Home / Animais / Orangotango-do-Nordeste-do-Bornéu: Características e Fotos

Orangotango-do-Nordeste-do-Bornéu: Características e Fotos

Os primatas são seres muito mais variados do que se possa imaginar. Existe uma boa quantidade de espécies e subespécie espalhadas por praticamente todo o globo terrestre. Podemos ctar como exemplo, o orangotango-do-nordeste-do-bornéu, que se trata de um tipo de outra espécie de orangotango. E é sobre ele que vamos falar a seguir.

Importante salientar que o orangotango-do-nordeste-do-bornéu é uma subespécie do orangotango-de-bórneu. Este, por sua vez, é uma espécie de primata que vive na ilha de Bornéo, que fica localizada entre a Indonésia e a Malásia. de nome científico Pongo pygmaeus, ele faz parte do único gênero de grandes primatas asiáticos, ao lado do orangotango-de-sumatra.

Principais Características da Espécie Principal: O Orangotango-de-Bórneu

Além disso, o orangotango-de-bórneu é o terceiro primata mais pesado do mundo atualmente. Fora que eles também são os maiores animais arborícolas da Terra, ou seja, que vivem em árvores. Mesmo medindo somente 1,4 m de altura mais ou menos, as subespécies desse primata (incluindo a do nordeste) pode chegar a 100 kg de peso. No entanto, em cativeiro, já foram registrados animais que tinham mais de 150 kg.

 

O habitat desses animais são as florestas tropicas das planícies localizadas em Bornéo. Mas também podem ser encontrados em áreas montanhosas com até 1.900 m de altitude. Se é para encontrar árvores frutíferas que deem abrigo e alimento, esses animais podem percorrer longas distâncias sem nenhum problema.

Principais Características da Subespécie Orangotango-do-Nordeste-do-Bornéu

De nome científico Pongo pygmaeus morio, essa subespécie vive em duas localidades distintas: a Kalimantan Oriental (que é a segunda maior província da Indonésia) e o Sabah o segundo maior estado da Malásia). Entre os alimentos preferidos desse animal, estão frutas, sementes, folhas, ovos de pássaros, flores, e mais qualquer outra coisa que possam encontra nas árvores que frequentam.

Assim como as outras subespécies do orangotango-de-bórneu (o orangotango-do-noroeste-de-bornéu e o orangotango-do-bornéu-central), a do nordeste está entre os maiores espécimes desse tipo de primata, principalmente em relação aos de Sumatra e de Tapanuli.

Características da Subespécie Orangotango-de-Bórneu
Características da Subespécie Orangotango-de-Bórneu

No total, são milhares de indivíduos desse animal espalhados na Indonésia e da Malásia. Mesmo assim, é inegável que esse tipo de orangotango vem diminuindo bastante a sua população no decorrer desses anos recentes. Um dos principais motivos é, sem dúvida, o desmatamento, em especial, das árvores frutíferas. Como são justamente elas que garantem alimentação e abrigo pra esses orangotangos, quanto menos dessas árvores, menos desses orangotangos têm condições de sobreviver.

E relação à expectativa de vida, pouco se sabe quanto tempo exatamente esses animais vivem, porém, em cativeiro, eles podem chegar a 50 anos de idade mais ou menos. A maturidade sexua é bem variada, tanto em relação a machos e fêmeas, quanto em se tratando do habitat, se na natureza ou em cativeiro. Por exemplo, geralmente, as fêmeas atingem a maturidade com 11 anos, mas em cativeiro, essa mesma maturidade sexual pode chegar aos 7 anos.

Alguns Hábitos Dessa Subespécie de Orangotango

Assim como boa parte dos orangotangos, este aqui possui um comportamento solitário, e esse tipo de atitude pode se explicar pelo fato de que a competição por alimentos pode ser bem intensa, especialmente em épocas do ano onde a comida é um pouco mais escassa. Ou seja, é cada um por si, literalmente.

Em algumas ocasiões, quando se trata de migrar para conseguir alimento, o máximo que pode acontecer são as fêmeas viajarem com seus filhotes, ou, em momentos muito especais, acompanhada de um macho da mesma subespécie.

Outra questão bem interessante que se verifica não somente no orangotango-do-nordeste-do-bornéu, mas em todos os outros orangotangos, é que esse animal é bastante inteligente em cativeiro, podendo aprender a usar ferramentas dos mais diversos tipos. Isso sem contar que em alguns casos esse orangotango pode aprender a usar língua de sinais, além de imitar certas atitudes nossas.

População dos Orangotangos-de-Bornéu Cada vez Mais em Perigo

Ano passado, a revista Current Biology publicou um estudo que confirma o que já era uma desconfiança há muito tempo: Os orangotangos-de-bórneu, especialmente os do nordeste, estão desaparecendo de seus habitats. Na realidade, desde 1999, os orangotangos-de-bórneu foram reduzidos à metade.

Esse estudo também revelou uma das principais causas do desaparecimento sistemático desses animais: a derrubada de árvores inteiras com o objetivo de obter materiais como madeira, papel, óleo de palma, ou simplesmente abrir espaço para atividades de mineração.

Outro fator que também contribui para essa situação alarmante é o fato da caça ilegal a esses orangotangos ainda ser bastante difundida por aqueles países. No geral, o declínio da população desses primatas em Bornéo representa 53% de mortes desses espécimes. Amplamente falando, estima-se que existem entre 70 mil e 100 mil animais restantes em toda a ilha.

Se o ritmo dessa situação continuar, pesquisadores estimam que nos próximos 35 anos mais 45 mil orangotangos-de-bórneu desapareçam completamente da regão.

Certas Curiosidades a Respeito do Orangotango-do-Nordeste-do-Bornéu e dos Orangotangos em Geral

Os orangotangos em geral compartilham inacreditáveis 97% do seus DNA com os seres humanos. É por isso que, entre outras coisas, é possível notar muitas semelhanças de comportamento entre eles e nós, como é o caso da emoção e da inteligência, só pra ficar nas características mais óbvias. Pra se ter uma ideia, orangotangos adultos equivalem a sua inteligência com a de uma criança humana de seus 3 ou 4 anos de idade. Fora que esses animais são dotados de autoconsciência, planejamento e imitação.

Essa inteligência desse primata se explica por vários aspectos. Um deles é o fato do orangotango se alimentar de inúmeras espécies de plantas. Devido aos seu cardápio variado, é normal que ele tenha desenvolvido uma grade inteligência para que pudesse memorizar quais plantas comer, e quais deveriam ser deixadas de lado, por serem venenosas ou algo do tipo. Isso sem contar o fato de terem tido que aprender a memorizar um mapa completo das florestas onde vivem, sabendo que árvore dará frutos em qual época do ano.

O fato do orangotango-do-nordeste-do-bornéu estar ameaçado de extinção devido ao desmatamento de seu habitat é algo bastante lógico, visto que a Indonésia e a Malásia produzem 90% do óleo de palma consumido no mundo, o que leva à exploração dos locais onde esses orangotangos vivem.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *