Home / Animais / Sistema Locomotor Do Crocodilo: Como Eles Se Locomovem?

Sistema Locomotor Do Crocodilo: Como Eles Se Locomovem?

Os crocodilos são animais muito populares. São conhecidos por darem medo as crianças, e por serem grandes predadores. Já serviram de inspirações para animações, e personagens do cinema. Algumas características dos crocodilos são muito conhecidas. Outras vamos aprender agora.

Características Dos Crocodilos

Os crocodilos são os maiores répteis que existem no mundo. Já existiram maiores, porém já entraram em extinção. Portanto hoje, os crocodilos são os maiores existentes. Uma das principais características dos répteis é a falta de controle sobre sua temperatura corporal. Isso faz com que os animais que são répteis, tenham que alternarem entre sol e sombra ou sol e água. Isso faz com que a temperatura do seu corpo se mantenha estável. No caso dos crocodilos, alternam sempre entre sol e água. Sua anatomia é projetada para que consiga manter a maior parte de seu corpo dentro da água, ainda com suas narinas e olhos acima da água. Assim podem ver tudo que acontece ao seu redor. Isso os caracteriza como animais semiaquáticos.

A pele do crocodilo é muito resistente. Seu couro é duro, áspero e escamoso. Seu nariz e seus olhos ficam no topo da cabeça, é isso o que os capacita de manter a maior parte do corpo dentro da água. Ao submergirem, seus olhos são envoltos por uma membrana branca que ainda possibilita a visão, mesmo que limitada.

O crocodilo é considerado um dos maiores predadores. É comparado com tigres e leopardos pelo seu poder de caça, sua agilidade e destreza. Isso porque além de ser um grande predador, não é uma presa fácil. Os crocodilos possuem dentes afiados, e, apesar de não serem tão ágeis e rápidos fora da água, dentro da água do seu corpo é extremamente preparado para caçar. Sua cauda funciona como um leme, dando a ele estabilidade e equilíbrio.

Locomoção Dos Crocodilos

  • Locomoção em Terra: A locomoção dos crocodilos em Terra se dá por meio de suas patas. Seus movimentos são parecidos com os movimentos de um lagarto uma lagartixa. Mesmo em terra sua cauda lhe proporciona equilíbrio. E apesar das patas curtas, se movimentam com tranquilidade. Porém, os crocodilos têm uma capacidade singular de se manterem imóveis por muito tempo. Alguns animais mal percebem a presença de um predador tão perigoso. Não são tão ágeis ou rápidos, mas ainda assim, seu reflexo é tão bom que pegam presas desapercebidas.
  • Locomoção em Água: A especialidade dos crocodilos. Se em terra perdem movimento, em água são extremamente velozes. O segredo para isso é seu corpo estrategicamente formado para mergulhos rápidos e certeiros. Assim como em terra, os crocodilos podem ficar imóveis na água. Mesmo com seus olhos e narinas acima da água, possui sensores que identificam a presença de possíveis presas por perto e debaixo de seu corpo sob a água. Atacam ágil e velozmente, em poucas mordidas já faz uma refeição.
    Locomoção Dos Crocodilo na Água
    Locomoção Dos Crocodilo na Água

Reprodução E Filhotes dos Crocodilos

Crocodilos são amantes da água, até para os períodos de acasalamento, aguardam os períodos chuvosos. Isso nada mais é do que uma garantia de que tanto eles quanto os filhotes terão um lugar seguro e com possibilidade de alimentação.

Quando essa época chega, há batalhas violentas entre os crocodilos machos para definir qual deles copulará com o maior numero de fêmeas. No fim das contas, todos os machos copulam. Considerando que vivem em bandos e há fêmeas para todos.

Esses répteis não tem uma idade de maturidade sexual definida. Diferente de muitos animais, a maturidade chega com o tamanho adulto. Isso independe de sua idade.

Portanto, chegando no período de acasalamento e maturidade sexual dos crocodilos, passam a chamarem atenção e formar pares para acasalarem.

As fêmeas podem gerar mais de 30 ovos por ninhada. Antes de por seus ovos, procura por um local seguro e tranquilo, normalmente ela mesma monta um abrigo com galhos, folhagens e areia. Esse abrigo além de proteger e esconder, manterá uma temperatura ideal para o desenvolvimento dos filhotes.

Essa temperatura é o que definira qual será o sexo dos filhotes. Sim! Os crocodilos têm essa singularidade. O que define se serão machos ou fêmeas não são genes, mas sim a temperatura em que são gerados. Segundo pesquisas, Temperaturas abaixo de 30o formam fêmeas enquanto temperaturas acima de 30o formam machos.

Depois do nascimento, o filhote acompanha sua mãe por alguns meses, porem seu desenvolvimento é muito rápido. Sua mãe é responsável por suas primeiras alimentações e por sua segurança, ela o protege de ameaças e predadores, se preciso até o carrega. Depois de certo tempo, o filhote já caça sozinho. Conforme cresce, se afasta de sua mãe.

Fatos Sobre Os Crocodilos

Se você já analisou a boca de um crocodilo, você já notou como os dentes são desalinhados e desorganizados. Apesar de sua mordida ser muito forte e sua mandíbula ter força de quase 2 toneladas, a mastigação do crocodilo não é tão eficaz. Por isso, seu organismo compensa de outras formas.

Por causa da má mastigação, os crocodilos engolem pedaços muito grandes de carne. Sua mordida serve somente para dilacerar a presa e então suas partes são engolidas. Seu sistema digestivo é muito equipado, complexo e preparado para digerir grandes pedaços de carne. Algumas espécies até comem pedras para ajudar na digestão.

Apesar de serem animais resistentes e intimidadores, muitas espécies de crocodilos sofrem risco de extinção. A classe croccodillae no geral, ainda se mantém num estado não tão agravante. Porém, algumas espécies de crocodilos já sumiram do planeta, e outras estão prestes a sumir.

Isso parece ser surpreendente, considerando que, crocodilos são um dos principais predadores da fauna. Eles só perdem para tigres, ainda assim não são presas atrativas para esses felinos.

Portanto, estando no topo da cadeia alimentar, o que poderia ser tão ameaçador para os crocodilos? A resposta é simples, os homens.

Os crocodilos são caçados e muito visados principalmente por causa de sua pele. Seu couro é muito valioso e é muito comercializado. Além disso a destruição de seu habitat e toxidade das águas são fatores que podem acabar com grandes grupos de crocodilos facilmente.

Veja também

Cabra Treinada

Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

Os caprinos pertencem ao gênero taxonômico Capra, ao passo que os ovinos pertencem ao gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *