Home / Animais / Lobo Cinzento: Características Físicas e Comportamentais

Lobo Cinzento: Características Físicas e Comportamentais

Apesar de acharmos muitíssimos lindos na televisão e por fotos na internet, a grande maioria dos brasileiros não tiveram chance de realmente ver um lobo na vida real. Isso se dá ao fato de que eles são animais que costumam ficar em países com um tempo mais frio, completamente diferente do Brasil.

Por parecerem muito com animais que aqui no Ocidente nós domesticamos, no caso os cães, criamos uma certa afeição pelos lobos. Entretanto, eles podem ser bem perigosos, caso estejamos perto demais e representemos algum tipo de perigo para eles.

Características Físicas do Lobo Cinzento

O lobo cinzento faz parte das poucas 35 espécies da família Canídeo, onde encontramos a raposa, o cachorro e outros animais desse tipo. É dai que vem sua semelhança com o cachorro que tanto conhecemos e amamos. Uma das diferenças é quanto ao seu comprimento que é bem maior que a maioria desses outros animais Canídeos.

Esses lobos podem chegar a 1,60 metros de altura, incluindo sua cauda. O peso também é alto, o macho sendo maior e mais pesado, em média de 50 a 60 quilogramas, enquanto que a fêmea em torno de 45 quilogramas. Mas o que realmente chama a atenção é a sua beleza fora do normal, tanto no pelo quanto em seus lindos olhos.

Sua pelagem é na maior parte dos casos cinza, porém é possível encontrar lobos-cinzentos na coloração preta e branca. Esse pelo além de ser belo, também serve como um isolante térmico, para que esse animal possa aguentar as baixas temperaturas de seu ambiente. Quanto mais frio o local que o lobo more, mais longa e densa tende a ser sua pelagem.

Seus olhos são bem brilhantes, que deixa fácil de saber que realmente é um lobo que estamos lidando. Para se defender e caçar, seus dentes e garras (que estão sempre expostas) são muito fortes. Ao caçar, esse animal com a ajuda das garras pode alcançar até 70km/h, um valor muito alto e comparado a velocidade de um carro. Os músculos dos lobos-cinzentos também são bem salientes, provando sua majestosidade.

Habitat e Nicho Ecológico

Primeiramente, você sabe a diferença entre habitat e nicho ecológico? Habitat, como o próprio nome já sugere, é onde aquele animal habita, seu endereço. Já o nicho ecológico é comparado como sua profissão, seus hábitos e tudo que realizam durante o dia e noite. Agora que você sabe exatamente o que esses dois significam, podemos entrar nesses conceitos em relação ao lobo.

O habitat dos lobos já foi bem vasto. Era possível encontra-los em grandes partes do mundo no hemisfério Norte. Entretanto, foi sendo extinto da maioria dos países. É uma hipótese que esses animais tenham surgido na América do Norte, e até hoje eles se mantém por lá, especialmente no Canadá. Como dissemos, os lobos precisam e gostam de viver em lugares frios, por isso hoje o encontra também pela Europa e alguns países da Ásia.

É possível encontra-los nas mais diferentes áreas desses países, como na tundra, taiga, zonas montanhosas e até mesmo em planícies. Para dormir, escolhem um abrigo perto de uma árvore ou rocha, utilizando pelos e folhas para criar sua moradia e ali também dar luz a filhotes. Apesar de terem sidos extintos em vários lugares, agora eles estão no status de pouco preocupantes, estando bem protegidos em seus ecossistemas.

Habitat dos Lobos Cinzentos
Habitat dos Lobos Cinzentos

Quanto ao seu nicho ecológico, aí é quando ele realmente se afasta de seus parentes cachorros. Primeiro, os lobos-cinzentos são animais noturnos, possuem uma audição aguçada e uma visão noturna ótima para conseguir ir a caça e fazer tudo no período da noite. A caça eles escolhem animais como o gado, mas também podem partir pra briga com vários outros mamíferos.

Os lobos não atacam humanos sem nenhuma necessidade, mas mesmo assim existe um certo receio quanto a esse animal. Eles vivem em bandos, que variam entre 2 a 36 lobos, e dentro desse bando existe uma hierarquia muito importante e respeita. Somente um casal alfa (monogâmico) lidera o bando, e também somente eles se reproduzem.

Entre janeiro e abril é o período que esse casal começa a se reproduzir, as fêmeas costumam ficar no cio até 14 dias por ano. Ao engravidarem, dão a luz depois de 2 meses de gravidez, podendo a parir até 14 filhotes. Esses, são cuidados tanto pelos pais, quanto por toda a alcateia, até aprenderem a caçar e sobreviver sozinhos.

Quando um dos lobos alfas morrem, no lugar entra um beta, se tornando então um alfa. Essa hierarquia é seguida a risca na alcateia.

Curiosidades do Lobo Cinzento

  • Os lobos, caso não haja nenhuma outra presa, podem comer indivíduos de sua mesma espécie (canibais). Entretanto, eles quase nunca matam o lobo, e sim comem aqueles que já estão mortos ou prestes a morrer.
  • Eles são animais muito sociáveis. Conseguem trabalhar muito bem juntos em equipe, e aprendem observando outros indivíduos de sua alcateia.
  • A pressão da mordida de um lobo é o dobro da de um cachorro feroz.
  • Os lobos-cinzentos são muito importantes para o estudo da vida do planeta. Eles são sobreviventes da famosa Era do Gelo, por isso se tornaram um dos animais mais estudados do mundo.
  • Os lobos-cinzentos, e as outras espécies de lobos também, uivam para conseguir chamar a atenção de sua alcateia e para se comunicar entre si.
  • Por caça, dependendo do tamanho dela, um lobo consegue consumir até 9 quilogramas de carne. Sendo que uma pessoa normal deve comer até 70 gramas de carne por dia, e 500 gramas por semana.

Esperamos que tenham gostado do post e que ele tenha sido de muito aprendizado para você sobre esses animais lindos e inteligentes. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou.

Veja também

Pomada Antibiótica Para Picada de Carrapato. Qual a Melhor?

Mordida de carrapato? Se um dia acontecer, não adianta correr imediatamente para a sala de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *