Home / Animais / Onde Dormem os Saguis? Como Eles Descansam?

Onde Dormem os Saguis? Como Eles Descansam?

Vamos conhecer hoje um pouco mais sobre os saguis, se você tem muitas curiosidades sobre esses animais acompanhe o texto até o fina. Eles são considerados os menores primatas que tem.
Esses animais costumam ser encontrados em florestas, se assemelham aos esquilos pele seu jeito serelepe e sua aparência.
Na maior parte das vezes você irá vê-los andando sobre quatro apoios, é muito incomum que andem apenas em duas patas. Gostam de se esparramar nos galhos de árvores e ficam com o rabo pendurado.

Onde Dormem os Saguis? Como Eles Descansam?

É comum que esses animais duram cerca de 12 até 14 horas em apenas um dia.
Quando o dia está terminando, esses animais procurar árvores para que possam descansar, geralmente uma hora antes do sol se pôr. Esses locais escolhidos certamente serão ambientes com um forte vegetação e com muitas trepadeiras.

Sagui Comendo um Fruta

É comum que o grupo de saguis durma juntos nesse abrigo, possivelmente eles têm esse comportamento para juntos se protegerem de predadores.
Essa espécie mais comum conseguem ficar em uma posição na qual são capazes de ficar mais de trinta minutos sem se movimentar.

Características do Sagui

Eles possuem garras, que são utilizadas para ajudar na hora de escalar troncos de árvores em busca de comida como larvas e insetos. Não é comum que esses animais pulem de galho em galho, principalmente se a distância foi longa. O que acontece é que algumas árvores bem altas acabam tendo galhos próximos, e aí eles conseguem atravessar. Eles gostam de ficar em buracos de árvores, não é comum que construam ninhos. Os saguis mais comuns são reconhecidos por seu corpo delicado e possuem em cada orelha um tufo branco de pelos.

Comportamento do Sagui

Geralmente esses animais gostam de estar em pequenos grupos, mas é comum que estejam sozinhos ou com apenas um acompanhante. Até podem ser vistos bandos de saguis, mas em locais com pouco acesso para o homem, esses grupos podem chegar a 40 animais. Podem brigar entre si,mas também adoram brincar, principalmente de esconde esconde.
Quando um macho quer demonstrar ser superior ao oponente, ele vira de costas e mostra as nádegas. Engraçado já que outras espécies quando fazem isso estão demonstrando submissão.

Sagui em Cativeiro

Esses animais podem ser acostumar bem a viver em cativeiro. São animais que não se dão bem com o clima frio. Gostar de ter tecidos em sua gaiola, pois assim ele consegue montar um ninho confortável. Na hora de alimentar é importante oferecer uma boa alimentação como bastante proteínas, ovos, legumes, frutos e até sementes de girassol.
Quando estão na natureza gostam de pegar insetos para se alimentar.

Gestação do Sagui

O período gestacional da fêmea gira em torno de 151 a 156 dias. Um período de algumas semanas antes de parir, a fêmea vai ficar mais quieta. Os filhotes sempre serão gêmeos. É importante que durante o nascimento as fêmeas não sejam incomodadas, esse processo pode levar até um hora, e acontecerá no período noturno.

Filhotes de Sagui

O pai terá a responsabilidade de cuidar dos seus filhotes. O bebê sagui costuma ficar agarrado em seu pai, e só procura sua mãe quando tem a necessidade de ser amamentado. Inclusive na hora de andar pela floresta, atravesse de árvore em árvore será o pai sagui quem carregará o bebê. Os filhotes serão amamentados até os seis meses de vida. Quando completarem de 15 a 18 meses de vida, esses saguis já podem se reproduzir também.

Curiosidades Sobre o Sagui

Esses são animais que gostam de ser ativos durante o dia, e o seu ambiente perfeito precisa de árvores. Inclusive precisa delas para se alimentar, pois costuma comer frutas, seiva, flores, e diversos insetos.
Existem diversos tipos de saguis, e eles podem ser bem diferentes. O mais popular é chamado de sagui comum, possui orelhas cheia de pêlos brancos, e a coloração do seu corpo é marrom puxado para o cinza.

Sagui Comum

Também pode ser chamado de sagui branco, por conta das suas orelhas brancas, mas infelizmente é um animal muito traficado de forma ilegal.
Esses animais conseguem andar em grandes grupos, com cerca de 20 saguis. Também não tem dificuldade de relacionar com outros macacos, um exemplo de bom relacionamento é o sagui preto.
Existem outras espécies como o famoso mico leão dourado, ele é muito fácil de ser identificado por conta da sua coloração chamativa. Outros saguis muito especiais são os sagui cabeça de algodão, que são charmosos com seu topete branco e corpo marrom e cinza.

Lista Com Tipos de Saguis

Esses animais possuem uma grande variedade de espécies, além disso algumas subespécies foram consideradas espécies agora. Muitas outras foram descobertas dentro da Amazônia aqui em nosso país. Vamos conhecer alguns.

  • Sagui-Leãozinho,

  • Sagui-Anão,

  • Sagui-Branco,

  • Sagui-do-Cerrado,

  • Sagui-de-Cabeça-Preta,

  • Sagui-de-Santarém,

  • Sagui-de-Tufos-Brancos,

  • Sagui-de-Tufos-Pretos,

  • Sagui-de-Wied,

  • Sagui-de-Cara-Branca,

  • Sagui-da-Serra-Escuro,

  • Sagui-da-Serra,

  • Sagui-Goeldi,

  • Sagui-de-Bigode,

  • Sagui-Imperador,

  • Sagui-de-Mãos-Amarelas,

  • Mico-Leão-Dourado,

  • Mico-leão-de-Cara-Dourada,

  • Mico-Leão-Preto,

  • Mico-leão-de-Cara-Preta.

Conservação dos Saguis

Existem inúmeras espécies de saguis como vimos algumas acima, elas ainda têm pouco estudo sobre a sua vida, por este motivo é até difícil dizer com precisão o quão ameaçados esses animais vêm sendo se comparados a outros. Alguns animais são bem raros, e habitam pequenas regiões, por isso quando há desmatamento nesses locais acaba que o impacto negativo é gigantesco. Isso é muito comum de acontecer na região do Sul da Amazônia e também na Mata Atlântica, os animais que moram ali são muito afetados.

Risco de Extinção

Por exemplo na região da Mata Atlântica podemos dizer que praticamente a maior parte desses animais sofre algum tipo de ameaça. Os mico leões têm sido os mais afetados os que tem o maior risco, por conta da região que costumam habitar. Por outro lado outras espécies como é o caso do sagui de tufos brancos, não tem sofrido ameaça, pelo contrário a população desses animais tem aumentado consideravelmente. Isso pois alguns grupos têm preservado e introduzido esses animais em outros lugares, por isso é uma espécie que está atualmente sem risco de ser extinta.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *