Home / Animais / Urso Marsicano: Características, Peso, Tamanho, Onde Vive e Fotos

Urso Marsicano: Características, Peso, Tamanho, Onde Vive e Fotos

Neste artigo falaremos mais detalhadamente sobre o urso marsicano, uma subespécie do urso pardo que com certeza não é tão conhecida assim, mas mesmo assim possui uma importância global muito grande e características peculiares e muito interessantes.

Além disso, no fim do texto falaremos algumas curiosidades sobre os membros da família Ursidae no geral, o que significa que você não lerá apenas sobre o urso marsicano, mas também sobre muitas outras espécies que fazem parte da família dos ursídeos.

Portanto, continue lendo para aprender cada vez mais de uma maneira dinâmica, concisa e ao mesmo tempo confiável. Além de tudo isso, você ainda verá fotos do animal para ilustrar ainda mais seus conhecimentos e dinamizar tudo!

Urso Marsicano – Peso e Tamanho

O nome científico do urso marsicano é Ursus arctos marsicanus, enquanto o nome científico da sua espécie originária (ou seja, do urso pardo) é Ursus arctos. Por conta dessa relação de parentesco tão próxima, nós podemos pensar – de forma errada – que ambos os animais possuem o mesmo tamanho e as mesmas características físicas, o que não é verdade.

O urso marsicano tende a ser bem menor do que praticamente todas as outras espécies de urso, mas cabe dizer também que isso não significa de modo algum que ele é pequeno; pelo contrário: ele continua sendo maior do que a maioria dos seres humanos.

Ursus Arctos Marsicanus

Essa subespécie possui pesos diferentes para a fêmea e o macho, a primeira pode chegar a pesar menos de 150kg, enquanto o segundo pode chegar a pesar pouco mais de 200kg. Quanto a sua altura, ela é bem imponente: chega a beirar os 2 metros quando o animal fica de pé.

Apesar de seu grande tamanho, é bem visível que o urso marsicano é bem pequeno quando o comparamos com os outros membros de sua família, mas isso não faz com que ele seja menos interessante!

Onde o Urso Marsicano Vive?

O urso pardo está presente em três continentes diferentes e é a espécie de ursídeo com maior número de exemplares na natureza. Já por outro lado, a subespécie do urso marsicano está presente em pouca quantidade na natureza.

O urso marsicano encontra-se ameaçado de extinção na natureza, o que significa que ele está classificado como CR (critically endangered – em perigo crítico) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, e sua espécie precisa ser preservada em cativeiro.

Naturalmente, ele pode ser encontrado em diversas regiões da Itália, na Europa; mas atualmente todos os seus 50 exemplares existentes podem ser encontrados no Parque Nacional de Abruzzo, região da Itália onde o animal vive e onde biólogos estão trabalhando para conseguir preservar a espécie da melhor maneira possível.

Logo, o urso marsicano pode ser encontrado na Europa, porém em pequena quantidade no Parque Nacional e praticamente em nenhuma quantidade livre na natureza, principalmente por conta da caça ilegal que ele sofria muito.

Características Gerais do Urso Marsicano

Com certeza até aqui você já se surpreendeu muito com diversas informações sobre o urso marsicano, não é mesmo? Vamos ver agora algumas outras características interessantes sobre esse animal.

  • Hábitos alimentares

O urso marsicano segue os hábitos alimentares de um animal onívoro, o que significa basicamente que as carnes não são os únicos elementos da sua alimentação. Basicamente, essa subespécie se alimenta tanto de carne quanto de insetos e frutas, na verdade ele tende a preferir as frutas com relação às carnes, o que é algo muito interessante de se observar.

Além de tudo, ele também ama mel como a grande maioria dos ursos, esse não é um estereótipo criado pela televisão.

  • A hibernação

Um fato curioso sobre a hibernação do urso marsicano é que ela não ocorre de maneira direta. Isso significa basicamente que ele acorda durante algumas vezes ao longo da hibernação, claro que isso não ocorre sempre, mas ocorre. Isso é muito interessante pois a grande maioria dos ursos para completamente as suas atividades por muitos meses e não acordam de jeito nenhum durante o período de hibernação.

  • Reprodução

O período de gestação do urso marsicano pode durar cerca de 180 dias, sendo que as fêmeas possuem entre 1 a 4 filhotes, que serão completamente dependentes dela para viver, pelo menos nos primeiros meses. A expectativa de vida para esse urso é de 35 anos; porém, devemos lembrar que atualmente a subespécie existe apenas sendo criada em cativeiro.

Curiosidades Sobre os Ursos

Agora que já vimos todas essas informações científicas, vamos ver um pouco mais de curiosidades sobre os ursos de uma maneira geral e bem descontraída; assim você aprende de uma maneira mais prática e também aprende muitos fatos interessantes sobre esses animais tão encantadores!

  • Existem apenas 8 espécies de ursos no planeta Terra;
  • O urso de óculos (Tremarctos ornatus) é a única espécie da família Ursidae encontrada na América do Sul;
  • Os ursos realmente gostam de mel;
  • Algumas espécies de ursos machos comem seus filhotes quando eles nascem, reduzindo muito o número de exemplares na natureza;
  • A audição e a visão dos ursos não é boa, mas para compensar eles possuem um olfato extremamente aguçado, perfeito para encontrar alimento e caçar;
  • Os ursos são animais com grande expectativa de vida, infelizmente nos dias atuais isso está mudando por conta da caça, mas naturalmente eles vivem por muitas décadas;
  • Quando urso está hibernando, ele tende a respirar apenas 1 ou 2 vezes por minuto; além disso, seu coração bate apenas 4 vezes no mesmo minuto (tudo isso com o intuito de economizar energia);
  • Atualmente, 6 espécies de ursos estão ameaçadas de extinção, sendo que todas são resultado da ação humana.

Você já conhecia alguma dessas curiosidades? Poderia imaginar tantos fatos interessantes sobre esses animais? Quem diria que o urso realmente gosta de mel e isso não é invenção dos desenhos animados, não é mesmo? Por isso é tão importante aprender cada vez mais sobre os animais!

Quer saber mais sobre o urso marsicano e sua relação com o urso pardo? Temos o texto perfeito para você! Leia também em nosso site: Diferenças e Semelhanças do Urso Pardo e Urso Marsicano

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *