Home / Animais / Borboleta Mariposa Cometa: Características, Habitat e Fotos

Borboleta Mariposa Cometa: Características, Habitat e Fotos

Chama-se Lepidoptera  a  ordem de insetos que inclui as cerca de 180.000 espécies de borboletas  e mariposas. Esta ordem de insetos é a segunda em tamanho, sendo apenas menor que a ordem dos coleópteros, os besouros.

Uma das mariposas mais bonitas do mundo, a mariposa Cometa ou mariposa-da-lua de Madagascar, recebeu este nome por causa de suas longas caudas vermelhas. Há um número de mariposas da lua com caudas que variam em comprimento, de meros tocos a longas serpentinas. Os biólogos agora pensam que aqueles com caudas mais longas como esta espécie evoluíram mais recentemente do que aqueles com caudas mais curtas. A mariposa-cometa ainda é bastante comum em Madagascar, sua terra natal.

Ciclo de Vida das Mariposas Cometa

Vivendo no máximo uma semana, a mariposa-da-lua de Madagascar tem muito a realizar em sua curta vida.  À noite, as fêmeas liberam um feromônio no ar. Os machos que voam pelo ar sentem o feromônio e o seguem até a fêmea. A fêmea e o macho, em alguns casos, podem permanecer copulados até a noite seguinte. A cada noite seguinte, a fêmea procura plantas hospedeiras nas quais depositar seus ovos.

A mariposa da lua de Madagascar começa a vida como uma lagarta, nascendo de um a 100 a 150 ovos, embora muitos de seus irmãos não cheguem à idade adulta.  A lagarta, juntamente com a maioria das outras da família Saturniidae, gira um casulo de seda. É aqui que ele passa seu tempo como pupa, o estágio de desenvolvimento antes que a mariposa se torne um adulto.  As lagartas mariposas-da-lua de Madagascar se alimentam de plantas antes de se reproduzirem.

O casulo prateado e em forma de saco da mariposa-da-lua de Madagascar tem muitos orifícios na superfície e se encaixa frouxamente ao redor do inseto que está se metamorfoseando, a teoria é que os buracos no casulo sejam muito úteis em áreas tropicais, porque quando chove, a água é deixada direta, impedindo que as pupas se afoguem.  Os casulos têm muitas formas e texturas diferentes – quase o mesmo número de espécies cujas lagartas constroem casulos – e, em muitos casos, simplesmente não sabemos por que elas são construídas de certa maneira.

Comportamento das Mariposas Cometa

Quando as mariposas emergem de seus casulos quando adultas, elas não se alimentam mais de plantas para sobreviver.  Embora tenham boca e intestino, nenhuma delas funciona. Como não têm como absorver energia, as mariposas vivem apenas de seis a oito dias. É uma corrida contra o tempo, enquanto eles tentam encontrar um companheiro e se reproduzir.

A fêmea não faz muito.  Muitas vezes são encontradas perto ou até sentadas por dias no casulo de onde ela emergiu, apenas esperando.  Cabe ao macho encontra-las. Embora proporcionalmente menor que a fêmea, suas antenas são maiores e mais leves.  A área da superfície das antenas do macho é aumentada pelas plumas maiores de penas que capturam moléculas do feromônio da fêmea, facilitando sua localização.  Eles funcionam muito bem, e os machos podem sentir as fêmeas a quilômetros e quilômetros de distância.

Mariposas Cometa
Mariposas Cometa

Características da Mariposa Cometa

Um aspecto que torna a mariposa da lua de Madagascar tão impressionante é a cauda longa, vermelha e amarela, que se acredita ser usada na defesa contra atacantes. As mariposas da lua de Madagascar são sexualmente dimórficas, com os machos sendo muito maiores que as fêmeas. As mariposas-Atlas femininas (Attacus atlas) são consideradas a maior mariposa do mundo com base na área superficial, mas a mariposa-da-lua Madagascar é considerada a mariposa mais longa principalmente devido às suas longas caudas.

Alguns estudos mostraram que as caudas são boas para desviar os ataques dos morcegos. Como as mariposas são um inseto voador noturno, foram levantadas questões sobre o motivo de serem tão vibrantes tons de vermelho e amarelo.  Geralmente, suas cores e padrões intricados ajudam a camuflá-los durante o dia.

Você vê alguns espécimes e eles podem parecer bem visíveis quando presos com asas abertas em uma gaveta. Mas na natureza, empoleirado em sua posição natural contra um fundo ideal, você provavelmente poderia passar por uma mariposa viva, mesmo uma grande, 10 vezes sem avistá-la.

Mariposa Cometa na Mão de uma Pessoa
Mariposa Cometa na Mão de uma Pessoa

A mariposa recebe seu nome de gênero Argema , que significa ‘olho manchado’ em grego. Essas manchas são desagradáveis ​​para os predadores, fazendo-os pensar que a mariposa é realmente uma criatura maior e mais perigosa que não deve ser atacada.

O Gênero Lepidoptera

Por causa de seus hábitos de voo diurno e cores vivas, as borboletas são mais familiares do que as mariposas, principalmente as noturnas e as de cor opaca, mas as últimas são muito mais variadas e abundantes.  Com exceção de algumas mariposas, todos os lepidópteros adultos têm dois pares de asas. O nome Lepidoptera é derivado do grego, que significa “asa escamosa” e refere-se à cobertura característica de poeira microscópica, semelhante a escamas nas asas.

O ciclo de vida dos lepidópteros consiste em quatro estágios: ovo , larva (lagarta ), pupa (crisálida) e adulto (imago). As larvas comem a maior parte do tempo, com a maioria se alimentando de folhagem, embora muitas espécies comam caules , raízes , frutas ou flores . Um número de mariposa e algumas larvas de borboletas são graves pragas na agricultura e silvicultura. Os adultos de muitas espécies são importantes por seu papel na polinização , que ocorre quando visitam flores para néctar . Na maioria dos ambientes terrestres , os lepidópteros são ecologicamente importantes porque transformam grandes quantidades de matéria vegetal em matéria animal e, por sua vez, servem de alimento para muitos outros grupos de animais.

Muitos membros da ordem, especialmente as borboletas, apelam à imaginação humana há milhares de anos como símbolos de beleza frágil e efêmera . As referências a eles são abundantes na literatura, e foram retratadas em muitas pinturas, inspiraram os desenhos de jóias , ornamentos e tecidos , e até ocorreram em muitos dispositivos heráldicos e em selos postais.

Habitat das Mariposas

Os lepidópteros vivem em todos os continentes, exceto na Antártica . Embora sejam muito mais numerosos e diversificados nos trópicos, algumas espécies sobrevivem nos limites da vegetação polar. Existem muitas espécies de sucesso em quase todos os ambientes , desde desertos áridos e altos de montanhas a pântanos e florestas tropicais . A maioria se adaptou para a vida em ambientes ecológicos relativamente restritos e pode estar limitado a apenas um ou um pequeno grupo de plantas alimentícias, geralmente a apenas uma parte de uma planta. Portanto, raramente são abundantes em mais de um tipo de habitat . No entanto, algumas espécies têm hábitos alimentares mais amplos e podem ocasionalmente atingir picos de abundância anormal e desfolhar grandes áreas de floresta decídua ou pastagem .

Veja também

Cavalier King Charles Spaniel

Tudo Sobre a Raça Cavalier King Charles Spaniel: Características e Fotos

Essa raça tem sua origem no Reino Unido, foi um cão de companhia de reis …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.