Home / Plantas / Ariranha Lágrima-de-Cristo e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Ariranha Lágrima-de-Cristo e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Você já ouviu falar na Ariranha Lágrima-de-Cristo? Pertencente à família botânica Lamiaceae, a planta se trata de uma variação da popular Lágrima-de-Cristo.

A Ariranha Lágrima-de-Cristo tem algumas características peculiares em relação às demais plantas da sua subespécie (Clerodendrum thomsoniae).

Curioso? Então saiba tudo sobre a Ariranha Lágrima-de-Cristo e fatos interessantes sobre a planta!

Características da Ariranha Lágrima-de-Cristo

A Ariranha Lágrima-de-Cristo sempre apresentará flores brancas e vermelhas. Já as folhas são verde-escuras e apresentam nervuras bem marcadas.

É uma planta do tipo arbustiva e trepadeira.

Trata-se de uma das variedades de Lágrima-de-Cristo considerada de maior porte. Pode chegar até 4 m de altura e a sua florada é mais abundante nas estações quentes, como a Primavera e o Verão.

Clerodendrum Thomsoniae

Essas são algumas das particularidades da Ariranha Lágrima-de-Cristo. As suas flores nascem em cachos que pendem para baixo, conferindo um lindo visual, em especial, devido à mescla das tonalidades branca e vermelho intenso.

Fatos curiosos Ariranha Lágrima-de-Cristo

Não se sabe ao certo à origem do nome popular Ariranha Lágrima-de-Cristo. O que se conhece é que é dada essa nomenclatura as lágrimas-de-cristo que possuem flores vermelhas e grande porte.

Assim, considera-se que a Ariranha Lágrima-de-Cristo se trata de uma planta híbrida resultante das variedades Clerodendrum splendens e Clerodendrum thomsonae.

O nome popular dessa variedade de Lamiaceae, talvez, tenha vindo exatamente de sua aparência imponente, como é a das ariranhas (mamíferos carnívoros).

Classificação Cientifica

Assim como as demais lágrimas-de-Cristo, a Ariranha Lágrima-de-Cristo recebe a seguinte classificação cientifica:

  • Reino: Plantae
  • Clade 1 : Traqueófitos
  • Clade 2 : Angiospermas
  • Clade3 : Eudicots
  • Clade 4 : Asterids
  • Ordem: Lamiales
  • Família: Lamiaceae
  • Gênero: Clerodendrum
  • Espécies: C. thomsoniae
  • Nome binomial: Clerodendrum thomsoniae
Clerodendrum Splendens

Dicas para Cultivar Ariranha Lágrima-de-Cristo

Se você quer ter lindos arbustos da Ariranha Lágrima-de-Cristo, saiba que o cultivo dessa planta não se difere muito das outras variedades. Apenas preste atenção ao espaço que destinará para essa flor crescer e se desenvolver, afinal, como já foi mencionado, a Ararinha Lágrima-de-Cristo pode alcançar até 4 m de altura.

Veja, a seguir, algumas dicas preciosas para deixar a sua casa ou o seu jardim ainda mais vistoso com a “poderosa” Arirainha Lágrima-de-Cristo:

  • O local para cultivar essa planta deve ter altura e espaço suficiente para permite o seu desenvolvimento. Isso porque, além de chegar a 4 m de altura, a Ariranha Lágrima-de-Cristo é uma planta trepadeira e pode se alastrar a mais de 4 m de comprimento. Então, reserve sempre um local espaçoso para ela, sem limitações.
  • Ótimos locais para cultivar a planta são cercas, por exemplo. Usar estacas e outros tipos de apoio ajuda a planta a crescer com mais facilidade e conforto.
  • Além disso, convém cultivar a planta em locais semi-fechados. Até mesmo estufas podem ser bons ambientes para a Ariranha Lágrima-de-Cristo.
  • Atenção à luminosidade. Mantenha a planta em locais onde a luz solar incida por, no mínimo. 4 horas por dia.
  • A Ariranha Lágrima-de-Cristo necessita de regas constantes para se desenvolver adequadamente. Assim, regue a planta diariamente e mantenha sempre o solo úmido, em especial, nas épocas mais quentes ou de poucas chuvas.
  • Adubar também é importante! A adubação pode ser feita nos períodos temperaturas mais frias, como o Outono e o Inverno. A melhor forma de adubar a é usando adubos orgânicos, como do tipo NPK 10 (nitrogênio, fósforo, potássio). Esse produto pode ser encontrado em lojas especializadas e deve ser colocado diretamente nas raízes da planta.
  • Em relação à poda, pode ser feita mensalmente. Corte delicadamente as partes danificadas da Ariranha Lágrima-de-Cristo. Lembre-se que as podas evitam a proliferação de eventuais invasores.
  • Atenção, ainda, aos sinais de doenças que podem atingir a Ariranha Lágrima-de-Cristo. Em geral, você percebe que há pragas parasitando a planta pelas folhas, que ficam com aspecto esbranquiçado. Se isso vier a acontecer, procure pesticidas orgânicos e naturais e siga as instruções do fabricante. Evite receitas caseiras, que podem ser ineficientes ou mesmo prejudicar ainda mais a situação, ok?
  • A Ariranha Lágrima-de-Cristo, assim como outras variedades dessa planta, não suporta geada. Dessa forma, se vier ocorrer essa situação, procure cobrir planta com mantos, para proteção. A planta pode congelar ou sofrer lesões com a incidência de geadas sobre ela.

Ariranha Lágrima-de-Cristo é Tóxica?

Assim como acontece com outras variedades da Lágrima-de-Cristo, não há conclusões de que a Ariranha Lágrima-de-Cristo seja tóxica. Mas, há relatos de toxidade (não fatais) quando animais domésticos ou mesmo crianças consumem partes dessa planta.

Assim, convém sempre evitar que pets e crianças acabem, por acidente, comendo partes da sua Ariranha Lágrima-de-Cristo.

Lágrima de Cristo

Curiosidades Sobre a Ariranha Lágrima-de-Cristo

Depois de saber sobre tudo sobre Ariranha Lágrima-de-Cristo e fatos interessantes, além de dicas de cultivo, confira, a seguir, mais curiosidades sobre essa as lágrimas-de-cristo em geral:

  • Algumas vertentes da Medicina Oriental se utilizam de diversas variedades de Lágrima-de-Cristo para tratar problemas de saúde. Isso é mais comum na Coréia, Tailândia, Japão, China e Índia.
  • Sabia que Sabia que tanto a Ariranha Lágrima-de-Cristo como outras variedades da planta pode exalar cheiro de borracha queimada? Sim! Isso ocorre quando as folhas são friccionadas umas nas outras. Acredita-se que seja uma reação química que ocorre com esse atrito.
  • Praticamente todas as variedades de Lágrima-de-Cristo são provenientes da África Central. Com as correntes migratórias, passaram a ser encontradas em diversas regiões do mundo, como no Brasil. No país, as lágrimas-de-Cristo são populares devido ao clima predominantemente quente.
  • O nome popular da Lágrima-de-Cristo não tem uma origem aceita 100%. Há diversas explicações sobre o porquê de a espécie C. thomsoniae (que inclui a Ariranha Lágrima-de-Cristo) recebe essa nomenclatura vulgar. Alguns atribuem o nome popular ao fato de que as flores dessa planta parecem chorar. Outros apontam que o missionário e médico nigeriano Willian Cooper Thomson (século XIX) ofertou essas flores a sua a sua esposa, que veio a falecer logo depois.
  • As lágrimas-de-cristo também são chamadas de “arbusto da beleza”.
  • As mudas de Lágrima-de-Cristo, em geral, são baratas, podendo ser compradas e cultivadas por muita gente. Até o ano de 2017, uma muda dessa planta podia ser adquirida por preços que variavam entre R$ 10 a R$ 20 – dependendo da região do Brasil.

Veja também

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *