Home / Animais / Ciclo de Vida Da Baleia: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida Da Baleia: Quantos Anos Elas Vivem?

O ciclo de vida das baleias (quantos anos elas vivem), também conhecidas como “baleias-comuns”, ou mesmo Balaenoptera physalus (seu nome científico), é tão ou mais exótico quanto essas espécies.

Elas atingem a sua fase adulta entre 24 e 29 anos; e a partir de então é capaz de viver até os assustadores 93 anos de idade!

O animal é um assombro! Logo ao nascer, elas são capazes de medir entre 5 e 6 m, pesam quase 2 toneladas; e nesse ritmo elas vão se desenvolvendo, e crescendo, e crescendo, até atingirem, quando adultas, quase 25 m de comprimento e incríveis 70 toneladas!

Apesar de demorarem mais para chegar à maturidade física, acredita-se que entre os 4 e 11 anos de idade as fêmeas já atingiram a maturidade sexual; e a cada 2 anos elas atravessarão um período de gestação de até 1 ano, para dar à luz a 1 filhote, que geralmente nasce franzino – pesando “apenas” insignificantes 1 ou 2 toneladas!

Cerca de 6 meses após o nascimento, eles serão desmamados, mas ainda permanecerão perto da mãe até alcançarem a maturidade sexual; quando então o ciclo de vida dessas baleias terá um novo capítulo, que se encerrará por volta dos 90 anos – que é o período de tempo em que vive essa espécie.

As baleias-comuns são mamíferos da ordem dos Cetáceos. Uma comunidade que abriga membros não menos importantes, como a baleia-azul, os Cachalotes, os golfinhos, Orcas, Baleias-jubartes, entre outros monumentos da natureza, que enriquecem os mares e oceanos de todo o planeta com as suas exuberâncias incomparáveis.

Esses animais costumam alimentar-se de peixes, zooplanctons, Krills, sardinhas, arenques, polvos, crustáceos, entre outras espécies que deem o azar de atravessar as suas placas queratínicas, que fazem as vezes de dentes, e que por isso mesmo possuem um potencial esmagador impossível de ser descrito.

O Ciclo De Vida Das Baleias, Tempo De Vida E Demais Características

1.Baleias Jubarte

Essas são outras celebridades dentro dessa comunidade dos Cetáceos! São as Megaptera novaeangliae, um monumento capaz de atingir respeitáveis 30 kg de peso, entre 14 e 16 metros de comprimento (as fêmeas), entre 12 e 14 metros (os machos), e com uma expectativa de vida que oscila entre 40 e 50 anos.

Todos os anos, durante o verão, as jubartes migram para as regiões polares; e lá conseguem alimento suficiente para uma espécie de estoque bastante necessário, pois no inverno elas deverão voltar para as águas quentes e aconchegantes das regiões tropicais do planeta.

Por aqui elas ainda aproveitam-se desse ambiente convidativo para acasalar, entre os meses de junho a agosto, para só depois retornarem para onde encontram comida em maior abundância, em um ciclo de vida tão ou mais singular quanto elas mesmas – e que ainda é o que determina durante quanto tempo elas irão viver.

No Brasil, a Costa Nordeste é um verdadeiro santuário das baleias-jubarte! É lá que elas reproduzem-se com maior abundância, preferencialmente em regiões costeiras, ou perto de ilhas e arquipélagos, como é típico dessas espécies, que causam a alegria dos turistas diante de tamanha exuberância de aspectos e de formas.

As Jubarte surgem em bandos, e acomodam-se no litoral brasileiro, especialmente no Arquipélago de Abrolhos, no Sul da Bahia; e após quase 1 ano de gestação, elas costumam dar à luz um filhote; um “pequeno” exemplar que nasce com cerca de 3 ou 4 metros de comprimento e entre 900 e 1.000 kg de peso.

Logo após o nascimento, um primeiro impulso em direção à superfície (a fim de respirar), para só depois realizarem a sua primeira incursão nas profundezas das águas, já comodamente posicionados para a amamentação – que na verdade pode ser considerado um verdadeiro revigorante!, composto por cerca de 40% de gorduras, suficientes para abastecê-los com toda a energia para os seus metabolismos ulteriores.

2.Baleia-Azul: Ciclo De Vida E Quantos Anos Elas Vivem

A Balaenoptera musculus é o maior animal do mundo, tanto em ambiente aquático quanto terrestre! E isso, por si só, já é um excelente cartão-de-vistas. Mas ela ainda possui outras características e singularidades!

Com mais de 30 m de comprimento, as baleias-azuis enriquecem as águas de todos os oceanos, como um membro ilustre da ordem Cetartiodactyla, da família Balaenopteridae e do gênero Balaenopter.

O corpo desse animal apresenta-se com o formato de uma espécie de “torpedo”, com todas as características hidrodinâmicas necessárias para as tornarem soberanas nas profundezas dos mares e oceanos de todo o planeta.

A sua maturidade sexual é alcançada quando elas atingem entre 8 e 10 anos. E quando ela chega, as baleias-azuis, como é comum entre os cetáceos, enfrentam um período de gestação de cerca de 11 meses, da qual resultará o parto de um único filhote, que nasce com cerca de 6 metros e entre 1,8 e 2 toneladas.

O ciclo de vida (e a quantidade de anos que elas vivem) é curiosíssimo! Pois elas ainda deverão esperar cerca de 25 anos para serem consideradas adultas, e aí então seguirem com os seus processos reprodutivos, que se encerrarão aos 80 ou 90 anos! – que é a expectativa de vida das baleias-azuis.

3.Orca: Ciclo De Vida E Quantidade De Anos a Que Chegam

Elas podem não ser as maiores, mais pesadas, mas sem dúvida são as mais famosas espécies da ordem dos Cetáceos – as “Orcas: as baleias-assassinas”.

Mas o curioso é que, na verdade, elas só assassinam mesmo outras baleias. Nós, seres humanos, desde que não ultrapassemos o seu espaço, não temos nada a temer dessa espécie – que aliás, também curiosamente, não são baleias, e sim parente próximas dos golfinhos!

Quanto ao seu ciclo de vida e a quantidade de anos que vivem, o que podemos dizer é que são típicos dessa família Delphinidae, ou seja, por volta 10 ou 11 anos de idade elas atingem a maturidade sexual, e aí então encontram-se para a cópula, que resultará em um período de gestação que pode durar entre 14 e 17 meses.

Como resultado, ela dará à luz um filhote, que permanecerá dependente dela por cerca de 2 anos. Mas na verdade ele permanecerá ao seu lado (e do bando) por toda a vida, como um dos gêneros mais característicos dessa comunidade.

Quando adultos, os machos deverão pesar entre 3,7 e 5,3 toneladas e entre 6 e 9 metros de comprimento; enquanto as fêmeas entre 1,5 e 2,6 toneladas e cerca de 6 metros de comprimento; para uma expectativa de vida em torno de 29 anos (fêmeas) e 17 anos (machos).

Esse artigo foi útil? Era o que esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando os nossos contéudos.

Veja também

Galinha Combatente Inglês Antigo: Características e Fotos

As galinhas e galos são aves fasianídeas e galiformes, pertencentes à espécie Gallus gallus domesticus. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *