Home / Animais / Água Sanitária Faz Mal Para Cachorro? E Querosene? Lysoform?

Água Sanitária Faz Mal Para Cachorro? E Querosene? Lysoform?

Ter um cãe vivendo em casa é maravilhoso para todas as pessoas; companheiros, leais e amigos, eles estão sempre presentes e trazem maior alegria para o lar. Apesar disso, muitos cuidados são necessários para garantir a saúde do seu pet.

Uma tarefa complicada é limpar a casa quando se tem um cão, principalmente porque muitas pessoas não sabem bem quais produtos são tóxicos para os cachorros e quais não são, o que pode ser um grande problema caso um produto tóxico entre em contato com o animal.

Pensando nisso, este artigo tem a função de te alertar quanto ao manejo de alguns produtos considerados extremamente tóxicos para os cães. Dessa forma, você deve evitar utilizá-los e passaremos uma receita natural para substituí-los.

OBS: Caso o seu cão já esteja envenenado procure ajuda de um veterinário imediatamente! Esse artigo visa apenas informar para prevenir e não remediar! Quanto mais tempo você perde, mais risco de vida o seu bichinho corre, já que envenenamento em animais ocorre extremamente rápido.

Água Sanitária e Lysoform Fazem Mal Para Cachorro?

A resposta imediata é: sim, muito! Esses produtos são utilizados principalmente para fazer a limpeza de ambientes e são tóxicos até mesmo para os seres humanos. Quem nunca passou água sanitária na casa e sentiu os olhos arderem e a boca secar? Isso ocorre porque esse é um produto extremamente tóxico.

Caso você limpe algum ambiente da casa com um desses dois produtos, seu cachorro poderá ficar nesse ambiente apenas quando a superfície já estiver bem seca e o cheiro do produto tiver saído. Isso porque o olfato dos cães é muito mais aguçado do que o nosso e com certeza o cheiro será mais forte para ele.

Caso seu cachorro tenha bebido um desses dois produtos, procure um veterinário agora mesmo! O envenenamento causado por esses produtos se torna mais mortal a cada minuto que se passa, e por isso é fundamental e obrigatório que você procure um médico o mais rápido possível.

Querosene Faz Mal Para Cachorro?

Garrafas Plásticas de Querosene
Garrafas Plásticas de Querosene

Assim como os outros dois produtos anteriores, o querosene é um produto extremamente tóxico que faz mal também para os seres humanos, agora imagine o efeito que ele pode possuir sobre os cachorros! Por isso, seu cachorro deve passar longe desse líquido.

Caso seu cachorro apenas entre em contato com os pelos em pouca quantidade, dê banho nele imediatamente, seque-o e fique observando qualquer sinal de reação alérgica ou outras reações que podem ocorrer no organismo; caso nada ocorra, significa que está tudo bem.

Mas caso o seu cachorro tenha bebido querosene, procure um veterinário nesse segundo! Cada segundo que passa pode ser decisivo para a vida do seu cachorro, já que esse líquido é extremamente destrutivo.

Portanto, mantenha o querosene bem longe de seus cachorros, isso evita diversos problemas e preocupações.

Em Caso de Intoxicação

Caso você não tenha um veterinário onde está, tomar medidas caseiras pode ser melhor do que nada. Por isso, vamos listar o que você poderá fazer em cada caso.

  • Indução de vômito – pode ser feita apenas com materiais não derivados do petróleo. Logo, esse processo não é válido para: querosene, gasolina, benzeno naftalina; além disso, não é válido para líquidos extremamente corrosivos, como a soda cáustica. Para induzir o vômito você deve dar xarope de ipeca ao seu cachorro, ele é um líquido natural feito com essa finalidade. Caso você não tenha, água morna com sal também pode ser utilizada.
  • Lavagem da área – caso o animal não tenha ingerido o líquido mas sim tocado nele, você deve lavar a área afetada com água fria (pois a água quente dilata os vasos sanguíneos e o produto será absorvido rapidamente). Caso a substância seja oleosa, utilize sabão neutro, apenas neutro!

Esses são os cuidados básicos que você pode ter com o seu cão, em casos mais graves a única alternativa é realmente procurar um veterinário, por isso é extremamente importante ter sempre disponível um número de veterinário de confiança 24h para o seu cachorro. Dessa forma, no caso de qualquer imprevisto você conseguirá socorrê-lo a tempo sem maiores preocupações.

Uso do Carvão Ativado e Mel

Praticamente todos os primeiros socorros que citamos anteriormente não devem substituir o veterinário em caso de intoxicação, mas apenas retardar o efeito das substâncias tóxicas até que você consiga chegar ao veterinário. Esse é exatamente o caso do carvão ativado.

Algumas pessoas pensam que o carvão ativado salva vidas e substitui o veterinário, mas a verdade é que em caso de intoxicação ele apenas retardará o envenenamento, o que te dará o tempo necessário para chegar ao veterinário e cuidar do seu cachorro.

Por isso, em caso de envenenamento é bom sempre ter cápsulas de carvão ativado em casa. A cápsula deve ser ingerida pelo animal até 30 minutos depois do envenenamento, dessa forma ela conseguirá absorver o veneno no estômago do cachorro, impedindo sua ação.

Além disso, caso você não tenha carvão ativado em casa, outra substância que praticamente todo mundo tem e que age da mesma forma que o carvão ativado é o mel. Ele também deve ser ingerido até 30 minutos após o envenenamento, o que ajudará a retardar o efeito do veneno no organismo do cachorro.

Logo, esses dois componentes podem ser essenciais caso você viva longe do seu veterinário, mas eles podem não funcionar caso você tenha descoberto sobre o envenenamento do animal mais de 30 minutos depois da intoxicação, aí a única alternativa é ir o mais rápido possível para o veterinário.

Obs: como já dissemos, nenhuma das dicas presentes nesse artigo substitui a visita a um veterinário. Esses são apenas primeiros socorros que visam retardar o efeito do envenenamento, mas de forma alguma substituem uma visita profissional e não irão curar o seu cachorro! Portanto, siga as dicas e depois vá direto para o veterinário.

Quer saber mais informações sobre cuidados com cachorros e não sabe onde encontrar textos de qualidade? Não se preocupe, nós temos o texto certo para você! Leia também: Cuidados Com Filhotes de Cachorro de Porte Pequeno, Médio e Grande

Veja também

Como Calcular a Idade de Um Cachorro?

Saber como calcular a idade de um cachorro não é uma tarefa das mais simples. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *