Home / Animais / Tudo Sobre o Camelo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre o Camelo: Características, Nome Cientifico e Fotos

Este animal possui duas espécies: O Camelo Bactriano e o Dromedário, você conhece as diferenças entre eles? Saiba que apesar de semelhantes possuem peculiaridades que os tornam um pouco diferenciados!

Características do Camelo e Dromedário

Os pés tanto do Camelo como do Dromedário possuem apenas dois dedos, estes são responsáveis por não permitir que eles afundem nas areias do deserto.

Diretamente da Ásia e África, estes animais que podem chegar até 900 kg, vagam por aí com um caminhar bem lento. Apesar disso, eles são bem resistentes e conseguem percorrer longas distâncias sem perder a energia.

As pálpebras e os cílios destes bichos são capazes de repelir a poeira do deserto sem deixar que ela entre em seus olhos.

Os lábios tanto do Camelo quanto do Dromedário são tão grossos que mesmo ao comerem plantas espinhosas, estas não o machucam, portanto, podem consumir qualquer tipo de vegetação. Lembrando que o sistema digestivo deles possui a capacidade de reaproveitar alimentos da mesma forma que acontece com a vaca.

Da mesma maneira que as pálpebras e cílios, as narinas do Camelo e do Dromedário podem se abrir e fechar a qualquer momento e assim impedir as partículas de areia que são jogadas no ar pelo vento de entrarem no seu nariz.

Não sei se isso é novidade para você, mas confesso que eu não sabia da diferença entre as patas destes dois bichanos incríveis: eu descobri que as do Camelo são menores do que a do Dromedário.

Camelo Características

Outro mistério que me deixou surpreso foi o conteúdo dentro das corcovas: elas estão repletas de gorduras e não de água como a maioria das pessoas imaginam. Por isso é que podem ficar tanto tempo sem comida!

Desconheço algum local que tenha como finalidade a criação destes animais, mas caso exista, o custeio com eles deve ficar um pouco caro visto que consomem muita vegetação e ainda tomam uma quantidade enorme de água, cerca de uns 100 litros.

Você sabia que o leite destes bichos possui um baixo teor de lactose? Na Austrália, por exemplo, onde eles estão em grande número, as pessoas aproveitam para extrair o leite e também comer a carne deles. Este país já decretou estado de calamidade devido ao grande número de Camelos e Dromedários.

O pelo do Camelo é tão longo que chega a cobri-lo totalmente, ele serve para protege-lo contra as variações térmicas.

Quando você está assistindo um filme cujo a cena é no deserto com certeza logo pensa que está vendo o Camelo, na verdade o nosso ídolo do cinema é o Dromedário.

O Dromedário não possui tanta resistência como ocorre com o seu outro amigo, porém, mesmo assim, ele é bem forte, na verdade os dois são. O fato do Camelo ter duas corcovas e o Dromedário só uma, talvez justifique essa inferioridade de um perante o outro.

Embora estes animais não demonstrem um comportamento tão agressivo, o Camelo ainda pode ser considerado um animal selvagem, visto que ainda existem muitos bandos espalhados por aí. Já o Dromedário não possui esta mesma característica, ele já foi completamente domesticado.

Nome Cientifico

O nome dado pelos estudiosos destes animais é Camelidae, é super fácil de decorar!

Predador e Presa

Mesmo que não possuam inimigos declarados, ou seja, predadores, o Camelo juntamente com o Dromedário são um dos alvos prediletos dos leões, com seu andar lento não conseguem fugir destes famintos animais e acabam sendo devorados por eles.

O Caso Australiano

Eu já mencionei que na Austrália a população de Camelos e Dromedários é tão imensa que o país certa vez já decretou estado de calamidade por causa deles. Pois bem, mas sabia que além disso as autoridades Australianas desenvolveram ações com a finalidade de abater estes animais?

A justificativa que foi dada para este acontecimento era a de que os Camelos e Dromedários consumiam muita água e vegetação, sendo assim, a população humana se viu prejudicava pela alta devastação que esses bichos estavam causando. Para contar com a ajuda dos cidadãos australianos nesta operação, o governo decretou carta branca a caça destes animais.

É claro que houve um reboliço total, muitas entidades protetoras da fauna e flora se manifestaram alegando que aquela atitude era um verdadeiro banho de sangue.

Várias alternativas para cessar a matança destes animais apareceram, uma delas foi a de que os Camelos fossem transportados para outros países para que pudessem ajudar em atividades de transporte.

Não sei qual foi o desfecho desta situação, mas com certeza ainda vai render bastante assunto!

O Comportamento Deles

Pelo que pesquisei, vários estudiosos dizem que estes animais são bem fiéis e obedientes aos seus donos, mas mesmo assim podemos ver vídeos na internet em que estes bichos demonstram uma certa teimosia. E você o que acha, eles são realmente obedientes ou não?

A Família Camelidae

Dentro delas existem diversos outros animais que embora semelhantes aos Camelos, ainda possuem algumas pequenas particularidades. São eles: o Lhama, Guanaco, Alpaca e a Vicunha.

Saiba Um Pouquinho Sobre a Lhama

São chamados de Camelos do Novo Mundo e possuem uma estatura inferior à do nosso amigo anteriormente citado.

Em países como: Peru, Bolívia, Argentina, Chile e alguns outros, você poderá ver esta belezura de animal. O Lhama prefere ficar em regiões mais montanhosas e com muita água.

Somente a Bolívia concentra o maior número destes animais, eles vagam as regiões verdes em busca de pastagem, caso um dia você vá até este país poderá vê-los em grandes bandos andando pelas montanhas e planícies.

Estes animais são super famosos pela cuspida que dão nas pessoas quando se sentem ameaçados, lhe aconselho ver algum vídeo sobre este acontecimento, é super engraçado!

Assim como os Camelos, a Lhama é usada para transportar inúmeras mercadorias em suas costas, e ainda como seus amigos, pode percorrer longas distâncias.

Igualmente ao Camelo, o Lhama se alimenta de vegetações e é capaz de percorrer longos trajetos e subir montanhas bem altas para achar seus alimentos preferidos.

E aí, aprendeu bastante coisas sobre este animal? Espero que sim! Obrigado por ler nosso conteúdo e até a próxima!

 

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *