Home / Animais / Iguana-de-Crista de Fiji: Características, Nome Cientifico e Fotos

Iguana-de-Crista de Fiji: Características, Nome Cientifico e Fotos

As mais de 300 ilhas que compõem Fiji são agora mais conhecidas pelo surf, mergulho, snorkeling e romance. O povo de Fiji recebe turistas com a saudação nativa de bula (olá), e visitantes de todo o mundo vêm para desfrutar das praias de coqueiros, cruzeiros românticos e estilo de vida descontraído.

Existem três espécies de iguana endêmicas das Ilhas Fiji: a iguana com crista das Ilhas Fiji (Brachylophus vitiensis), a iguana com bandas Lau (Brachylophus fasciatus) e a iguana com bandas Fiji (Brachylophus bulabula). A iguana com crista das Ilhas Fiji é a maior e mais colorida das três e, embora todas sejam classificadas como ameaçadas de extinção.

Iguana-de-Crista-de-Fiji
Iguana-de-Crista-de-Fiji

Características da Iguana-de-Crista-de-Fiji 

Quando as iguanas com crista das Fiji nascem primeiro de seus ovos, elas são verde-escuras, mas depois de várias horas sua pele fica verde-esmeralda brilhante e faixas brancas estreitas podem ser vistas ao longo de seu corpo. Sua crista distinta também está presente desde o nascimento e pode crescer até 1,2 cm. de comprimento. As iguanas com crista juvenil parecem versões em miniatura de seus pais. As fêmeas têm a mesma aparência que os machos. Os adultos crescem entre 70 a 80 cm e pesam 300 a 350 gramas.

Não há subespécies reconhecidas, embora as iguanas com crista de Fiji em outras ilhas exibam algumas características distintivas, incluindo diferenças de padrão e tamanho (uma iguana menor que o normal foi descoberta em outra ilha do norte de Fiji).

Encontra-se várias iguanas ao longo das rochas e entre vegetação ao lado da praia. As iguanas com crista nas Ilhas Fiji compartilham os mesmos padrões de cores. Quando estão calmos, são predominantemente verdes brilhantes, com faixas brancas frequentemente destacadas em preto. Eles têm olhos castanhos e narinas amarelas brilhantes, e alguns têm um pouco de amarelo nos lábios. A barbela é turquesa e ambos os sexos têm uma crista nas costas. Os adultos crescem cerca de 30 polegadas desde o focinho até a ponta da cauda. Os machos podem ser distinguidos pela cabeça mais larga, poros femorais e protuberância hemipenial na base da cauda.

Habitat da Iguana-de-Crista-de- Fiji

As iguanas com crista são uma espécie rara restrita às florestas de sombras de chuva de algumas ilhas dispersas no grupo das Ilhas Fiji, incluindo a pequena ilha de Yadua Taba. A iguana com crista das Ilhas Fiji na Ilha Yadua Taba é a única população protegida no mundo. Devido ao pequeno tamanho de cada população da ilha, a espécie como um todo é extremamente vulnerável. Sua vida é gasta principalmente fora do chão entre os galhos e folhas de sua casa na floresta.

A iguana com crista é endêmica nas Ilhas Fiji. Ele costumava ser encontrado em 14 ilhas Fiji, mas agora é encontrado em apenas três, com 98% da população (menos de 6.000 animais) vivendo em apenas uma ilha – Yadua Taba. As iguanas preferem habitats de floresta seca, mas também são encontradas em florestas costeiras. A perda de habitat, incêndios, competição e predação de animais selvagens, como cabras e gatos, afetou severamente esse animal e, se Yadua Taba não tivesse sido declarado um santuário protegido, é provável que a espécie já estivesse extinta.

Reprodução da Iguana-de-Crista-de- Fiji

A época de acasalamento da iguana com crista das Ilhas Fiji é de março a abril. Eles têm o período de incubação mais longo do que qualquer iguana do mundo – até nove meses. Os ninhos são cavados no chão da floresta em áreas sombreadas. Os ovos são brancos e de couro, com o número médio de ovos em uma embreagem sendo quatro e levam mais de seis meses para eclodir.

Algumas semanas antes da eclosão, uma marca oval marrom aparece na superfície do ovo. Isso marca o local em que a cabeça da iguana com crista do bebê sairá da concha. Pode levar até um dia inteiro para que a iguana-bebê choque completamente.  Após a estação das chuvas, os filhotes rompem suas conchas de couro e a primeira coisa que fazem é tomar uma bebida.

Ambas as iguanas com faixas podem atingir a maturidade sexual em menos de 18 meses. Ao contrário da iguana com crista nas Ilhas Fiji, que pode pôr ovos apenas a cada dois anos na natureza, as iguanas em cativeiro são conhecidas por dobrar a embreagem. Os grupos de reprodução podem incluir um macho e várias fêmeas, e os machos lutarão para defender seus territórios (o mesmo se aplica à iguana com crista de Fiji).

Comportamento da Iguana-de-Crista-de- Fiji

A iguana vista no alto de uma árvore,  apenas sua silhueta torna-se visível através das grossas folhas redondas. Há milhares de iguanas na ilha, e a vegetação pesada fornece grande camuflagem e proteção para eles. A jiboia do Pacífico (Candoia bibroni), que ataca lagartos em outras partes das Ilhas Fiji, não é encontrada em Yadua Taba; portanto, os únicos predadores naturais das iguanas são as aves, como o falcão das Ilhas Fiji.

A defesa natural das iguanas com crista nas Ilhas Fiji é semelhante à de um camaleão. Ele tentará se misturar com o ambiente e se moverá lentamente para o lado oposto de um galho, para que apenas seus pés sejam visíveis. Quando confrontado, ele se levanta, achata o corpo e abre a boca para parecer grande e feroz. O voo parece ser a última opção absolutamente para defesa e talvez seja por isso que essas iguanas sejam tão suscetíveis a predadores não naturais, como cães e gatos.

Outra característica do Brachylophus vitiensis, semelhante a um camaleão, é a sua capacidade de alterar as cores. Quando ameaçado ou estressado, pode passar do verde brilhante normal para praticamente preto. Eles parecem ficar mais sombrios quanto mais tempo uma ameaça percebida persistisse. Embora isso seja interessante de observar, torna-se difícil obter fotos das iguanas exibindo sua cor verde vívida.

O Santuário da Iguana-de-Crista-de- Fiji

A pequena ilha vulcânica de Yadua Taba fica a pouco mais de 6,5 quilômetros quadrados. É classificada como floresta seca tropical, embora receba cerca de 80 centímetros de chuva por ano, principalmente durante a estação chuvosa, de fevereiro a abril. Coqueiros alinham-se nas praias, dando lugar a outras árvores, trepadeiras e vegetação tropical. A fruta roxa de Vavaea amicorum é uma parte importante da dieta da iguana-de-crista na natureza, junto com o Hibiscus tiliaceus. O dossel em Yadua Taba é considerado baixo.  O ponto mais alto da ilha é o topo de um pico de 450 m., no entanto,  caminhar até o topo é extremamente difícil devido ao terreno íngreme, ao solo solto e a uma espessa porção de lantana não nativa que invadiu a mata.

A dieta de uma iguana com crista de Fiji é principalmente herbívora, comendo uma grande variedade de folhas, brotos e frutos de árvores e arbustos. Eles também comem pequenos insetos de tempos em tempos. Sua comida favorita é da árvore Vau, que produz flores doces de hibisco e também é a espécie de árvore na qual eles passam a maior parte do tempo.

Veja também

Cabra Treinada

Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

Os caprinos pertencem ao gênero taxonômico Capra, ao passo que os ovinos pertencem ao gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *