Home / Animais / Qual Animal Mais tem no Mundo? Quantos são?

Qual Animal Mais tem no Mundo? Quantos são?

Biólogos são os profissionais responsáveis por estudar, definir e catalogar a imensa biodiversidade existente na terra. E isso de maneira nenhuma é uma tarefa fácil. Segundo pesquisas, 90% de todos os animais da terra são desconhecidos. A grande questão é, que entre todas as espécies já descobertas, qual animal mais tem no mundo? E quantos são?

Taxonomia

Para chegar a um resultado, deve ser utilizada a técnica da Estrutura da Taxonomia. Ela foi criada pelo sueco Carolus Linnaeus em 1758, dentro da escola Essencialista-Lineana. O profissional que utiliza este método, catalóga e descreve a diversidade dos seres vivos, através de sua classificação e nomenclatura. 

Estudo Científicos dos Animais
Estudo Científicos dos Animais

Na etapa de classificação, o profissional colocar os animais em grupos com base em alguns critérios. Já na nomenclatura, ele nomeia os indivíduos e os grupos dos quais pertencem esses animais, ambos em latim. Cada elemento catalogado pelo profissional é denominado táxon.

Quantas Espécies Existem no Mundo?

Além de utilizar  da taxonomia, é preciso diferenciar uma espécie de outra. Para isso, os estudiosos utilizam a Especiação Geográfica. Através de estudos de uma determinada população de animais, observa-se a existência de uma possível barreira geográfica entres alguns destes animais – como rios, desertos, mares -, de modo que  fiquem separados, sem nenhum contato. Assim, com o tempo, esses ambientes sofrem mudanças e através da seleção natural, os animais mais adaptados sobrevivem. 

A tarefa de catalogar todas as espécies talvez nunca seja finalizada. Mas é de extrema responsabilidade estudar a abundância das espécies e suas funções no ecossistema. Recentemente o Censo da Vida Marinha definiu que o mundo possui só de espécies, 8,7 milhões, sendo: 6,5 milhões vivendo na terra e 2,2 milhões, na água.

Somente seres humanos (segundo as Nações Unidas) são ao todo 7,7 bilhões de indivíduos desde a última contagem em abril de 2019, e provavelmente, chegarão a marca dos 11,2 bilhões em 2100. Você acha isso demais? Fique sabendo, que estes números não se comparam a quantidade existente de um certo grupo de animais, os Artrópodes.

A Espécie que Mais tem no Mundo

O filo dos Artrópodes têm cerca de 1 milhão de espécies descritas na terra sendo impossível mensurar com precisão a quantidade total de animais existentes. Mas ainda assim, cientistas garantem que estes animais representam 80% do reino animal.

Filo dos Artrópodes
Filo dos Artrópodes

Estudiosos acreditam que o motivo destes animais dominarem a terra em quantidade, é devido a uma espécie de “artropotização” do mundo na era pré-cambriana. A partir dessa evolução animal originaram-se uma infinidade de artrópodes, que hoje em dia, se dividem em três sub-filos: crustacea, chelicerata e uniramia

Artrópodes: Características Gerais

Todos os integrantes deste filo possuem uma característica em comum: são invertebrados, mas possuem o corpo dividido em patas, antenas, cabeça, tórax e abdome (ou cefalotórax e abdome, de acordo a espécie), elementos que fazem com que estes animais possam se movimentar. O próprio nome deste filo explica sua principal característica: do grego arthros (articulação) e podos (pés), Arthropoda.

Animais Invertebrados
Animais Invertebrados

Como são animais invertebrados, não possuem pele ou ossos,  mas sim uma espécie de armadura, chamada exoesqueleto. É feito de quitina, um elemento que faz dele bastante rígido, para que sustente o corpo;  além disso, ele é impermeável. A medida que os artrópodes crescem, seu exoesqueleto permanece pequeno, por isso, o animal necessita trocar por outro maior. Este fenômeno é nomeado como ecdise ou muda.

Crustáceos

Os crustáceos são representados pelos camarões, lagostas, caranguejos, cracas, siris. São predominantemente marinhos, por isso, são considerados os insetos do mar.

Animais Crustáceos
Animais Crustáceos

A boca é ventral e possui mandíbulas. Em geral, apresentam dois pares de antenas e cinco pares de pernas.

Cheliceratas

Estes animais são representados pelas aranhas, escorpiões, opiliões, carrapatos e os ácaros.

Animais Cheliceratas
Animais Cheliceratas

Não possuem antena, possuem olhos simples, quatro pares de pernas e um par de quelíceras (apêndice que contem a peçonha da aranha que serve para “nocautear” a presa).

Uniramia

Já o subfilo uniramia reúne as classes dos insetos, quilópodes e diplópodes; que possuem apêndices “unirramosos”. Os diplópodes são representados pelos piolhos-de-cobra; os quilópodes, formado pelas lacraias e centopeias, possuem corpo cilíndrico e várias patas. 

Animais Uniramia
Animais Uniramia

Já os insetos possuem um par de antenas e três pares de pernas, dois pares de asas ou nenhuma. Também possuem olhos compostos. Formada por borboletas, mosquitos, gafanhotos e mais, é a classe de animais mais povoada do planeta segundo os pesquisadores.

Qual Animal Mais tem no Mundo?

No quesito quantidade, as espécies de animais que fazem parte dos artrópodes podem ser os vencedores. Porquê? Entre as diversas espécies, foi constatado que o Colêmbolo (Collembola) – um artrópode da classe dos Entognatas (parentes dos insetos)-, pode ser considerado o animal de maior quantidade no mundo. A quantidade desses artrópodes impressiona, pois, em cada metro quadrado do mundo existem cerca de 10 mil desses animais, e em alguns locais, podem chegar a margem dos 200 mil. 

Ele tem seis patas, mede entre 0,25 e 10 milímetros de comprimento e possui cerca de 7 900 espécies. Vivem em folhiço, no solo, em árvores, em troncos em decomposição, dentre outros.  Alimentam-se também de bactérias, fezes de artrópodos, pólen, algas, entre outros tipos de matéria orgânica. Além disso, os colêmbolos são conhecidos por atuarem como dispersores de fungos e aceleram a transformação de plantas mortas em nutrientes reutilizáveis, variando de acordo com cada habitat. Pesquisadores estimam que eles sejam responsáveis por até 20% da decomposição de matéria orgânica morta.

Vale mencionarmos também a formiga. Cientistas e pesquisadores calculam que este membro da classe dos insetos, apesar de perder em quantidade para os colêmbolos, têm no entorno 10 quatrilhões a 1 septilhão (um milhão de quatrilhões) de indivíduos no planeta.

Animais que Foram Extintos do Mundo

Enquanto algumas espécies quebram recorde em quantidade de indivíduos por espécies, muitos animais foram extintos ou estão em perigo de nunca mais procriarem. Desmatamento, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção no mundo.

Veja abaixo uma lista de alguns deles:

Extintos

  • Tilacino;
Tilacino
Tilacino
  • Bandicoot-pés-porco;
Bandicoot-Pés-Porco
Bandicoot-Pés-Porco
  • Norfolk Kaka;
Norfolk Kaka
Norfolk Kaka
  • Rinoceronte Negro do Oeste Africano;
Rinoceronte Negro do Oeste Africano
Rinoceronte Negro do Oeste Africano
  • Tigre-do-Cáspio;
Tigre-do-Cáspio
Tigre-do-Cáspio
  • Antílope Azul;
Antílope Azul
Antílope Azul
  • Foca-monge-do-caribe;
Foca-Monge-do-Caribe
Foca-Monge-do-Caribe
  • Quagga;
Quagga
Quagga
  • Periquito-das-Seychelles;
Periquito-das-Seychelles
Periquito-das-Seychelles
  • Wallaby-rabo-de-prego-crescente;
Wallaby-Rabo-de-Prego-Crescente
Wallaby-Rabo-de-Prego-Crescente
  • Wallaby-toolache;
Wallaby-Toolache
Wallaby-Toolache
  • Dugongo de Steller;
Dugongo de Steller
Dugongo de Steller
  • Cervo de Schomburgk;
Cervo de Schomburgk
Cervo de Schomburgk
  • Bilby-pequeno;
Bilby-Pequeno
Bilby-Pequeno
  • Emu-negro ou The King Island Emu
Emu-negro ou The King Island Emu
Emu-negro ou The King Island Emu

Em Extinção

  • Condor californiano;
Condor Californiano
Condor Californiano
  • Elefante de sumatra;
Elefante de Sumatra
Elefante de Sumatra
  • Golfinho vaquita;
Golfinho Vaquita
Golfinho Vaquita
  • Gorila-das-montanhas;
Gorila-das-Montanhas
Gorila-das-Montanhas
  • Iguana da jamaica;
Iguana da Jamaica
Iguana da Jamaica
  • Lêmure de barriga vermelha;
Lêmure de Barriga Vermelha
Lêmure de Barriga Vermelha
  • Leopardo-de-amur;
Leopardo-de-Amur
Leopardo-de-Amur
  • Orangotango de bornéu;
Orangotango de Bornéu
Orangotango de Bornéu
  • Panda gigante;
Panda Gigante
Panda Gigante
  • Papagaio kakapo;
Papagaio Kakapo
Papagaio Kakapo
  • Pinguim-africano;
Pinguim-Africano
Pinguim-Africano
  • Rinoceronte-de-java;
Rinoceronte-de-Java
Rinoceronte-de-Java
  • Saola;
Saola
Saola
  • Tigre-de-bengala;
Tigre-de-Bengala
Tigre-de-Bengala
  • Tigre siberiano;
Tigre Siberiano
Tigre Siberiano

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *