Home / Animais / Que Danos as Mariposas e Borboletas Podem Causar?

Que Danos as Mariposas e Borboletas Podem Causar?

Lepidoptera é uma ordem enorme, com mais de 150.000 espécies em todo o mundo. Pode ser facilmente distinguido de outras ordens pelas escamas que cobrem as asas e o corpo dos adultos. Com algumas exceções, os Lepidoptera têm dois pares de asas e uma probóscide enrolada usada para desviar o néctar e outros fluidos.

Popularmente, os Lepidoptera são divididos em duas categorias, borboletas e mariposas, embora isso não represente uma classificação natural. As borboletas costumam voar durante o dia, enquanto as mariposas tendem a voar noturnas com antenas retas ou plumosas.

Que Danos as Mariposas e Borboletas Podem Causar?

Muitos lepidópteros, especialmente as borboletas, são polinizadores importantes e geralmente apreciados pelo público. Poucos lepidópteros são de importância médica, com as exceções sendo espécies com pelos picantes, como a lagarta de mariposa. No entanto, existem algumas espécies que são pragas de culturas, grãos armazenados e até tecidos. E existem várias espécies de mariposas que são importantes espécies invasoras, como a mariposa cigana, um importante desfolhante de florestas no leste dos EUA.

Lepidópteros imaturos têm partes bucais que mordem e geralmente causam danos ao arrancar pedaços de folhas, caules, flores, raízes, frutas, sementes, etc. A maioria dos danos causados ​​por Lepidoptera ocorre pelo consumo direto da planta, não por doenças vetoriais. Os danos geralmente são facilmente visíveis (embora os danos às raízes ou os danos internos possam não ser visíveis externamente), mas podem se parecer com os danos causados ​​por Orthoptera e larvas.

Algumas espécies de mariposa são de importância médica, como a mariposa Buck (Hemileuca maia), que como lagarta possui pelos do corpo que podem causar prurido e queimação dolorosos se tocados.

A broca-do-mato (Synanthedon exitiosa) é uma séria praga de pêssego, cereja, ameixa, nectarina, damasco e alguns arbustos ornamentais. As fêmeas adultas podem depositar várias centenas de ovos no tronco logo acima do solo ou na vegetação ao redor da base de um pessegueiro. Lagartas escavam no tronco e começam a comer o caule vivo sob a casca. Um número suficiente de lagartas pode enfraquecer seriamente uma árvore, permitir a introdução de patógenos e até matar a árvore. As larvas podem ser removidas com uma faca.

Lepidopterismo

As mariposas são perigosas para humanos e animais de estimação!  Suas fezes e casulos contaminam os alimentos. Tocar alimentos ou tecidos infestados pode desencadear uma reação alérgica.  Consumir alimentos contaminados pode causar doenças.

As mariposas geralmente encontradas em nossas casas não estão absolutamente interessadas em morder pessoas. A maioria das mariposas ainda não tem peças bucais. Mesmo que eles não nos mordam, eles podem causar reações alérgicas por causa das asas!

Lepidopterismo no Braço
Lepidopterismo no Braço

Essas mariposas causam surtos epidêmicos nas áreas rurais quando voam e atingem fontes de luz. Somente mariposas fêmeas causam a doença, conhecida como lepidopterismo.

Há controvérsia em relação às espículas abdominais venenosos que se desprendem da mariposa, cuja  penetração da seta parece causar intensas reações inflamatórias como no ataques de tarântulas. Essas cerdas são facilmente destacadas do corpo da mariposa e flutuam, onde podem até cair sobre as roupas e causar acidentes.

Erucismo

São graves lesões, semelhantes a queimaduras provocadas pelo contato da pele com lagartas, devido a pelos ocos que revestem o corpo da larva, cujo interior contêm um líquido localizadas em sua base e denominadas células tricogênio. Quando a seta penetra na pele libera o líquido irritante e executa sua ação inflamatória.

Pararama

São lesões provocadas pelo contato com a lagarta (Premolis) encontrada em plantações de seringueira artificial no Estado do Pará. Neste estágio os pelos pequenos da lagarta ou com uma das cerdas do casulo causa lesões inflamatórias interfalângicas, resultando em anquilose. A condição mórbida afeta especialmente os seringueiros e, portanto, é considerada uma doença ocupacional.

Premolis
Premolis

Tratamento

A literatura médica possui diversas opções terapêuticas. Lesões muito pruriginosas e eritematosas  devem ser controladas por anti-histamínicos orais e de corticosteroides sistêmicos para controlar o quadro clínico.  O uso de acetonido de triancinolona intramuscular e potentes corticosteroides tópicos as vezes são também indicados. No pararama, é essencial a administração de corticosteroides sistêmicos.

O Que São Mariposas?

As mariposas são membros da família de insetos Lepidoptera, assim como seus primos coloridos. Eles também compartilham o mesmo ciclo de vida, das larvas ao casulo e à sua forma final. A maioria dos 160.000 tipos de mariposa é noturna, mas todos estão apenas esperando a chance de arruinar o dia de alguém.

Existem mais de 2500 tipos de mariposas, mas você deve se preocupar com a mariposa da roupa, a mariposa do tapete e a mariposa da comida. Embora eles ponham seus ovos em lugares diferentes, as larvas dos três devoram tudo à vista após a eclosão.

As semelhanças nas larvas não param na sede insaciável de destruição. Eles também se parecem! As larvas geralmente têm cerca de 1-2 mm. de comprimento e são de cor branco-creme.

Danos Domésticos

Todos sofremos com os variados ataques lançados pelas mariposas, seja uma mariposa colidindo com seu rosto, espalhando poeira de mariposa por toda parte ou batendo alto enquanto tentam escapar da sala batendo a cabeça na lâmpada.

Felizmente, esses ataques são levemente irritantes, mas as táticas das mariposas não param por aqui. Quando não causam angústia, estão comendo nossas roupas, tapetes, cortinas e alimentos secos.São as larvas da mariposa que destroem nossas roupas favoritas, enquanto as mariposas adultas têm apetite pelo néctar das flores, não pelas camisolas.

Traças de roupas – Como as larvas da traça são muito pequenas, é provável que você não note a presença delas até que seja tarde demais. As larvas de traça são destruidoras de oportunidades iguais de roupas. Desde que exista um item feito de fibras naturais, eles não se importam se estiverem em uma cômoda ou em um guarda-roupa.

Traças de Roupas
Traças de Roupas

As larvas de mariposa podem causar danos substanciais e caros às roupas. Os tipos mais comuns de dano são:

Buracos – este é o dano que a maioria das pessoas encontrará. Pode ser apenas um ou dois pequenos orifícios, mas, normalmente, você encontrará vários orifícios grandes. O dano pode ser tão grave que o item não pode ser reparado.

Destruição de Itens – em casos de infestações em larga escala, os danos podem ser tão drásticos que o item é destruído ou mastigado sem reconhecimento.

Finanças – a maior quantidade de danos que as mariposas causam não é nas suas roupas, mas nas suas finanças. Reparar ou substituir roupas danificadas pode ser caro.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *