Home / Animais / Como Fazer um Arranhador de Gatos?

Como Fazer um Arranhador de Gatos?

Seu gato enérgico não arranha seu sofá apenas para incomodá-lo. Esses animais precisam de uma saída para o seu comportamento. Eles adoram coçar! E você não precisa gastar muito dinheiro com uma estrutura que satisfaça esse instinto. Você pode facilmente aprender como fazer um arranhador de gatos com itens que você tem em casa.

A maioria dos tutores aprende da maneira mais difícil que seu pet precisa dessa ação de arranhar. E se for dada a oportunidade, ele transformará suas cortinas, carpetes ou até seu sofá em pedaços para isso.

Neste artigo estão algumas ideias de como acabar com seu problema de uma maneira bem barata. Leia tudo e confira!

Gato no Arranhador
Gato no Arranhador

Várias Ideias de Como Fazer um Arranhador de Gatos

Placa de Livro

Um gato coça por várias razões:

  • Trocar a camada externa de suas garras (unhas) que você pode encontrar pela casa;
  • Esticar o corpo;
  • Deixar o cheiro dele para lembrá-lo quem é o verdadeiro chefe da casa.

Seja qual for o motivo, você pode conceder ao pet o alívio de que precisa. O que você precisará é de:

Gato Brincando com Arranhador
Gato Brincando com Arranhador
  • Um livro grande com capa dura;
  • Toalha de banho grande de algodão;
  • Agulha de costura.

Como Fazer

Se você não tem um livro de capa dura antigo que possa deixar para o seu gatinho, compre em um sebo. Os atlas mundiais têm uma capa perfeitamente lisa, mas qualquer tipo de livro de capa dura serve.

Ao escolher uma toalha para cobrir, certifique-se de usar um algodão realmente macio, que não tenha muitos fios soltos. Assim terá como fazer um arranhador de gatos que não prenda as garras do seu peludo.

Dobre a toalha ao meio. Coloque-a no chão e depois coloque o livro por cima. Dobre a toalha sobre o livro, como papel de embrulho, mas de forma que fique bem liso. Costure as laterais, vire e pronto!

É melhor colocar esta placa no chão em vez de apoiá-la em alguma coisa. O peso do livro pode fazer com que caia, surpreendendo seu pet.

Como Fazer um Arranhador de Gatos de Carpete

Como alternativa a um arranhador de livros, você pode construir um de carpetes. Assim, nenhum livro é prejudicado na fabricação deste item.

Arranhador para Gatos de Carpete
Arranhador para Gatos de Carpete

O que você precisará:

  • Tábua plana (sucata de madeira ou estante de livros descartada funciona bem);
  • Tapete de área pequena ou restante de carpete;
  • Martelo;
  • Tachas pequenas para estofados de tamanho padrão. Você pode comprar um pacote desses na loja de ferragens local. Custa bem barato.

Não há requisitos de comprimento ou profundidade para ter como fazer um arranhador de gatos como este. Então, você pode escolher um tamanho que atenda às necessidades do pet. Essa placa ficará apoiada no chão ou pendurada na parede, para que não exija uma base.

Ao escolher um tapete, lembre-se de que os gatos preferem tecidos ásperos, novamente com muito poucos laços ou fios soltos em que suas garras podem prender. Felizmente, encontrar um carpete resistente e barato é muito fácil.

Gato Brincando com Arranhador
Gato Brincando com Arranhador

Coloque o tapete de cabeça para baixo no chão e coloque a placa por cima. Dobre uma borda e prenda-a com tachas. Coloque essas tachas ao longo das bordas longitudinalmente, onde o carpete e a placa se encontrem, para prendê-las adequadamente.

Repita esta etapa para os três lados restantes. Depois de aparar o excesso de material, use tachas mais longas para prender tudo melhor. Outra opção é deixar as dobras do tapete “como estão”. Elas criam uma boa ação de mola quando o arranhador está plano no chão.

Arranhadores com Pilhas de Papelão

Se você quer mesmo aprender como fazer um arranhador de gatos que seja barato e rápido, aqui está a dica. Envolve apenas dez minutos de montagem e é ideal para o pet.

Gato Brincando com Arranhador de Papelão
Gato Brincando com Arranhador de Papelão

O que você precisará:

  • Caixa de papelão, qualquer tamanho ou forma;
  • Fita de embalagem, qualquer cor;
  • Cortador de caixa.
Pedaços de Papelão Para Construir Arranhador para Gatos
Pedaços de Papelão Para Construir Arranhador para Gatos

Com este item, você não precisa se preocupar em cortar uma aresta perfeitamente reta. Você terá mais superfície arranhada se estiver um pouco irregular.

Dobre a caixa no chão. Com o cortador de caixas, desconecte os quatro lados para ter quatro seções de papelão. Corte cada seção em tiras com duas polegadas de largura e 38 a 76 centímetros de comprimento. Porém, não existem requisitos reais de comprimento. Fique à vontade para fazer como quiser.

Empilhe as tiras umas sobre as outras para que as bordas ásperas e cortadas formem uma superfície plana. Enrole a fita adesiva firmemente em cada extremidade para prender as tiras. Coloque no chão e deixe seu gatinho se divertir.

Outro benefício? Você não precisa usar a caixa inteira, portanto, mesmo que pare após apenas duas seções, ainda terá um incrível brinquedo.

Esconderijo Arranhador de Estante

Se você precisa saber como fazer um arranhador de gatos urgentemente, mas não tem espaço para um, considere esta dica. Ele combina duas coisas que um gatinho adora fazer: arranhar e espaços fechados.

Arranhador em Forma de Estante Para Gatos
Arranhador em Forma de Estante Para Gatos

O que você precisará:

  • Prateleira inferior de uma estante. Certifique-se de que os móveis estejam presos à parede para evitar que caiam ou tombem;
  • Material de carpete, cortado para ajustar as dimensões da prateleira;
  • Fita dupla face;
  • Cola quente ou tachas de estofados são outras opções adesivas, se você estiver disposto a tornar esse espaço um lar permanente para o seu gatinho.

Esvazie a estante completamente. Meça cada peça de carpete para caber em cada parede da prateleira individualmente;

  • Superior;
  • Inferior;
  • Traseira;
  • Dois lados.

Prenda os restos de carpete com cola, cola quente ou adesivo similar. Você também pode revestir a parte externa da prateleira, o mais alto que seu amigo peludo pode alcançar ao se esticar.

Depois que você souber como criar um arranhador caseiro para o seu pet, não demorará muito para que o animal descubra seu novo acessório divertido. Provavelmente, ele estará observando-o construir o brinquedo o tempo todo.

Gato em Cima da Estante
Gato em Cima da Estante

Se ele hesitar em experimentá-lo, espalhe um pouco de erva-gateira no tecido para atrair e manter sua atenção. Ainda não está aceitando? Saia de perto! Gatos geralmente não gostam de ser vistos explorando uma nova engenhoca.

Não importa qual tipo irá escolher, é fácil aprender como fazer um arranhador de gatos bem útil e barato. Certamente você ficará feliz criando algo legal e interessante para o seu pet. Feliz construção!

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *