Home / Animais / Aranha Caranguejeira é Venenosa? Sua Picada é Dolorida?

Aranha Caranguejeira é Venenosa? Sua Picada é Dolorida?

As aranhas (e as cobras) dão às pessoas um medo muito grande. Há algo em ter muitas pernas (ou pernas insuficientes) que realmente irrita as pessoas.

O fato de algumas serem venenosas expõe ainda mais nossos medos! E, quanto maiores elas são, o pior nós tendemos a sentir sobre elas. Vamos falar sobre uma das maiores aranhas do mundo.

O Brasil é um dos países onde mais há aranhas no mundo. Só para você ter ideia, os Estados Unidos e o Canadá abrigam mais de 4.000 espécies de aranhas. A Austrália é a campeã nesse quesito. Nem se sabe ao certo quantas espécies habitam lá.

Um Pouco mais Sobre as Aranhas Caranguejeiras

Fisicamente, não tem nenhum padrão dramático e é bastante inexpressiva sua coloração clara a marrom-escura. É a maior aranha por massa, pesando tanto quanto dois baralhos de cartas.

Pela perna, é na verdade a segundo maior, mas 27 centímetros não são nada para zombar: Ela ocuparia a maior parte de um prato de tamanho padrão.

(Se você está se perguntando qual é a maior aranha por perna, é a aranha-caçadora-gigante do Laos. Ela bate na aranha caranguejeira por um centímetro extra de extensão de perna).

Aranha Caranguejeira

É uma espécie nativa da América do Sul. Pode ser encontrada, principalmente, nas densas florestas. Infelizmente, pela poluição das matas e a sujeira da zona urbana, ela também pode ser encontrada nas zonas urbanas.

Algumas caranguejeiras são tão grandes que podem comer pássaros. Sim, é isso! Estamos falando da espécie chamada aranha Golias comedora de pássaros.

Mas, esse nome é mais para assustar. Dificilmente ela vai atrás de aves para a refeição. O que acontece com ela é que come tudo o que vê pela frente, seja insetos, sapos, roedores ou pássaros.

Ela é Venenosa? Sua Picada é Dolorida?

Embora assustadoramente grande para uma aranha, seu veneno não é perigoso para os seres humanos e se sente muito como uma picada de uma abelha ou vespa.

A dor que você sente é uma das presas de 3 centímetros cortando a pele. As presas são longas o suficiente e forte o suficiente para perfurar o crânio de um camundongo. Então, venenosa ou não, eu não tocaria.

Métodos de Defesa

Quando perturbada, a caranguejeira ergue-se em suas patas traseiras e mostra seu impressionante conjunto de brilhantes presas negras. Se isso não dissuadir o pretenso predador, ela esfrega pelos especializados para fazer um som de assobio, que soa muito parecido com um velcro sendo separado.

Se, por alguma razão, isso não funcionar, a aranha vai virar e chutar os pelos farpados nos olhos, nariz, boca e pele do seu assediador. Essa nuvem de pelos urticantes causa dor e coceira extremas por vários dias e é relatada como sendo muito, muito pior do que a mordida venenosa.

Elas costumam empregar essa tática de pelos farpados, mas diz-se que esse tipo de defesa da caranguejeira é muito mais dolorido do que a própria mordida.

Muitos gringos acham que essas aranhas são uma espécie exótica no nosso paladar. Se bem que eles não estão enganados! Existem muitos que possuem o prazer de caçá-las para comer.

Eles retiram a sua pelagem no fogo, e, logo após isso, colocam-na envolta de folhas de bananeiras. No fim, ela é colocada para assar. Quem já comeu fala que o seu gosto lembra muito o camarão.

Elas duram por muito tempo na natureza. As fêmeas vivem em torno de 15 a 25 anos, enquanto os machos desaparecem por volta dos 3 a 6 anos.

Frequentemente, elas são encontradas no comércio ilegal de animais. Apesar de achar lugares onde elas são preparadas para o ambiente interno, a maioria das aranhas é capturada na natureza e levada para os clientes em gaiolas despreparadas.

Uma caranguejeira (a espécie Golias) foi apelidada de aranhas comedora de pássaros. Tudo isso começou quando uma naturalista fez uma pintura dessa aranha. Logo após a apresentação, ficou mundialmente famosa, dando origem ao nome popular de comedora de pássaros.

Estrutura Corporal das Aranhas

Como todas as tarântulas, ela é coberta por minúsculos pelos sensíveis nas pernas. É um aracnídeo e eles não têm uma espinha dorsal ou um esqueleto interno.

Em vez disso, eles possuem um exoesqueleto, que é uma estrutura esquelética exterior dura. Para crescer, uma aranha lança seu exoesqueleto periodicamente e sai com um novo exoesqueleto. Este é um método bem comum, usado por elas para se proteger.

Elas também podem regenerar os membros que estão quebrados. O novo membro é menor e subdesenvolvido, mas, gradativamente, ganham tamanho e massa enquanto o tempo vai passando para eventualmente atingir o comprimento normal.

Diferenças Básicas Entre os Machos e Fêmeas

Como foi dito anteriormente, as fêmeas possuem um tempo de vida muito maior, quando comparada aos machos. As espécies masculinas morrem logo após atingirem a maturidade sexual. Isso se dá quando chegam entre os 3 e 6 anos.

Já as fêmeas podem viver por até 25 anos, se encontrarem alimentos e se não sofrerem nenhum tipo de lesão permanente.

As fêmeas passam por várias mutações ao longo da vida. Um exemplo é a que foi citada logo acima, quando acontece a troca de membros quebrados. Quanto mais o tempo passa, mais mudanças ocorrem em seu corpo.

Este processo dificilmente acontece com os machos. Eles, quando chegam à idade adulta, quase sempre possuem a mesma aparência e logo mais estarão mortos…

Aranhas machos podem ser identificadas por seus ganchos de acasalamento localizados nas patas dianteiras. Com base na sua massa, ela é, sem dúvida, a maior aranha do mundo. Um adulto pode pesar até 170 gramas.

As aranhas despertam o medo em inúmeras pessoas. Mas, não é porque você está com medo que deve matá-las. Mantenha a sua casa limpa, bem asseada que, dificilmente, você verá uma caranguejeira dentro do seu lar. Livre-se de entulhos nos fundos e de qualquer outro lugar que você ache que possa virar abrigo dessa espécie.

Como você leu, o seu veneno não é perigoso para o seu humano. O máximo que você irá sentir é uma dor, por causa do ferrão que entrou em sua pele. Caso tenha acontecido com você, limpe a área com água e sabão e vá até um hospital. Eles saberão te indicar o que deve ser feito de imediato.

Veja também

Rato Doméstico: Características, Tamanho, Nome Científico E Fotos

Quando se fala em Rato não dá para imaginar as melhores coisas, pois logos lembramos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *