Home / Animais / Quais Animais Pesam uma Tonelada ou Mais?

Quais Animais Pesam uma Tonelada ou Mais?

No mundo animal existem muitas espécies de tamanho incrível. Normalmente, esses animais costumam subjugar suas presas por meio de sua enorme força e imponência, além de representarem um enorme perigo para os homens quando estão por perto. Confira a lista com alguns dos animais mais pesados do planeta:

Crocodilo-De-Água-Salgada

Crocodilo-De-Água-Salgada
Crocodilo-De-Água-Salgada

Esse é o maior de todos os répteis e costuma ficar muito agressivo ao se aproximar dos seres humanos. Com um peso médio de 1,5 toneladas e um comprimento que varia entre seis e 7 metros para os machos, esse crocodiliano pode ser encontrado nos Oceanos Pacífico e Índico, mais especificamente em lugares da Índia, da Tailândia, das Ilhas Salomão, das Filipinas e da costa do Vietnã. Outro lugar muito comum para esse crocodilo é o Norte da Austrália. Como o próprio nome dele já diz, esse animal costuma habitar em costas marítimas.

Um fato curioso sobre esse crocodilo é que as fêmeas dificilmente ultrapassam 3 metros de comprimento, o que representa metade do tamanho dos machos. A cabeça desse predador é grande e desproporcional ao seu corpo e existem duas cristas ao redor de seus olhos. Possui uma barriga de tonalidade clara, mais puxada para o amarelo ou o branco. Os maxilares deste animal possuem 68 dentes e, por causa de seus músculos, são capazes de quebrar o crânio de um bisão adulto como uma única dentada.

Gauro

Também conhecido como bisão-indiano, esse animal é o maior bovino do mundo. Pertencente ao grupo Bovinae, esse bovino selvagem é parente do bisonte e do búfalo e pode ser encontrado no Sudeste Asiático e na Ásia do Sul.

O gauro é um dos maiores animais terrestres do planeta, com uma altura que pode chegar até os 2,20 m e um peso que varia entre 588 e 1500 quilos nos machos. Por sua vez, as fêmeas são um pouco menores, podendo chegar até 1,88 de altura e com um peso que pode alternar entre 440 e 1000 quilos. Na China, o peso médio desse bovídeo é de 1200 quilos enquanto que na Índia, a média de peso é de 840 quilos. Apenas os elefantes, os rinocerontes, os hipopótamos e as girafas são maiores que o gauro quando o assunto são as espécies terrestres.

Girafa

Girafa
Girafa

Conhecida por seu enorme pescoço, a girafa é um animal ruminante pertencente à família dos girafídeos. Esse animal é muito popular no sul do Saara e se divide em dois grupos: girafa-do-sul, que não tem corno nasal e possui em seus pelos uma irregularidade nas malhas e a girafa do norte, que possui três chifres, um dentro de seu nariz e dois frontoparietais, além de possuir pelos regulares e retos. Todas as espécies de girafa têm seus chifres cobertos pela pele.

O macho dessa espécie pode atingir 5 m de altura e seu peso pode variar entre 600 e 1200 quilos. Além disso, elas podem chegar a 2,25 metros de comprimento e possuem uma cauda de aproximadamente 80 cm. Mesmo com todo esse tamanho e peso, as girafas podem dar piques de 56 km/h. Isso é muito útil para fugir dos predadores. Como são muito altas, para poderem comer a grama do solo ou até mesmo as folhas que estão perto do chão, as girafas precisam afastar bem as pernas dianteiras antes de abaixarem o seu enorme pescoço.

As girafas se alimentam aproximadamente 20 horas por dia. Elas precisam fazer isso porque as folhas das árvores têm baixo valor nutritivo e isso as obriga a comerem a maior quantidade possível para manterem suas energias ao longo do dia.

Hipopótamo

Hipopótamo
Hipopótamo

Esse animal é um grande mamífero e é muito popular na África. Apesar de serem grandes e desengonçados em terra, são muito hábeis e delicados quando estão na água. Possuem uma cabeça grande, uma cauda pequena e suas peles são espessas e totalmente desprovidas de pelos.

No quesito peso, esses gigantes perdem apenas para os rinocerontes-brancos e para os elefantes em solo terrestre. Um hipopótamo macho costuma pesar em média 1,8 toneladas enquanto que a fêmea pesa 1,5 toneladas. Conforme ficam mais velhos, os machos costumam aumentar o seu peso consideravelmente e podem atingir pelo menos três toneladas. O maior hipopótamo que já existiu tinha um peso de 4,5 toneladas.

Esses animais passam a maior parte de seu tempo na água e na lama junto com os outros “colegas” de seu bando. Eles gostam de se banhar para não deixar a pele seca e também para suportarem o calor.

Rinoceronte-Branco

Rinoceronte-Branco
Rinoceronte-Branco

O nome desse animal não condiz com a realidade, pois o rinoceronte-branco possui uma pele lisa e acinzentada, mais puxada para uma coloração escura. Esse animal africano pode ser encontrado em Uganda, no Sudão do Sul, no nordeste do Congo, no Chade e no leste da República Centro-Africana. Ainda que de forma mais rara, esses animais também podem ser vistos em Moçambique (centro e sul), na Zâmbia, no Zimbábue, na Namíbia, na Botsuana e no leste sul-africano.

Fortemente ameaçado de extinção, existem apenas 21000 indivíduos dessa espécie no planeta. Esse rinoceronte é o maior que existe na Terra e, apesar de seu tamanho, costuma ser menos agressivo que os outros tipos de rinocerontes. Possuem em seu focinho dois chifres duros que são feitos de queratinas fortalecidas. Com um tamanho que varia entre 3,5 e 4 metros de comprimento nos machos, esses animais podem pesar incríveis 3,6 toneladas em média. As fêmeas, por sua vez, medem entre três e 3,6 m de comprimento e seu peso médio é de 1,7 toneladas.

Elefante-Africano

Pertencente à família elephantidae, esse elefante é o maior animal terrestre que existe. Esse animal costuma pesar incríveis seis toneladas e pode alcançar 3,2 metros de altura em média. O maior elefante-africano da história pesava absurdas 12,3 toneladas. Perigoso e agressivo, os dentes de marfim são uma marca registrada deste elefante. Cada um desses dentes pesa cerca de 70 quilos.

Baleia-Azul

Com 30 m de comprimento e um peso médio que varia entre 170 e 200 toneladas, essa baleia é o maior animal que existe na face da Terra. Esse animal consegue a façanha de ser bem mais pesado que o maior dinossauro que já existiu: o argentinossauro (Era Mesozoica) tinha 35 m de comprimento, 20 m de altura e pesava “apenas” 90 toneladas.

Baleia-Azul
Baleia-Azul

A forma mais tradicional de medir o peso de um animal tão grande quanto a baleia-azul é cortar o seu corpo em pedaços e depois fazer a soma dos pesos de cada um deles. O problema é que esse corte faz as baleias perderem fluidos corporais e muito sangue, o que deixa o peso do animal menor do que ele realmente é. Devido ao seu enorme tamanho, nunca foi possível pesar uma baleia por inteiro. Esse animal consegue emitir sons de até 188 decibéis, além de emitir jatos d’água que alcançam entre 9 e 12 metros de altura.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *