Home / Animais / Baleia Franca Pigmeia: Características, Peso,Tamanho e Fotos

Baleia Franca Pigmeia: Características, Peso,Tamanho e Fotos

A Baleia Franca Pigmeia, também conhecida como baleia-anã-pigmeu é encontrada no Oceano Antártico, nas regiões mais baixas do Hemisfério Sul , e se alimenta de copépodes e euphausídeos . Pouco se sabe sobre sua população ou hábitos sociais. Ao contrário da maioria das outras baleias, raramente foi sujeita a exploração.

Seu nome científico é Caperea marginata  é membro da família das cetotheres, um clã de baleias , que até o ano de 2012 acreditava-se extintas.  A baleia-anã-pigmeu raramente é encontrada e, consequentemente, pouco estudada. No entanto, sabe-se que é de longe a menor das baleias.

Baleia Franca Pigmeia: Características, Peso e Tamanho

Dificuldade de Estudos

Períodos de gestação e lactação e longevidade são todos desconhecidos. Parte da razão para a escassez de dados pode ser a relativa inatividade da baleia, dificultando a localização do estudo. O seu porte  é pequeno e indistinto, teoriza-se que medem cerca de 2.5 mts. de comprimento e pesem perto de 320 kg., e a baleia costuma ser uma nadadora lenta e ondulada, embora capaz de surtos de aceleração.

A coloração e a forma da baleia-pigmeu, cinza-escuro dorsalmente e cinza-claro ventralmente, comumente com um par de manchas mais leves em forma de chevron atrás dos olhos, é semelhante à das minke anãs e baleias-anãs e em alto mar a espécie pode facilmente confundir-se com estas duas espécies, caso a mandíbula e as barbatanas não sejam cuidadosamente observadas.

Baleia Franca Pigmeia: Características

Descrição

O crânio e o esqueleto da baleia-anã-pigmeu diferem dos de qualquer outra baleia existente: o escudo supra-occipital se estende mais além; o osso da orelha tem uma ruga lateral e é aproximadamente quadrado em contorno.A extremidade dorsal das costelas é incrivelmente fina e quase não consegue entrar em contato com os processos transversos. A cauda reduzida (ou região sacro caudal) apresenta uma pélvis vestigial e pequenos ossos chevron.

As nadadeiras têm quatro dígitos. Os pulmões e o coração são relativamente pequenos, o que sugere que a baleia-pigmeu não é um mergulhador profundo. A laringe é relatada como diferente de qualquer outro cetáceo. A análise do conteúdo estomacal das baleias-francas pigmeus mortas indica que ele se alimenta de copépodes e euphausiídeos (krill).

Euphausiids (Krill)
Euphausiids (Krill)

Segundo alguns cientistas, a baleia-franca pigmeu compõe uma família separada devido à estrutura incomum de seu esqueleto: Dezessete pares de costelas largas e planas (isto é, mais do que em todas as outras baleias) cobrem 2/3 do comprimento do corpo do animal, estendendo-se em direção à cauda.

Baleia Franca Pigmeia: Características

Interações Sociais

As estruturas sociais e de acasalamento são desconhecidas. A baleia é tipicamente vista sozinha ou em pares, às vezes associada a outros cetáceos.  Devido à falta de calosidades em sua pele e semelhança geral com rorquals, as baleias-anãs pigmeus são às vezes confundidas com as baleias-minke. De fato, as baleias-tigres pigmeus não são baleias “certas”. No entanto, eles são chamados assim por causa de ter um corpo atarracado e abaixar a mandíbula com o arco, tornando-se mais proeminentes à medida que envelhecem. A vida útil desta espécie é desconhecida. No entanto, as baleias de barbatana relacionadas geralmente têm uma vida útil de 20 a 40 anos, variando de acordo com cada espécie, mas podem viver até 80 anos.

Baleia Franca Pigmeia Fotografada Com Parte do Corpo Fora da Água
Baleia Franca Pigmeia Fotografada Com Parte do Corpo Fora da Água

As baleias-anãs pigmeus são espécies circumpolares, encontradas no hemisfério sul, em todas as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, em torno da Antártida. Estas criaturas pelágicas preferem viver em águas frias e frias do oceano.Há muito pouca informação sobre comportamento social e hábitos desta espécie devido à raridade de observações na natureza. Sabe se que as baleias-pigmeus formam grupos de 80 indivíduos.

Baleia Franca Pigmeia: Características

Comportamento

De acordo com algumas evidências, eles podem habitar águas costeiras durante os meses de primavera e verão. As baleias-anãs pigmeus não apresentam -muitos comportamentos típicos das baleias. Por exemplo, ao contrário da maioria das baleias, esses cetáceos não costumam violar, espionar ou mostrar seus vermes.

A técnica de nado desses cetáceos também é única: a fim de atravessar a água, eles não ondulam apenas suas caudas e vermes, mas todo o corpo.

Há poucos dados sobre os hábitos reprodutivos desses animais. No entanto, eles podem ter os mesmos hábitos reprodutivos que outras baleias francas: 10 a 12 meses de gestação, gerando um único filhote, que permanece com a mãe por 6 a 12 meses, após o que é desmamado.

Baleia Franca Pigmeia: Características

Hábitos

Quando eles vêm para respirar, eles geralmente permanecem na superfície por apenas alguns segundos, tirando seus focinhos da água e mergulhando de volta no oceano. Durante essas aparições elas liberam o ar de sua boca e criam uma corrente de névoa aquosa conhecida como um “sopro”. Especula-se que elas durmam logo abaixo da superfície, de modo que o esguicho delas permaneça acima da superfície, nestas ocasiões a mandíbula branca e a boca arqueada são claramente vistas.

Como baleias Baleen, ou chamadas de baleias “desdentadas”, esses cetáceos têm placas de barbas em vez de dentes: barbatanas, também conhecidas como “barbatana”, são uma substância bastante dura e sólida, semelhante à matéria de que consistem os chifres de alguns animais. . Quando o animal forrageia, a água passa através da barbatana em suas mandíbulas e os itens da presa são apanhados.

Como mamíferos, as baleias amamentam seus filhotes e respiram ar como nós. Ao contrário dos peixes, eles não podem respirar embaixo d’água, porque eles não têm guelras. Por isso, as baleias têm que chegar regularmente à superfície da água para respirar, o que fazem através de um orifício especial conhecido como ‘blowhole’, encontrado em suas costas.

Baleia Franca Pigmeia: Características

Ameaças

Ameaças antropogênicas à população desta espécie não foram encontradas. É provável que as baleias-pigmeus sofram com a poluição dos oceanos, o que pode afetar negativamente a saúde e o habitat desses animais. O tamanho da população da baleia-franca-pigmeu é desconhecido, sugerindo que a espécie tem uma população muito pequena ou é difícil de detectar na natureza, já que a concentração dessas baleias ainda não foi registrada.

Baleias são animais magníficos, tesouros nas profundezas do oceano ao redor do globo. Eles contribuem significativamente para o equilíbrio ecológico de predadores e presas marinhas e fornecem esclarecimentos impressionantes sobre a vida selvagem, tanto moderna quanto pré-histórica. No entanto, eles enfrentam muitas ameaças, a grande maioria dos quais são apresentados por seres humanos.

Veja também

Ficha Técnica do Besouro: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os besouros são animais que pertencem a Ordem Coleopter e possuem algumas características bem marcantes. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *