Home / Animais / O que é Estação De Monta em Equinos? Quando Começa?

O que é Estação De Monta em Equinos? Quando Começa?

Uma compreensão dos conceitos básicos de tempo e comportamento reprodutivos é importante para o entendimento dos equinos. A montaria de equinos esta amplamente ligados ao período reprodutivo. Se você decidir que criar seu cavalo é algo que está preparado para fazer, é importante reconhecer os comportamentos associados a uma égua no cio, uma égua que é receptiva a um garanhão, acasalamento, sinais de potro e comportamento normal após o potro. como o ciclo estral e como ele pode variar.

Antes de considerar criar sua égua, um veterinário deve avaliar sua égua e fornecer informações sobre seu potencial reprodutivo. Durante este exame de boa qualidade, o veterinário fará uma inspeção visual da vulva e da vagina da égua e uma palpação do colo do útero, útero e ovários. Em alguns casos, uma biópsia uterina pode ser solicitada e seu veterinário pode sugerir ultrassonografia, avaliação citogenética, medição de hormônios reprodutivos ou possivelmente uma avaliação do trato reprodutivo usando um endoscópio de fibra óptica.

O processo de avaliação pode determinar que sua égua está pronta para procriação, pode detectar problemas que limitarão a fertilidade e, ocasionalmente, o exame pode revelar problemas crônicos ou graves que indicariam que não seria sensato tentar reproduzi-la. Os cavalos são chamados de “criadores de dias longos” porque entram no cio à medida que a duração dos dias aumenta na primavera. As éguas são “sazonalmente poliestrosas” porque possuem vários ciclos estrais durante a primavera e o verão.

A Reprodução Dos Equinos

Éguas mais velhas às vezes têm dificuldade em manter a gravidez e o uso de progesterona sintética permitiu que éguas mais velhas levassem um potro com sucesso. Muitos criadores de cavalos querem que suas éguas logo após o primeiro ano do ano e usam iluminação artificial por 16 horas por dia antes da estação de reprodução como uma ferramenta para facilitar o momento da entrega do potro. Normalmente, durante a estação de procriação, uma égua terá um ciclo estral de 21 dias, que é o intervalo de uma ovulação à seguinte. Essa duração varia entre as éguas e a época do ano. O ciclo estral é dividido em dois períodos, estro e diestro, sendo o estro o momento em que a égua está no cio, geralmente por 3 a 7 dias. Durante o diestro, normalmente de 14 a 18 dias, a égua não é receptiva a um garanhão.

Reprodução Dos Equinos
Reprodução Dos Equinos

Um garanhão testa o ar em busca de feromônios que indicam que a égua está ovulando. Libido é o termo usado para denotar o grau de desejo sexual ou impulso nos animais. Um garanhão com alta libido exibirá ânsia de montar e tentar criar uma égua. Alguns garanhões têm uma libido forte e outros têm uma libido relativamente baixa, os quais podem causar problemas na reprodução se os garanhões não forem gerenciados com cuidado.

Ovulação

A ovulação ocorre um a dois dias antes do final do estro. Idealmente, a criação deve ocorrer próximo ao momento da ovulação. Produzir mais de um dia ou dois antes da ovulação ou mais de algumas horas após a ovulação geralmente não é muito bem sucedido. Uma égua permite que o garanhão se aproxime quando estiver pronto para procriar. Éguas não receptivas geralmente são expulsas de garanhões e não permitem que se aproximem. O comportamento mais intenso do estro ocorre quando uma égua é mais receptiva sexualmente a um garanhão e esse comportamento intenso dura cerca de três dias. Uma égua no cio pode procurar ativamente um garanhão ou tentar permanecer próxima a um garanhão.

Cavalo e Égua se Acariciando
Cavalo e Égua se Acariciando

A detecção precisa do estro geralmente é feita usando diferentes métodos de “provocação”, juntamente com um sistema de pontuação que pode ser aplicado a éguas individuais. O objetivo da provocação é identificar as alterações associadas ao estro, típicas para a égua quando ela é mais receptiva e capaz de ser criada. A pessoa que provoca a provocação precisa ser um excelente observador do comportamento da égua e um bom detentor de registros, já que os comportamentos individuais que uma égua específica exibe durante o estro serão bastante consistentes de um ciclo para o próximo e durante os ciclos subsequentes.

Na provocação do estábulo, a égua é mantida no estábulo e o garanhão é trazido para a área do estábulo. O garanhão deve ter uma boa oportunidade de provocar a égua e o gerente da égua deve ter uma boa oportunidade de observar as respostas comportamentais da égua. A égua pode ter contato com o garanhão através de uma janela na porta ou em uma parede lateral que permita o contato, mas evita qualquer potencial de agressão física.

Quando um trilho ou barra de provocação é usado, a égua e o garanhão são separados por uma divisória que fornece separação física para proteger cavalos e manipuladores. A parede ou divisória deve ter aproximadamente um metro e meio de altura. Este método requer manipuladores para ambos os cavalos.

A Primavera E Os Equinos

Égua Matriz Puro Sangue Lusitano Andando no Pasto
Égua Matriz Puro Sangue Lusitano Andando no Pasto

A luz é o fator de controle das éguas que entram no calor no início da primavera, embora algumas delas possam pedalar durante os meses de inverno. As éguas têm receptores de luz na parte de trás dos olhos que enviam sinais ao cérebro para liberar hormônios que iniciam o ciclo estral. Esses hormônios são hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) e são produzidos pela glândula pituitária na base do cérebro da égua. Com os avanços da ciência e da tecnologia, os criadores de cavalos podem usar hormônios sintéticos para controlar o ciclo estral e gerenciar melhor a criação. Pode-se administrar progesterona para impedir que a égua entre no estro e prolongar o estágio diestro do ciclo. Após a interrupção do tratamento com progesterona, a égua entra em estro em alguns dias. A melhor estação para montaria de equinos é primavera. Dias longos e ensolarados são ótimos para os animais, influenciando diretamente na reprodução dos animais. Portanto, o melhor período tanto para reprodução como montaria dos animais é na primavera. 

Os garanhões testículos estão alojados na cobertura protetora do escroto, que regula a temperatura dos testículos. Como os garanhões precisam de aproximadamente 57 dias para produzir espermatozóides maduros, lesões e infecções que causam aumentos anormais de temperatura podem ter efeitos a longo prazo na estação reprodutiva do garanhão.

Um Lindo Garanhão Fotografado no Haras
Um Lindo Garanhão Fotografado no Haras

A exibição comportamental clássica de um garanhão ao “checar” uma égua é erguer o nariz para o ar e enrolar o lábio superior. Isso é conhecido como “resposta do lobo-marinho”, com “lobo-marinho” traduzindo aproximadamente “teste”. Embora as éguas e os castres apresentem ocasionalmente uma resposta de flehmen, os garanhões na presença de uma égua no estro geralmente exibem esse comportamento. A resposta parece ajudar o garanhão a capturar os aromas de feromônios, ou sinais químicos, que emanam da égua. Quando o garanhão absorve o odor, ele torce o lábio para fechar temporariamente as passagens nasais e reter as partículas. A inclinação da cabeça para cima ajuda as moléculas transportadas pelo ar a permanecerem nos órgãos vomeronasais localizados sob o assoalho da cavidade nasal do cavalo.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *