ademais, o fato de o cão estar obeso pode ser um enorme problema, pois isso faz com que o peso sobre as pernas e sobre a coluna seja muito maior. Caminhar com frequência, além de brincar com o animal, pode fazer o tempo de vida do dachshund subir muito. No mais, uma alimentação balanceada tende a ser importante para a boa saúde da raça, então trate de adequar a forma de comer o seu cachorro para algo mais saudável.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *