Home / Animais / Jandaia Verdadeira, Características e Fotos. Ela fala?

Jandaia Verdadeira, Características e Fotos. Ela fala?

A Jandaia é uma ave cujo nome científico é denominado Aratynga Jandaia, cuja subespécie é conhecida como Monotípica. O sufixo do nome científico Ará identifica quase todas as aves cientificamente, enquanto a palavra jandáia significa periquito barulhento, ou “aquele que grita”. Pertencente à família dos Psittacidae, as jandaias-verdadeiras voam em bando, individualmente ou cercada de outros pássaros, sendo encontradas facilmente no Brasil em locais como o Nordeste, porque o seu habitat natural é situado em caatingas, savanas, clareiras ou florestas tropicais!

Como mencionado anteriormente, as jandaias são bastante barulhentas, emitem guinchos, assobios e cantorias o dia inteiro! Se por um lado essas aves prometem tirar um pouco da tranquilidade e calmaria de um lar, por outro, garantem mais alegria e vida nas casas em que foram adotadas, através dos seus cantos!

Características das Jandaias Verdadeiras

A plumagem das jandaias geralmente possui a cor verde predominantemente, enquanto a cabeça e a garganta são amarelas, formando uma tendência degradê até a cor laranja na testa e também no peito. Seus olhinhos são contornados pela cor vermelha, enquanto sua barriga varia nos tons de vermelho ou laranja, também em forma de degradê. Na parte externa das suas asas podem-se encontrar pontos de cor azul, mas a predominância é a cor vermelha. As partes externas das suas pernas e pés são azuis, e o rabinho é verde e azul nas pontas. Por fim o seu bico é preto, e os pezinhos de cor cinza.

Ao redor e dentro dos olhos das jandaias-verdadeiras é de cor branca, enquanto a íris das mesmas são de coloração castanho-claro. Algumas aves contam com a cabeça amarela, enquanto outras, esta coloração pode variar em tons mais claros ou mais escuros mas ainda assim de cor amarela.

Além dessas características, essas aves podem chegar a pesar 130 gramas e medir 30 centímetros de altura, ou seja, são animaizinhos de pequeno porte. A personalidade dessas aves é bastante sociável, ou seja, convivem tranquilamente em ambientes humanos, podendo ser uma ótima companhia. Se você pretende possuir uma ave como essas, será necessário ter muita paciência, pois as jandaias verdadeiras adoram fazer um barulho! Cantam muito alto, assoviam e guincham!

Habitat Natural

Duas Jandaias Verdadeiras no Alto da Árvore
Duas Jandaias Verdadeiras no Alto da Árvore

Como dito anteriormente, as jandaias-verdadeiras são facilmente encontradas no Nordeste brasileiro. Ou seja, nos estados de Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Bahía. Isso porque essas aves se adaptam em lugares em que a caatinga é fortemente presente, além do clima tropical, características presentes em todos esses estados.

O nordeste possui uma seca característica em determinados anos, em locais como Pernambuco e também Sergipe. Com isso, subentende-se que são locais mais quentes, e dessa forma, é perceptível o quanto essas belas aves se adaptam muito bem às caatingas existentes nessas regiões específicas.

Alimentação

A alimentação desses animais está pautada no consumo de frutas diversas, como coco, banana, laranja, maçã, mamão, uvas e entre outras; Além das mencionadas frutas, também se alimentam de comidas humanas prontas como o arroz, algumas sementes, insetos e larvas, sempre em três períodos da manhã e também ao entardecer. Também consomem vegetais como jiló, pepino, beterraba, pimentão, tomates, chicória e até mesmo escarola. Ou seja, são aves que comem de tudo um pouco! Mas é sempre bom alimentá-las com frutas e vegetais frescos, e também castanhas, em casos de criação doméstica das jandaias.

Além da alimentação, aos casos em que são criadas domesticamente, é importante mantê-las sempre hidratadas através do uso da água! As jandaias-verdadeiras consomem poucas quantidades de líquidos, mas ainda assim não se pode deixar de sempre fornecer água fresca e estar atento às trocas da mesma diariamente.

Reprodução

Assim como algumas outras aves de espécies diferentes das jandaias, sua maturidade sexual se inicia aos dois anos de idade, e o período da reprodução varia de agosto a janeiro, logo, o mês de setembro é característico pela grande fertilidade dessas aves. Dessa maneira, é válido salientar que apenas as jandaia-verdadeiras fêmeas irão chocar os seus ovinhos, sendo o único momento em que abandonam temporariamente os ninhos que formaram, quando vão se alimentar ou se deixam ser alimentadas pelo macho. Por fim, podem colocar até três ovos por dia, que serão incubados durante 25, podendo haver a chamada postura até três vezes ao ano.

 As Jandaias-Verdadeiras Falam?

A capacidade de reprodução da voz humana nessas aves é bastante baixa. Mas ao mesmo tempo, elas podem aprender assobios, ruídos e alguns cantos, mas este é um fato bastante raro. É importante salientar que algumas outras espécies de jandaia possuem esta característica latente, de repetição de vozes humanas, assim como os papagaios. Mas no caso das verdadeiras, esta capacidade como dito anteriormente, é bastante baixa.

Curiosidades

Além de barulhentas, as jandaias adoram uma posição observadora dos locais altos em que se encontram, podendo estar em pares ou grupos, e por vezes, sozinhas. É muito comum que voem numa distância muito próxima do chão, não sendo nenhum pouco tímidas ao avisarem a sua chegada. Além dos estados nordestinos, alguns desses animais são encontrados em ouros locais como no Rio de Janeiro por exemplo. Além dos fatos mencionados acima, a expectativa de vida de uma jandaia-verdadeira pode chegar até 30 anos de idade, enquanto a expectativa de vida de pássaros em geral varia entre 20 a 60 anos.

Tendo em vista sua vida duradoura, as jandaias-verdadeiras podem ser grandes companheiras domésticas. Como mencionado, são bastante sociáveis e são dóceis com seus donos. Se alimentam poucas vezes ao dia, e para quem adora um ambiente alto astral e sem monotonia, esses animaizinhos são a escolha perfeita, pois não param de cantar e fazer festa emitindo os seus sons!

Essas aves custam em torno de R$ 800,00 à 1500,00 (oitocentos à mil e quinhentos reais), sendo portanto relativamente caras. A beleza e alegria desses animais os tornam mais requisitados no mercado, e por isso, os preços elevados. Por fim, são jandaias que não falam, diferentemente das jandaias avermelhadas que possuem uma capacidade maior de reprodução da voz humana. Mas ainda assim, possuem outros atributos que despertam o interesse daqueles que são apaixonados por aves como essas!

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *