Home / Animais / Samoieda Gigante: Características, Personalidade e Fotos

Samoieda Gigante: Características, Personalidade e Fotos

O Samoieda  Gigante é um cão feliz e bem-humorado pesando cerca de 30 kg. e medindo em torno de 30 cm. com uma expectativa de vida em torno dos 14 anos cujo gosto e apego pelos humanos provavelmente deriva de sua íntima associação com o povo Samoyede que desenvolveu a raça há milhares de anos na Península de Taimyr, na Sibéria.

Os cães puxavam trenós, reuniam renas, ajudavam nas caçadas e protegiam o Samoyede contra predadores. Os cães também viviam com o povo, brincavam com as crianças e ajudavam a mantê-los aquecidos no clima frio.

Samoieda Gigante:

História

O Samoieda viajou para fora da Sibéria no final do século XIX e início do século 20 para puxar trenós em expedições polares, incluindo a famosa viagem de Sir Ernest Shackleton à Antártida. Estes cães sofreram terríveis dificuldades junto com os exploradores que eles ajudaram. Apenas os cães mais fortes e mais aptos sobreviveram a essas expedições.

Samoieda Gigante: Características

Junto com sua graciosidade, a característica definidora do Samoieda é sua cobertura branca super grossa. Nos meses de inverno, é tão densa que você mal consegue enxergar a pele por baixo – o que significa muita queda de pelos na primavera. E, acredite ou não, a “lã” samoieda é uma das favoritas dos tecelões; a lã é cardada, fiada e tecida ou tricotada em roupas bonitas e quentes.

Os proprietários devem ser diligentes para garantir que os pelos não se embaraçam. É preciso escovar o cão e aspirar sua casa diariamente e como você pode imaginar a quantidade de cabelo branco ao redor da casa, no quintal, na mobília, e preso à sua roupa pode ser bem grande, mas vale a pena. Um Samoieda bem cuidado é um colírio para os olhos.

Samoieda Gigante Característica

Samoieda Gigante: Personalidade

Tão amigável e inteligente como esta raça é, o Samoieda é um desafio seu dono. Ele pode ser um cão barulhento, expressando seus gostos e desgostos com  uivos ou latidos. É melhor manter esse cão de trabalho sempre ocupado, caso contrário, ele provavelmente recorrerá a comportamentos irritantes ou destrutivos , como cavar, pular a cerca, entrar no lixo ou mastigar sapatos.

Seu instinto de caça é forte, então é difícil para ele resistir a perseguir esquilos, coelhos ou até mesmo gatos. Mesmo um Samoieda bem treinado  pode se deixar levar pelos seus instintos primitivos, no fundo, o Samoieda ainda é um caçador. Ele é capaz de perseguir pequenos animais que ele percebe como presa.

O Samoieda ativo não é adequado para a vida de apartamento ou condomínio. Uma casa com um quintal grande e seguro é a melhor escolha. Porque o Samoieda é um cão de trabalho , ele precisa de espaço para se exercitar e brincar.

Treinamento

Treinar o Samoieda também é um desafio. Esta raça é inteligente e aprende rapidamente, mas você deve administrar o treinamento com a atitude certa. Dê a ele algo para descobrir; não o aborreça com repetição; Agilidade e rastreamento tornam perfeitos “exercícios de pensamento” para o Samoieda. O Samoieda não gosta de ficar sentado – ele gosta de estar ocupado. Mantê-lo ativo com caminhadas, jogos, caminhadas e esportes caninos.

Como todo cão, o Samoieda precisa de socialização precoce – exposição a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes – quando são jovens. A socialização ajuda a garantir que seu filhote de Samoieda cresça para ser um cão bem comportado.

Onde Adquirir

Para obter um cão saudável, nunca compre um filhote de cachorro de um criador irresponsável, fábrica de filhotes ou loja de animais. Procure por um criador respeitável que testa seus cães reprodutores para se certificar de que eles estão livres de doenças genéticas que podem passar para os filhotes, e que eles têm temperamentos sólidos.

Como Escolher

O temperamento é afetado por vários fatores, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização . Filhotes com temperamentos agradáveis são curiosos e brincalhões, dispostos a se aproximar das pessoas e serem mantidos por eles. Ao escolher um filhote de cachorro descarte aqueles que estão batendo em seus irmãos de ninhada e aqueles que estão timidamente se escondendo nos cantos.

Procure conhecer pelo menos um dos pais – geralmente a mãe é a que está disponível – para garantir que este tenha um bom temperamento com o qual você se sinta confortável. A observação do comportamento dos irmãos ou outros parentes dos pais também é útil para avaliar o que um cachorro será como quando ele crescer.

Saúde

Os samoiedos são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, são propensos a certas condições de saúde. Nem todos os samoiedos terão uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando essa raça.

Em Samoiedas, você deve verificar entre seus ascendentes, antes de adquiri-los, históricos parentais para displasia da anca, displasia do cotovelo, hipotireoidismo e  trombopatia que são doenças genéticas.

Cuidados

Você precisará ter um cuidado especial se estiver criando um filhote de Samoieda. Como muitos cães de raças grandes, o Samoieda cresce rapidamente entre a idade de quatro e sete meses, tornando-os suscetíveis a distúrbios e lesões ósseas. Eles se dão bem com uma dieta de baixa qualidade e baixa caloria que os impede de crescer muito rápido.

Além disso, não deixe seu filhote de Samoieda correr e brincar em superfícies duras (como o pavimento), pular excessivamente ou puxar cargas pesadas até que ele tenha pelo menos dois anos e suas articulações estejam completamente formadas. O jogo normal na grama é bom, assim como as aulas de agilidade de filhotes com saltos altos de uma polegada.

Alimentação

O quanto o seu cão adulto come depende do seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade. Cães são indivíduos, assim como pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão preguiçoso.

A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz a diferença – quanto melhor a ração para cachorro, mais ela vai nutrir o seu cão e menos quantidade você precisará colocar na tigela do cachorro. Em média a quantidade diária recomendada é de no máximo 2,5 xícaras de alimentos secos de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições.

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *