Home / Animais / Urso Pardo: Tamanho, Curiosidades, Peso, Onde Vive e Fotos

Urso Pardo: Tamanho, Curiosidades, Peso, Onde Vive e Fotos

Conhecer a fauna que faz parte do nosso planeta é essencial para que entendamos como a natureza e as relações entre os seres vivos funcionam de maneira eficaz.

Porém, isso pode não ser tão fácil quando levamos em conta a quantidade de animais existentes em nosso planeta, principalmente no Brasil, onde a fauna é riquíssima e a variedade de espécies animais é imensa.

Por esse motivo, é necessário e interessante que você estude cada animal de maneira singular, mesmo que apenas as informações básicas; dessa forma, você saberá reconhecê-los na natureza e ao mesmo tempo irá ampliar o seu conhecimento sobre as mais diversas espécies.

Portanto, neste artigo iremos falar especificamente sobre o urso pardo; qual o seu tamanho, qual seu peso, onde ele vive, e muitas outras curiosidades e características desse animal tão adorado.

Urso Pardo – Classificação Científica

Antes de mais nada, conhecer a classificação científica de um animal é essencial para os pesquisadores e estudiosos, já que dessa forma podemos entender mais a fundo diversas características da espécie, como ela se divide e até mesmo podemos prever a extinção de um animal.

Por esse motivo, vamos mostrar agora qual é a classificação científica do urso pardo para que você conheça o animal de maneira mais científica.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: Ursus arctos

Como podemos perceber, o urso pardo é um animal com características alimentares de um mamífero carnívoro, isso porque ele faz parte da classe Mammalia e da ordem Carnivora, como mostra a classificação científica acima.

Além disso, podemos perceber que ele divide espaço com outros ursídeos na família Ursidae, portanto é possível concluir que diversos outros gêneros pertencem a essa família além do Ursus (gênero do urso pardo).

Por fim, é possível concluir que seu nome é formado pelo gênero + espécie do animal, e por esse motivo o nome científico do urso pardo é Ursus arctos, que é o mesmo nome de sua espécie; já que a designação “urso pardo” é apenas popular.

Características Físicas (Tamanho E Peso)

Urso Pardo de Pé
Urso Pardo de Pé

O urso pardo é conhecido por ser um animal de grande porte e imponente, o que é verdade.  É claro que existe uma variedade de animal para animal, e por isso fica difícil definir uma média de peso para o urso pardo; com isso, cientistas afirmam que o peso do animal está entre os 80kg e os 600kg, sendo que as fêmeas pesam menos que os machos.

Para não falarmos apenas do seu grande peso, também podemos destacar que o urso pardo possui um tamanho que faz com que ele se destaque no meio animal sem muitos esforços – ele pode medir entre 70cm e 150cm, sendo que as fêmeas também são menores que os machos e o tamanho irá variar dependendo do animal.

Além do tamanho e do peso, o urso pardo possui características físicas muito interessantes, que podem ser utilizadas para reconhecê-lo no meio animal ou apenas com fins de estudo.

Quanto à cor do animal, não podemos definir apenas uma. Isso porque ela tende a variar muito dependendo da subespécie, então podemos apenas destacar que o urso pardo pode possuir a pelagem branca, dourada ou castanha-escura; e a única característica comum a todas as espécies é que a pelagem tende a ser bem espessa.

Onde O Urso Pardo Vive?

Casal de Urso Pardo na Floresta
Casal de Urso Pardo na Floresta

Depois de conhecer suas características físicas, é interessante saber onde essa espécie habita na natureza, já que nosso planeta é muito grande e pode ser complicado descobrir essa informação por conta própria sem a ajuda da ciência.

Podemos considerar que a distribuição geográfica do urso pardo é até bem abrangente, já que ele pode ser encontrado em mais de um continente em diversos países, mais especificamente na Sibéria, no Alasca, no México (na parte norte), no Himalaia e na África (também na parte norte).

Portanto, é possível percebermos que o urso pardo é um animal que possui mais de um habitat, o que acaba tornando-o muito interessante pois seus hábitos mudam bastante de acordo com a parte geográfica que ele habita.

Urso Pardo – Curiosidades

Além de todas essas características que citamos acima, ainda podemos destacar muitas curiosidades sobre o urso pardo que servem para ampliar ainda mais seus conhecimentos e ver um animal de uma maneira menos científica, mas sim mais interessante e apenas a caráter de conhecimento.

Portanto, vamos listar agora algumas curiosidades interessantes sobre o urso pardo que você provavelmente não irá mais esquecer, já que elas são bem diferentes das características científicas que citamos anteriormente.

  • O urso pardo não possui uma visão bem desenvolvida, mas essa falta é compensada por uma audição e um olfato muito bons (sendo que o olfato é o sentido mais aguçado desse animal) – isso porque com a evolução esses animais acabaram desenvolvendo audição e olfato melhores, já que eles são mais necessários para a sobrevivência da espécie;
  • Ele vive em média 27 anos na natureza e possui hábitos solitários, com exceção da fêmea que tende a formar bandos e viver meses juntas;
  • O urso pardo é conhecido como “carnívoro arrependido” já que apesar de possuir uma alimentação naturalmente carnívora, ele tende a se alimentar na maior parte do tempo de plantas e resolve caçar apenas quando é necessário para sobrevivência;
  • O animal pode possuir hábitos agressivos, sendo que geralmente as subespécies europeias são menos ou nada agressivas, tudo isso por conta da diferença de habitat;
  • Ele tende a se reproduzir durante a primavera, já que as fêmeas entram na época de cio apenas duas vezes ao ano.

Todas essas curiosidades tornam o estudo do urso pardo muito mais interessante e dinâmico, não é mesmo? Com certeza você não conhecia muitas delas, já que são coisas que não podemos imaginar sobre um animal tão grande e imponente e também características que não encontramos em livros de ciência.

Quer saber um pouco mais sobre o urso pardo e não sabe onde procurar informações? Não se preocupe, nós temos o texto certo para você. Leia também em nosso site: Diferenças e Semelhanças do Urso-Pardo e Urso-de-Kodiak

Veja também

Furão Tourão: Características, Filhotes, Nome Científico e Fotos

O furão tourão é um nome muito comum usado para se referir ao furão, um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *