Home / Animais / Lacraia e Centopeia: Habitat, Nicho Ecológico e Como Evitar

Lacraia e Centopeia: Habitat, Nicho Ecológico e Como Evitar

Animais que causam certo desconforto nem sempre são grandes e com garras e dentes afiados. Para alguns, um simples inseto pode gerar um medo, pavor e nojo mesmo sendo inúmeras vezes menor que nós. Os motivos são vários, desde sua aparência, quanto ao fato de alguns possuírem venenos ou comportamentos diferentes.

Um desses animais é a lacraia, que acaba deixando muita gente perturbado quando do nada aparece no banheiro ou quintal da gente. A maioria das pessoas acha que ela é algo extremamente perigoso e que nunca se deve toca-las, mesmo que isso seja realmente verdade, e o ideal seja evitar contato, as pessoas tendem a exagerar um pouco.

Ninguém costuma estudar mais afundo sobre esse animal, e é por isso que hoje iremos falar especificamente sobre as lacraias e centopeias. Para que na próxima vez você esbarrar com uma, saiba exatamente sobre suas características físicas, químicas e morfológicas, além de seu comportamento e perigo.

Centopeia e Lacraia São a Mesma Coisa?

Apesar de muitos acharem o contrário, centopeia e lacraia são sim a mesma coisa. O nome correto mesmo é lacraia, centopeia foi utilizado há muito tempo quando se acreditava que todas elas possuíam 100 patas. Isso foi desmentido com o tempo, em que perceberam que cada uma possuía uma quantidade diferente de pares de patas.

Então, pode-se dizer que, centopeia é um nome incorreto e vulgar de chamar a lacraia. Mas são sim, a mesma coisa.

Características Físicas

Agora que compreendemos que elas são basicamente a mesma coisa, podemos explicar e mostrar mais sobre suas características. Elas fazem parte do grupo de quilópodes, que possuem um corpo quitinoso (cheio de quitina), que é dividido em cabeça e tronco. Seu tronco é articulado e achatado, podendo filiforme ou redondo.

A característica do formato de seu corpo é importante para facilitar a locomoção do animal. Possuem pares de pernas por todo o segmento de seu tronco, a quantidade de pares varia entre 15 a 23 pares, dependendo do tipo e de outros fatores. Sua cabeça possui um par de antenas, que estão próximas da onde ficam as glândulas de veneno.

Possuem uma coloração que vai desde vermelho até amarelo e azul. O seu tamanho pode chegar a no máximo 26 centímetros de comprimento, raramente passando disso. São animais carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais. Sua dieta é baseada em minhocas, baratas grilos e outros artrópodes de pequeno porte. Mas caso encontrarem, podem comer cobras, aves e outros animais.

Lacraia e Centopeia Características Físicas
Lacraia e Centopeia Características Físicas

Elas possuem hábitos noturnos, para evitar predadores e também o dessecamento. Além das garras de veneno, também possuem no último par de patas, um aparelho que pica e pode até matar certo animal. Os órgãos sensoriais desse animal ainda é um mistério na comunidade científica, e está em estudos aprofundados para entende-los melhor.

Habitat e Nicho Ecológico

O habitat de um animal, é basicamente onde eles se encontram, seu endereço de forma simples. As lacraias estão muito bem distruibuídas pelo mundo, especialmente nas regiões temperadas e tropicais. Elas ficam escondidas a maior parte do dia, em lugares como pedras, cascas de árvores, ou até um próprio sistema de galerias no solo.

Para um lugar ser o esconderijo perfeito para as lacraias basta ser úmido e não ter incidência da luz solar. Isso porque, elas precisam manter-se longe, evitando dessecarem, por isso, lugares úmidos são ideais. Com hábitos noturnos, elas vão atrás de sua comida, totalmente solitárias, não costumam viver em grupos.

Lacraia Enrolada em Cima de uma Folha
Lacraia Enrolada em Cima de uma Folha

Um fato interessante sobre esse animal, é que ao andar pelo solo, ela vai cavando buracos para passar e logo depois vai os fechando. Isso ajuda a fazer com que outros predadores não a sigam. Quanto sua reprodução, essa ocorre em diversos meses do ano, dependendo do lugar em que ela habita. Após engravidar, a lacraia utiliza uma prática parecida com a das aranhas, e tece uma teia, onde ela coloca os ovos.

Como Evitar Lacraias/Centopeias

Evitar Lacraias Dentro de Casa
Evitar Lacraias Dentro de Casa

Por produzir e atacar com seu veneno em duas formas diferentes, é preciso ter muito cuidado com as lacraias. Algumas espécies tendem a ser um pouco mais perigosas que as outras. Mas nenhuma consegue de fato causar um estrago muito grande, e muito menos levar a morte. Bebês e crianças necessitam de uma atenção especial, por serem mais delicados.

Para evitar esses animais, o primeiro passo é inspecionar o local, a melhor forma é contratando alguém que tenha experiência com pragas desse tipo. Depois disso, pulverizar toda a casa e os quintais, que também só deve ser feito com profissionais, que saberão a quantidade e o grau do produto a ser utilizado.

No dia a dia, é ideal manter a casa e o quintal completamente limpa, aparando toda a vegetação em volta com muita frequência. Evitar acumular lixo, principalmente os de varredura, que são folhas, gravetos. Se você não tiver o controle de terrenos em volta de sua casa, utilize coisas para vedar sua casa.

Vede frestas, portas, janelas, e também os ralos de banheiro, que muitas vezes também encontram-se as lacraias e na realidade é a melhor forma de elas entrarem. Existem ralos próprios que você pode fechar logo após utiliza-los durante o banho. Isso ajuda a evitar outros bichos peçonhentos, como as baratas.

Esperamos que o post tenha te ajudado a saber um pouco mais sobre esse animal. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e suas dúvidas, ficaremos felizes em te ajudar. Leia mais sobre lacraias, centopeias e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Tipos De Abelhas Sem Ferrão

Você possui algum tipo de alergia? É provável que você possua pelo menos uma, mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *