Home / Animais / Guepardo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Guepardo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Estudar um animal pode ser uma atividade extremamente divertida ou extremamente chata, tudo depende da forma com que esse estudo é feito e com a maneira que você está absorvendo as matérias.

Por isso, estudar pela internet está se tornando cada vez mais comum, e estudar por meio de curiosidades e fatos interessantes também, já que as pessoas não têm mais tanto para tempo para ler livros gigantescos sobre um assunto e o estudo por meio de curiosidades é mais atraente.

O guepardo é um animal que atrai muitos pesquisadores sempre, e por isso podemos encontrar diversos livros sobre ele, mas sempre poucos textos que falam especificamente sobre curiosidades e fatos interessantes sobre esse animal.

Por isso, esse artigo tem exatamente a missão de falar sobre o guepardo por meio de curiosidades sobre o animal. Logo, continue lendo para saber cinco curiosidades sobre o guepardo que você com certeza ainda não sabe!

Curiosidade 1: Velocidade

A velocidade é um aspecto muito importante para os animais, já que sem ela eles não conseguem caçar e até mesmo não conseguem alcançar as presas que desejam, o que a torna um fator crucial na vida de qualquer animal selvagem.

Os felinos são animais com muita fama de serem rápidos e extremamente ágeis, e é claro que o guepardo não estaria excluído desse grupo. A verdade é que um guepardo pode chegar a correr até mesmo 100 km em apenas uma hora, o que é praticamente a velocidade de um carro automatizado.

Além de tudo isso, podemos dizer que por conta de toda a sua velocidade o guepardo é conhecido por ser o felino mais rápido do planeta, o que significa que nenhum outro felino consegue chegar perto da velocidade que esse animal atinge.

Portanto, agora você já sabe que um dos pontos fracos do guepardo é ser extremamente rápido.

Curiosidade 2: Caça

Caçar é uma atividade essencial para qualquer animal, já que sem a caça a tendência é que os animais morram de fome com o passar do tempo, o que praticamente acabaria com a biodiversidade na terra. Por esse motivo, é essencial que um animal seja bom de caça.

Guepardo Caçando
Guepardo Caçando

É extremamente comum que um animal acabe esperando o momento certo para atacar sua presa, mas esse não é o caso do guepardo. Por ser um animal extremamente rápido, o seu impulso natural é correr atrás de sua presa; porém, aqui vemos um ponto fraco: apesar de conseguir correr rápido, ele não consegue correr por grandes distâncias, e às vezes acaba perdendo a presa.

Além de tudo isso, quando o guepardo consegue capturar a presa é comum que animais como a hiena e o leão sintam o cheiro da carne nova e corram para lutar contra o guepardo pela carne. Nesse caso, ele pode acabar saindo da disputa, já que é considerado mais fraco do que esses dois animais e também muito menos agressivo.

Portanto, o guepardo é excelente para alcançar a presa em curta distância e alta velocidade, mas ele nem sempre consegue se alimentar ao caçar, já que o leão e a hiena podem atrapalhar na hora da disputa por serem mais fortes.

Curiosidade 3: Filhotes

É da natureza animal não ser tão apegada aos filhotes e até mesmo nem conviver com eles após os primeiros dias de vida. Porém, o guepardo, apesar de dar medo nas pessoas, é completamente diferente do esperado quando o assunto são seus filhotes.

isso porque ocorre com grande frequência um fato triste: animais mais fortes (como por exemplo o leão) podem caçar e comer os filhotes de guepardo, já que eles são muito menores e infinitamente mais indefeseso do que um leão.

Por isso, é muito comum que o guepardo seja extremamente cuidadoso com seus filhotes, uma característica adaptativa que impede que os animais acabem com a continuação da espécie de guepardo; já que se não fosse por essa proteção praticamente não existiriam guepardos adultos.

Portanto, o guepardo com certeza é um animal que vai contra as expectativas e surpreende todo mundo com seu cuidado com os filhotes. Geralmente a fêmea marca território quando está com os filhotes, para que possa se defender.

Curiosidade 4: Nome científico

Já é sabido que o nome científico de qualquer animal é formado pela junção do seu gênero (representado pela primeira letra maiúscula) e por sua espécie (representada por todas as letras minúsculas, inclusive a primeira). Logo, um nome científico será na maioria das vezes binomial – com dois nomes.

Esse nome científico é extremamente importante, já que ele faz parte da linguagem mundial da Ciência e não se modifica em nenhum lugar do mundo, principalmente porque esse nome foi criado justamente para unificar os seres.

Guepardo Fotografado Correndo
Guepardo Fotografado Correndo

No caso do guepardo isso não é diferente. Esse animal pertence ao gênero Acinonyx e à espécie jubatus, o que significa que o seu nome científico é exatamente Acinonyx jubatus.

Portanto, sempre que você vir esse nome científico em algum lugar já saberá que na verdade a informação está falando especificamente sobre o guepardo, e não serve para nenhum outro animal.

Curiosidade 5: Peso e Tamanho

O guepardo é conhecido por ser um animal de porte grande e isso não é mentira, mesmo que ele também possa ser considerado de porte médio.

Esse animal pode pesar entre 28kg e 65kg e pode medir entre 1,12m e 1,5m, sendo que tudo depende da espécie que está sendo levada em consideração, já que todas essas informações variam muito de acordo até mesmo com o habitat em que ele vive e seus hábitos.

Você já sabia sobre essas curiosidades que dizem respeito ao guepardo? Sabia o seu nome científico e o fato de que ele não consegue correr longas distâncias? Com certeza esses são fatos muito interessantes que agorá você irá poder contar para todo mundo!

Quer saber ainda mais informações interessantes e confiáveis sobre o guepardo, mas não sabe onde encontrar bons artigos na internet? Sem nenhum problema, aqui sempre temos o artigo certo para você! Por isso, leia também em nosso site: Tudo Sobre o Guepardo – Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *