Home / Animais / Como dar Banho em Uma Tartaruga Aquática?

Como dar Banho em Uma Tartaruga Aquática?

Você gosta do mundo das tartarugas aquáticas? Continue lendo esse artigo, e aprenda muito sobre esses belos animais, e principalmente em como dar banho nelas.

As tartarugas são animais que fazem parte do filo dos répteis, e são da ordem Testudine. Elas também são conhecidas como quelônios. Essa ordem agrega não apenas as tartarugas, mas como todos os animais dos grupos dos répteis que possuem um casco.

De acordo com estudos recentes, existem 13 famílias que compõem a ordem Testudine, que conta com 75 gêneros e mais de 26 espécies. Uma dessas é aquele objeto de nosso estudo, a tartaruga aquática.

Após muitas pesquisas, estima-se que as tartarugas existem há cerca de 200 milhões de anos. Acredita-se que o seu surgimento ocorreu pela região do continente africano, enquanto ainda estavam sem a separação atual.

Como dar Banho Em Uma Tartaruga

O ato de dar banho nas tartarugas tanto aquáticas quanto terrestres deve ser feito com regularidade, pois esse procedimento não apenas serve para remover as sujeiras, proporcionando uma maior limpeza, como também ajuda a reidratá-las.

Ao dar banho em sua tartaruga, você remove o excesso de algas que podem ficar presas nelas, bem como, células mortas que sobram após o processo de troca de pele.

Apesar de o preparo do banho ser bem semelhante para os dois tipos de tartaruga (terrestre e aquática), há um cuidado um pouco maior com as tartarugas terrestres.

Após você dar banho na sua tartaruga, é importante que você higienize bem as suas mãos com água e sabão, para assim diminuir o risco de pegar salmonela. Que tal vermos agora um passo a passo bem detalhado sobre como dar um banho em tartarugas aquáticas? Então, continue lendo e confira tudo aqui com muita atenção!

Passo a Passo do Banho na Tartaruga Aquática

  1. Tenha uma pequena banheira de plástico à sua disposição e que seja de uso exclusivo para o banho do animal. Caso você não tenha uma banheira, poderá optar por usar um balde, só se certifique de que a tartaruga cabe nele.
  2. Providencie também uma escova de dentes, e um pequeno recipiente com água morna, dê preferência a água sem cloro. A utilização de xampus e de sabonetes devem apenas ser feitas se forem indicados somente pelo médico veterinário.
  3. Encha a banheira (ou o balde) com água e coloque com cuidado a sua tartaruga, a água deverá estar em temperatura ambiente. A quantidade de água deverá cobrir por volta do queixo da tartaruga, podendo ser um pouco mais, caso você queira deixá-la nadar um pouco.
  4. Com o auxílio da escova de dentes, comece a limpar, de forma delicada, todo o seu casco. Dê uma maior ênfase as áreas em que você consegue identificar um pouco mais de sujeira. Tome cuidado para não forçar demais na limpeza, pois o casco é uma área sensível para esses animais.
  5. Continue escovando o resto do corpo da tartaruga. As patas, o rabo e o pescoço são outras áreas que necessitam de uma limpeza com cuidado também.
  6. Para finalizar o maravilhoso processo de limpeza da sua tartaruga aquática, escove a região do plastrão (barriga da tartaruga). Fique atento para conseguir remover os resíduos de sujeiras que podem ter ficados presos nas escamas.
  7. Durante o banho, você deverá ficar atento se há alguma alteração no corpo da tartaruga como, por exemplo, alguma mancha ou machucado. Caso haja algo de diferente, leve o seu animal para o veterinário. Dessa forma, ele receberá o melhor atendimento.
  8. Depois de ter dado o banho em sua tartaruga, você deverá enxaguá-la e coloca-la ela de volta ao aquário.
  9. Apesar de o banho ter terminado, os seus cuidados não terminam por aqui. A água que restou no balde ou na banheira deverá ser jogada na privada ou no ralo.

Passo a Passo do Banho na Tartaruga Terrestre ou Semiaquática.

  1. Se a sua tartaruga for terrestre ou semiaquática, os banhos deverão ser tomados com frequência, cerca de três ou quatro vezes por semana. Caso você more em uma região de clima muito quente, verifique a possibilidade de um banho por dia.
  2. O mesmo cuidado com os utensílios para a tartaruga aquática deve ser tomado com essas aqui, pois ela também pode transmitir salmonela para os seres humanos.
  3. Pegue a banheira (ou um balde), a escova, e um recipiente e já deixe a postos para dar o banho em sua tartaruga. Os tamanhos da banheira (ou balde) devem ser os mesmos recomendados no passo a passo anterior.
  4. Coloque a tartaruga dentro do recipiente e deixe ela bem acomodada. Logo em seguida, comece a despejar a água morna aos poucos, até que chegue na altura do queixo do animal, ou até mesmo um pouco mais baixo do que isso.
  5. Uma dica muito boa é colocar um apoio (como um livro) embaixo de uma das partes do balde ou da banheira, dessa forma uma das partes fica mais alta do que a outra.
  6. Seguindo a dica anterior, deixe o lado da cabeça do animalzinho na parte mais rasa. Dessa forma, a região do traseiro ficará imersa na água. Assim, a água será absorvida e a tartaruga mais hidratada.
  7. Deixe a tartaruga ficar um pouco na água, em um tempo médio de dez a vinte minutos. Além de ajudar na hidratação, o animal também irá eliminar seus resíduos.
  8. Apenas uma vez por semana, esfregue um pouco o casco e as outras partes do corpo do animal. Durante o banho, observe o corpo da tartaruga e verifique se há algo de anormal nele. Caso haja algo de diferente, procure um médico veterinário.
  9. Depois disso, enxágue e seque a sua tartaruga. Para secar corretamente, embrulhe o animal e espere o corpo secar por completo. Depois disso, coloque a tartaruga em seu local.
  10. Mais uma vez destacamos o cuidado que você deve ter durante o descarte da água do banho. Nunca a jogue na pia, procure jogar na privada ou diretamente no ralo, para evitar o risco de pegar salmonela.
Tartaruga Terrestre

Agora sim ficou muito mais fácil cuidar da sua tartaruga e manter a sua higienização adequada.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *