Home / Animais / Animais da Caatinga Paraibana

Animais da Caatinga Paraibana

A fauna do Brasil é considerada uma das mais ricas de todo o mundo, e todos os animais presentes nela estão “divididos” geograficamente em 9 conjuntos de ecossistemas diferentes, conhecidos também como biomas.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os biomas brasileiros são classificados em: Amazônia, Cerrado, Pampas, Catinga, Pantanal, Mata atlântica,  Mata de Cocais, Zonas Liitorâneas e Campos.

Neste artigo falaremos especificamente sobre a Caatinga, e especialmente, quais são os animais presentes na Caatinga da Paraíba, que é extremamente diversificada e, ao mesmo tempo, maltratada.

A Caatinga

A caatinga é um bioma que pode ser encontrado na região Nordeste do país e também em parte do estado de Minas Gerais (sudeste). Ela abrange 11% da área territorial do Brasil e possui quase 900 mil km² de extensão.

Existe um fenômeno muito conhecido por todos na Caatinga: a época de seca. Esse fenômeno é tão forte no bioma que está presente em seu próprio nome; já que a palavra “caatinga” em tupi-guarani significa “mata branca”, isso se dá porque o branco é a cor que a vegetação fica durante a época de seca.

Esse bioma é extremamente importante para a fauna e flora do Brasil, assim como os outros. Porém, por conta do uso inadequado do solo e da deteriorização da vegetação, calcula-se que mais de 40000 km² da Caatinga hoje em dia foram transformados em deserto, e esse processo só tende a piorar.

A Caatinga Paraibana

Pode-se dizer que a vegetação e a fauna da caatinga são caracterizadas em mais de 90% pelo bioma da Caatinga, por isso, o bioma é extremamente importante para o estado, que acaba sofrendo muito com os períodos de seca ao longo do ano.

A caatinga paraibana apresenta alguns animais típicos que não são encontrados em outras regiões do Brasil, e muito menos em outros biomas. Essas espécies de animais estão acostumadas com a seca e também com os outros fatores biológicos daquele bioma. Por isso, agora vamos ver alguns animais específicos da Caatinga paraibana: quais são suas características? Como eles vivem? Quais são seus hábitos de caça e alimentação?

Animais da Caatinga Paraibana

Caneleiro Verde

O caneleiro verde é uma ave conhecida cientificamente como Pachyramphus viridis. Seu nome científico tem tudo a ver com as suas características corporais, já que “pakhus” significa “grosso” e viridis significa “bico”.

Essa ave mede cerca de 15cm e pode chegar a pesar 21g. O macho e a fêmea se diferenciam principalmente por conta da cor: enquanto o macho possui coroa preta, anel amarelo e o pescoço cinza, a fêmea possui coroa em tons de roxo e o pescoço até a asa são castanhos.
O caneleiro verde se alimenta de insetos e também de pequenos frutos, por conta de seu bico. Durante a reprodução, o macho ajuda muito no processo da construção do ninho que possui um formato de esfera.

É interessante notar que a espécie do caneleiro verde possui duas outras subespécies que se localizam na Bolívia, na Venezuela e também em algunslugares do Brasil, são elas: Pachyramphus viridis viridis e Pachyramphus viridis griseigularis.

Veado Catingueiro

O veado catingueiro também pode ser conhecido popularmente como virá, guaçutinga, virote, guaçubirá, entre outros; porém, seu nome científico é Mazama gouazoubira.

Essa espécie não está apenas presente na Caatinga paraibana, mas também em outros lugares do Brasil e até mesmo no Uruguai e na Argentina. Tudo isso porque ele possui muita facilidade de adaptação a diferentes habitats, vivendo inclusive em áreas que foram muito modificadas pela ação humana.

O veado catingueiro pode pesar até 25 kg e medir pouco mais de 1m, sua cor não é definida, já que pode variar do cinza até o vermelho; uma regra é que ele sempre possui um tom mais claro no ventre.

Essa espécie tende a viver solitária e formar grupos apenas em períodos em que a alimentação é escassa (principalmente durante o período de seca). Ela se alimenta principalmente de folhas e frutos e tem como principal predador a onça-pintada e a onça parda.

Calanguinho

O calanguinho é também chamado popularmente de calango. Possui o nome científico Tropidurus torquatus.

É um lagarto (réptil) que vive muito bem em ambientes secos e considerados pedregosos, por isso está muito adaptado ao clima da caatinga. É pequeno, nunca mede mais de 30 cm, o que o torna um animal muito rápido.

Apesar do seu tamanho, o Calango é considerado uma referência de caça; já que ele sempre fica esperando o melhor momento para atacar a sua presa, que sempre é o animal que existe em maior quantidade naquele momento do ano.

Também é interessante notar que os machos são maiores que as fêmeas mas quando eles habitam o litoral, ambos são menores do que o habitual na caatinga, com certeza por uma questão adaptativa, já que na caatinga há a necessidade de um corpo mais resistente.

Abelha Cupira

Apesar de pouco estudada, a abelha cupira é muito interessante e está fortemente presente no bioma da Caatinga. Seu nome científico é Partamona seridoensis.

Uma curiosidade sobre a abelha cupira é a sua estratégia para reprodução na caatinga: ela costuma utilizar cavidades presentes nos cupinzeiros como uma espécie de ninho, portanto, a abelha cupira não tem hábitos de viver em colmeias tradicionais.

Também é interessante notar que essa espécie é muito cobiçada por criadores de abelhas, justamente por ela ser pouco estudada e tudo ainda ser uma incógnita em relação à espécie.

Todos esses animais são extremamente importantes para a fauna do Brasil, e é por isso que devemos abrir os olhos para a preservação da Caatinga. Além de muito explorado biologicamente falando, o bioma também é muito explorado pela ação humana.

Nenhum dos animais citados anteriormente está ameaçado de extinção, mas essa situação tende a mudar para alguns, já que a vegetação está cada vez mais destruída e a seca é uma ameaça constante, por conta do aquecimento global.

Se interessou por esse tema e quer saber um pouco mais sobre o bioma da caatinga e sua importância? Sem problemas! Leia também sobre: a Degradação Ambiental da Caatinga

Veja também

Reprodução da Irara: Filhotes e Período de Gestação

Irará (lat.Eira barbara) – é um animal que parece estar quase sempre em busca de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *