Home / Animais / O Que Pode Ser Quando o Cachorro Vomita Uma Espuma Branca?

O Que Pode Ser Quando o Cachorro Vomita Uma Espuma Branca?

O vômito periódico do cão é certamente uma preocupação quando você é um pai de estimação. Além do aborrecimento de ter que limpá-lo, você deve se preocupar quando seu cão vomita uma espuma branca.  Na maioria dos casos, um cão que vomita espuma branca não é motivo de sérias preocupações. No entanto, às vezes pode exigir uma visita ao seu veterinário para o seu cão, especialmente se eles tiverem outros sintomas.

O Que Pode Ser Quando o Cachorro Vomita Uma Espuma Branca?

Eis algumas causas para cachorro vomitando espuma branca:

  • Indigestão – Os cães sofrem indigestão como os humanos, mas vomitam com muito mais frequência. Na maioria dos casos, vomitar espuma branca é devido ao corpo do seu cão tentar se livrar de uma substância que está perturbando seu estômago . Pode ser que seu cão tenha comido muita grama, devorado a comida ou comido e bebido excessivamente logo após o exercício. Contanto que seu cão não esteja vomitando de maneira consistente, é provável que ele esteja passando por uma indigestão regular.

  • Refluxo ácido – Se o seu cão vomita espuma branca de manhã antes de comer, isso pode significar que tem gastrite por refluxo, também chamada de refluxo ácido. Essa condição ocorre quando o trato gastrointestinal (GI) do seu cão fica irritado com ácido estomacal, o que ocorre com mais frequência quando o estômago está vazio. Cães que sofrem de refluxo ácido costumam vomitar espuma branca ou amarela. Uma solução simples para este contratempo é reduzir as porções e a frequência das refeições do seu cão, essa manobra pode ajudar a evitar o acúmulo de bile e ácido no estômago, o que causa problemas digestivos.

  • Tosse do canil – Se o seu cão esteve recentemente próximo de outros cães e agora está tossindo espuma branca, eles podem ter contraído a tosse do canil . Esta infecção respiratória superior é muito contagiosa, mas leve e geralmente desaparece sozinha em 7 a 10 dias.Geralmente, é fácil diagnosticar a tosse do canil, pois seu principal sintoma é uma tosse acentuada, que pode produzir espuma branca. Outros sintomas incluem coriza, espirros, letargia e perda de apetite.

  • Inchaço – Uma condição grave , inchaço ocorre mais comumente em cães adultos e idosos de peito profundo. Inchaço faz com que o estômago de um cachorro se encha de gás, líquido ou comida, fazendo com que ele se expanda. Um de seus primeiros sintomas é um cachorro cuspindo espuma branca.

Além de um abdômen aumentado e vômitos de espuma branca, os cães sofrem vários outros sintomas de inchaço, incluindo a incapacidade de defecar, gengivas pálidas, baba excessiva e tosse. Se você suspeitar que seu cão está inchado, leve-o ao seu veterinário imediatamente. Sem tratamento, os cães podem morrer de inchaço porque o abdome aumentado pode restringir o fluxo sanguíneo ao coração do seu cão e pressionar os pulmões, dificultando a respiração.

  • Pancreatite – A pancreatite causa inflamação no pâncreas, um órgão vital para a digestão saudável em mamíferos. Cães que sofrem de pancreatite costumam vomitar seus alimentos, e esse vômito pode incluir espuma branca.

Outros sintomas incluem dor nas costas, dor abdominal, diarreia, perda de apetite, fraqueza e desidratação. Se você observar todos ou alguns desses sintomas, leve seu cão ao veterinário o mais rápido possível.

  • Doença renal – Um cão vomitando espuma branca, acompanhado de problemas ao urinar, letargia e desorientação, pode estar sofrendo de problemas renais. A doença renal, se não for tratada, acabará resultando em insuficiência renal completa. Se você notar esses sintomas, leve seu cão ao veterinário para testar suas funções renais.

  • Parvovirose – O parvovírus é um vírus altamente infeccioso e potencialmente mortal que geralmente afeta filhotes e cães muito jovens. Um dos sintomas iniciais é o seu cachorro vomitando espuma branca. Outros sintomas incluem diarreia com sangue, letargia e febre.

Consulta ao Veterinário

Primeiro, se seu cão é um filhote de cachorro, idoso ou tem problemas médicos pré-existentes, você deve consultar seu veterinário imediatamente se estiver vomitando muita espuma branca. Além de identificar uma condição subjacente grave, seu veterinário pode tratar seu cão para desidratação por vômito.

Um Labrador Sendo Examinado Por Dois Veterinários

Se o seu cão adulto é saudável e ocasionalmente cospe espuma branca, é provável que seja apenas uma indigestão regular.  Você deve consultar seu veterinário para descartar qualquer problema médico se os episódios de vômito se tornarem mais frequentes, se o animal apresentar outros sintomas ou se comportar de maneira anormal .

Alimentação Correta

Muitas pessoas não percebem que alguns alimentos humanos comuns são perigosos para cães (e gatos). Certifique-se de não estar alimentando  alimentos humanos tóxicos para os cães. Se você suspeitar que seu cão tenha ingerido um alimento ou substância potencialmente tóxica, consulte seu veterinário sobre como tratar um cão envenenado . Mas se o seu filhote tiver apenas uma dor de estômago ocasional, consulte dicas para curar a dor de estômago do seu cão .

Um cão pode vomitar simplesmente porque comeu algo desagradável ou engoliu muita comida , muito rápido. Mas o vômito também pode indicar algo muito mais sério – seu cão pode ter engolido uma substância tóxica ou pode estar sofrendo de uma condição que requer atenção médica imediata. O vômito também pode estar associado a distúrbios gastrointestinais e sistêmicos que devem ser avaliados por um veterinário.

Investigue o Vômito do seu Cão

Por mais desagradável que possa parecer, vale a pena tirar um momento e cutucar o vômito do seu cão antes de limpá-lo. Às vezes, sua investigação não será muito reveladora. Por exemplo, vomitar espumoso que pode ser amarelo tingido indica simplesmente que o estômago do seu cão está vazio (a espuma vem do muco que normalmente está presente no estômago e o amarelo é a bile do intestino).

Cachorro Doente Com Uma Bolsa de Gelo na Cabeça

Mas, em outros momentos, o que você encontra pode apontar para uma causa do vômito do seu cão ou indicar sua gravidade. Por exemplo, o vômito aguado mostra que seu cão está com sede e tentando beber, mas não consegue segurar a água, colocando-o em risco de desidratação . Se você encontrar sangue vermelho ou material que se parece com pó de café (sangue parcialmente digerido), seu cão está sangrando no trato gastrointestinal . O vômito verde-claro pode indicar que seu cão comeu um tipo de veneno usado para matar ratos e ratos, o que também é muito perigoso para os cães.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *