Home / Animais / Baleia Franca do Atlântico Norte: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Baleia Franca do Atlântico Norte: Características, Peso, Tamanho e Fotos

As baleias são muito conhecidas em todo o mundo por conta de sua importância econômica e ambiental, além disso elas também são conhecidas por conta de todos os filmes feitos baseados nesse cetáceo da natureza.

Por serem tão famosas, é muito comum que as baleias sejam frequentemente tema de pesquisa de muitos curiosos que querem saber mais sobre elas e suas características tão peculiares.

Porém, precisamos ressaltar que as baleias são muito diferentes umas das outras de acordo com as espécies, e por isso é de extrema importância que a gente estude cada uma das espécies, dessa forma não existirão confusões entre uma e outra.

Neste artigo resolvemos falar um pouco mais especificamente sobre a Baleia Franca do Atlântico Norte, então continue lendo para conhecer mais características gerais dela, saber qual o seu tamanho e o peso, entender seu estado de conservação na natureza e saber também o seu nome científico.

Características da Baleia Franca do Atlântico Norte

Entender as características de um animal é algo muito abrangente, e por isso é importante que você preste bastante atenção nos pontos principais e lembre apenas o que é importante, muito mais do que apenas curiosidades que não agregam informação.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa espécie faz parte da família Balaenideae, uma família de animais cetáceos que é formada por apenas dois gêneros, o Balaena e o Eubalaena. No caso dessa baleia, estamos falando de um animal que faz parte do gênero Euabalaena.

Em segundo lugar, como podemos perceber pelo seu nome popular, é possível constatar em um primeiro momento que essa baleia pode ser encontrada no Atlântico Norte; mas a verdade é que essa era a realidade inicial dessa espécie. Atualmente, a baleia franco do Atlântico Norte pode ser encontrada principalmente na costa norte americana da água.

Além de tudo isso, podemos dizer que esse é um animal muito perseguido pela caça ilegal desde seu descobrimento, e é exatamente por isso que essa espécie é tão ameaçada e sofre constantemente com caçadores, estando classificada de maneira preocupante pelos órgãos de controle de espécies.

Portanto, essa baleia assim como a maioria das outras também é uma vítima da caça ilegal e possui características muito interessantes que vale a pena serem estudadas.

Peso e Tamanho

Já é de se imaginar que uma baleia possui o corpo bem grande e robusto e, consequentemente, pesa bastante e tem um comprimento grande. E essa é uma verdade absoluta no caso da Baleia Franca do Atlântico Norte.

Isso porque podemos dizer que o tamanho dessa baleia na fase adulta é algo entre 13 e 17 metros de comprimento, sendo que as fêmeas são sempre maiores do que os machos.

Com relação ao peso, ele pode chegar a 80 toneladas em casos normais, sendo que houve uma exceção em que uma baleia pesava cerca de 90 toneladas, o que chocou muito os pesquisadores.

Características Físicas da Baleia Franca do Atlântico Norte
Características Físicas da Baleia Franca do Atlântico Norte

Portanto, quando falamos sobre a Baleia Franca do Atlântico Norte podemos esperar um animal de grande porte extremamente imponente e que está ameaçado de extinção atualmente.

Estado De Conservação Na Natureza

O estado de conservação de um animal é um dado oficial para que você saiba muito bem em que situação um ser vivo se encontra na natureza atualmente. Exatamente por isso devemos divulgar o estado de conservação de animais que estão ameçados de extinção; dessa forma, ainda haverá tempo para que as pessoas tentem reverter a situação.

Atualmente o Baleia Franca do Atlântico Norte está classificado na natueza como EN (endangered – em perigo) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Isso significa que a tendência é que esse animal desapareça da natureza muito rapidamente e seja no máximo criado em cativeiro, o que faz com que ele suma da natureza e acabe deixando a biodiversidade que temos hoje em dia ainda menor.

Portanto, é importante que planos pensados para fazer com que a Baleia Franca do Atlântico Norte sobreviva na natureza sejam criados; pois como já dissemos, ainda há tempo, mas com muito esforço de todo mundo.

Nome Científico da Baleia Franca do Atlântico Norte

O nome científico de qualquer animal é um componente essencial na hora de entender profundamente e de maneira mais científica o funcionamento de uma espécie. E é exatamente por isso que você deve aprender um pouco mais sobre a classificação científica do animal que você está estudando.

Antes de mais nada, já devemos te dizer que o nome científico é sempre formado com o primeiro nome (indicando gênero) com a primeira letra maiúscula, enquanto o segundo nome (indicando espécie) possui todas as letras minúsculas, até mesmo a primeira.

Uma outra regra de grafia importante é que todo nome científico deve ser representado por meio do itálico; assim, a tendência é que as pessoas não se confundam, já que o nome científico não está em português.

Nesse caso, é possível afirmar que o nome científico dessa baleia é Euabalaena glacialis; o que, de acordo com o que ensinamos acima, significa que ela faz parte do gênero Eubalaena e o da espécie glacialis, formando o seu nome científico como já citamos.

Baleia Franca do Atlântico Norte Saltando na Água
Baleia Franca do Atlântico Norte Saltando na Água

Por isso, podemos afirmar que o nome científico é a melhor forma de estudar um ser vivo. Isso porque ele nunca se modifica e continua o mesmo independente do idioma, evitando confusões – e isso é exatamente o que seria necessário para que os nomes populares também se universalizassem.

E aí, você já conhecia essa espécie de baleia? Se ainda não conhecia, que bom que agora você sabe muita coisa sobre ela! Se já conhecia, viu como é ainda mais interessante aprofundar os conhecimentos que você já tem sobre um animal? É dessa forma que aprendemos sempre mais sobre a natureza e ampliamos nossos horizontes.

Se interessou pelas baleias e não quer parar de ler sobre o assunto, mas não sabe onde encontrar mais textos sobre o animal? Sem problemas, temos o texto certo para você! Leia também aqui em nosso site: O Ciclo de Vida Da Baleia – Quantos Anos Elas Vivem?

Veja também

Dois Golfinhos-De-Commerson

Golfinho-De-Commerson: Características, Nome Científico e Fotos

Os golfinhos são conhecidos por serem animais amigáveis, belos e brincalhões. Neste artigo, conheça as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *