Home / Animais / Diferenças e Semelhanças do Urso Pardo e Urso Marsicano

Diferenças e Semelhanças do Urso Pardo e Urso Marsicano

Os ursos são animais muito adorados pela maioria das pessoas, principalmente por estarem muito presentes em programas de TV – desde desenhos até filmes mais maduros, o que faz com que eles sejam animais muito vistos ao longo de toda a nossa vida.

Porém, pensar que os ursos são todos iguais e não se diferenciam entre si está muito errado. Principalmente porque muitas pessoas não sabem que o termo “urso” se refere apenas à família Ursidae, e não a todas as espécies de ursos que fazem parte dessa família.

Portanto, neste artigo iremos diferenciar detalhadamente dois ursos diferentes: o urso marsicano e o urso pardo; para isso, primeiro iremos caracterizar cada um deles separadamente e depois falaremos as diferenças e semelhanças existentes quando comparamos cada um deles.

Por isso, para entender ainda mais sobre esse animal tão querido, continue lendo!

O Urso Marsicano

O urso marsicano pode também ser conhecido popularmente como urso pardo apenínico, sendo que seu nome científico é Ursus arctos marsicanus. Para bom entendedor, meia palavra basta; apenas pelo nome científico do animal já podemos perceber que na verdade ele se trata de uma subespécie do urso pardo, já que a espécie do urso pardo é denominada Ursus arctos.

Esse urso é nativo da Itália e atualmente pode ser encontrado na região do Parque Nacional de Abruzzo, onde sua espécie está sendo preservada cuidadosamente por conta do grande decréscimo populacional de ursos marsicanos, como explicaremos a seguir.

Quanto ao tamanho do urso marsicano, o macho tende a ser maior do que a fêmea, já que ele pode chegar a pesar 220kg enquanto a fêmea pode chegar a pesar apenas 140kg. Quando ele encontra-se de pé, chega a medir 2 metros de altura, tornando-se um animal extremamente imponente.

Quanto à sua alimentação, o urso marsicano possui hábitos onívoros, o que significa que ele se alimenta de frutas e carne. A verdade é que ele come fruta grande parte do tempo, e come carne apenas em raras exceções, como nas épocas em que as árvores não estão dando bons frutos e falta alimento para o animal.

Um fato interessante sobre o urso marsicano é que, diferente de muitas espécies de urso, o marsicano não possui uma hibernação direta durante o inverno, o que significa que ele acorda algumas vezes durante o período de hibernação (que dura longos meses).

A região de Abruzzo – na Itália – é onde o urso habita atualmente, já que ele está sendo preservado no Parque Nacional, onde existem apenas mais 50 exemplares dessa subespécie. Por esse motivo, o urso marsicano está classificado como CR (critically endangered – em perigo crítico) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, e sua espécie precisa ser preservada em cativeiro.

O Urso Pardo

O urso pardo é chamado cientificamente de Ursus arctos, e é a espécie de urso mais destribuída geograficamente, estando presente em diversos países de três continentes diferentes (América, Ásia e Europa), o que significa que ele existe em grande número na natureza.

Esse é um animal grande tanto em peso quanto em tamanho, isso porque pode chegar a medir 3 metros de altura quando esté em pé e pesa cerca de 210kg no caso dos machos e 150kg no caso das fêmeas, sendo que no Alasca foi encontrado um exemplar macho que pesava mais de 750kg, apesar de ser uma exceção.

Além disso, podemos dizer que a alimentação do urso pardo é onívora, o que significa que ele se alimenta não apenas de carne, mas também de frutos diversos. Geralmente, ele pode acabar se tornando agressivo ao encontrar seres humanos, pois entende a nossa presença como uma presa, e sua tendência é atacar.

Por fim, podemos dizer que o urso pardo realmente existe em grande número na natureza e por isso ele está classificado como LC (least concern – pouco preocupante) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Diferenças Entre O Urso Pardo E O Urso Marsicano

Agora que já vimos ambos animais separadamente, vamos analisá-los para entender um pouco mais sobre suas diferenças.

  • Peso e tamanho

O peso e o tamanho dos dois ursos é diferente. Isso porque, como viemos, o urso pardo pode pesar pouco mais ou igual ao urso marsicano, mas ele é até 1 metro mais alto quando está em pé, o que significa que o urso pardo acaba sendo um animal mais imponente do que o urso marsicano.

  • Classificação na IUCN
    IUCN
    IUCN

Enquanto o urso marsicano habita apenas o Parque Nacional de Abruzzo na Itália com apenas 50 exemplares da espécie, o urso pardo está presente em diversos continentes e não sofre nenhum risco de extinção. Portanto, o urso marsicano existe em menor quantidade e com certeza é bem mais raro de ser encontrado do que o urso pardo.

  • Personalidade

A personalidade dos dois ursos é diferente. Isso porque, como dissemos, o urso pardo tende a atacar seres humanos como forma de presa, enquanto o urso marsicano possui uma personalidade mais calma e prefere se alimentar de frutos mesmo quando existem seres humanos ao seu redor.

Semelhanças Entre O Urso Pardo E O Urso Marsicano

Não podemos esquecer que, apesar das diferenças, esses são animais com muitas semelhanças. Por isso, vamos ver agora algumas.

  • Alimentação

Ambos possuem hábitos alimentares onívoros, o que significa que se alimentam não apenas de carne, mas também de diversos frutos.

  • Parentesco

Mesmo com todas as diferenças existentes, não podemos esquecer de que o urso marsicano é na verdade uma subespécie do urso pardo, o que significa que biologicamente falando eles são muito parecidos até chegar na classificação de espécie, um ponto já bem alto na classificação científica.

Por isso, o parentesco bem próximo existente entre os dois animais com certeza reforça diversas semelhanças quanto à classificação científica e às outras características físicas existentes nos animais.

  • Pelagem

A pelagem de ambos possui coloração próxima ao marrom.

E aí, você sabia todas essas diferenças e semelhanças? Quer saber um pouco mais sobre o urso pardo? Não se preocupe! Leia também em nosso site: Urso Pardo – Tamanho, Curiosidades, Peso, Onde Vive e Fotos

Veja também

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *