Home / Animais / Ficha Técnica Do Crocodilo: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Ficha Técnica Do Crocodilo: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Os crocodilos são animais locais úmidos. Estão sempre por perto de rios e lagos. Apesar de não serem tão comuns de serem vistos no dia a dia, são muito populares e conhecidos por muita gente, isso porque ele está presente na cultura pop. Já foi utilizado pela mídia e cultura como inspiração para marcas, personagens, entre outros. Sempre representando a intimidação de ser um predador tão bem preparado.

Sobre O Crocodilo: Peso, Altura E Tamanho

Os crocodilos são conhecidos por serem predadores, normalmente a primeira imagem de crocodilo que temos é associada ao capitão Gancho com sua mão decepada por um crocodilo. Eles realmente são animais assustadores, sua cor escura e dentes a mostra podem intimidar e dar medo. De acordo com pesquisas, já existiram espécies maiores e mais perigosas de crocodilos, porém já foram extintos. Os que existem hoje são grandes e considerados os maiores répteis que existem no mundo.

Uma das características mais marcantes dos repteis e a que mais diferencia ele dos mamíferos é a falta de ajuste corporal à temperatura. Os mamíferos possuem um sistema que permite que seu corpo transpire no calor e se mantenha aquecido no frio, os repteis não possuem essa habilidade, portanto eles precisam se deslocar entre água e sol para manter sua temperatura estável. Os crocodilos têm um corpo preparado para se manter dentro da água, pegar um pouco de sol e ainda observar tudo o que acontece em volta. Seus olhos no topo de sua cabeça e narinas também acima, permite que respirem e observem possíveis presas e ameaças.

Os crocodilos podem chegar a pesar uma tonelada e seu tamanho em cumprimento pode chegar a 5 metros. Dentro da água são ágeis e fora da água podem se manter imóveis e estáticos.

Informações Crocodilos

Os cientistas já puderam comprovar que os crocodilos são parentes próximos dos dinossauros. As imagens que existem hoje dos dinossauros já nos mostram isso. O modo em que são representados na tv e no cinema já mostram uma serie de características entre eles que são muito parecidas. A pele dos dois tende a ser escura, dura, escamosa. A patas pequenas, o focinho alongado, as presas grandes e desalinhadas e boca muito grande. Todas essas características principais são presentes nos desconhecidos dinossauros e crocodilos.

Os crocodilos são carnívoros, portanto sentir medo e receio na presença desses predadores é muito sábio, há casos de ataques a humanos. Porem, apesar de serem grandes e fortes, os humanos não são o cardápio ideal para esses animais. Os crocodilos são calmos e pacientes. Atacam somente quando se sentem ameaçados. É possível ver os crocodilos convivendo harmoniosamente com diversas espécies menores sem ataca-las e devora-las.

Aspectos Físicos Dos Crocodilos

A pele dos crocodilos é dura, resistente e escamosa. Sua cauda é longa, também coberta por escamas e também lembra a cauda dos dinossauros. Sua cauda funciona como um ponto de equilíbrio quando estão em terra firme, possuindo diversos sensores e possibilitando alguns golpes certeiros com uma força capaz de quebrar ossos humanos. Na água funciona como um leme, estabilizando o nado e tornando os ataques aquáticos ágeis. Sua boca é extremamente grande, sua mandíbula tem uma força extraordinária com 80 dentes afiados e desalinhados prontos para dilacerar suas presas. Eles possuem sensores perto de sua boca também, que permite que percebam a presença de uma presa mesmo dentro da água com os olhos para fora.

Crocodilo Com a Boca Aberta
Crocodilo Com a Boca Aberta

Todas essas características fazem dos crocodilos animais muito fortes e quase chegam ao topo da cadeia alimentar. Porém, diferente do que muitos pensam, os crocodilos optam por presas menores e mais acessíveis. Muitos pensam que os crocodilos saem para caçar grandes animais como elefantes, búfalos, zebras, entre outros, mas não. Eles tendem a passar a maior parte do tempo inertes perto de rios, esperando por uma presa distraída. Muitas vezes eles ficam tão imóveis dentro ou fora da água que as presas não percebem sua presença ou os confundem com troncos de árvores. Ao perceber a falta de atenção, rapidamente os crocodilos dão o bote.

Singularidades Do Crocodilo

Como já citado, os dentes dos crocodilos são grandes e desalinhados. Isso permite que eles dilacerem as presas, arranquem pedaços e membros, porém eles os engolem por inteiro. Os dentes dos crocodilos não servem para mastigar ou cortar pois seu desalinhamento não permite, portanto, eles engolem os pedaços e comem pedras. Por mais estranho que pareça, consumir pedras é o que ajuda a digerir os pedaços de alimentos ingeridos. Isso porque o atrito fará com que o alimento seja triturado e dissolvido no organismo. Além disso seu organismo possui ácidos preparados para isso.

Os crocodilos apareceram na terra a mais de milhões de anos, estão entre os animais mais antigos juntamente com alguns insetos e especies de tartarugas.

Curiosidades Sobre Os Crocodilos

A reprodução dos crocodilos acontece principalmente em períodos chuvosos. Isso porque a presença da água significa uma certa segurança para a vida selvagem, pois pode trazer alimentos e vegetação para os animais herbívoros, e a presença desses herbívoros significa presas no território. Além disso, a água é extremamente necessária para a vida.

Então nesse período, os crocodilos machos conquistam as fêmeas. É um período de guerras sangrentas entre crocodilos machos. A maturidade sexual é atingida com o tamanho adulto, isso varia entre 2 e 3 anos.

Após a copula, as fêmeas continuam o processo sozinhas. Elas geram mais de 20 ovos por ninhada, e durante a gestação, prepara um local seguro, aquecido e longe de predadores para seus ovos.

Quando chega o momento de por seus ovos, eles ficam armazenados por dias até se abrirem. A temperatura em que são guardados define qual será o sexo do crocodilo.

Os filhotes de crocodilos são protegidos por sua mãe por vários dias, acompanhando seus passos e aprendendo a caçar. Ainda pequenos já são predadores carnívoros, já comem animais grandes considerando seu tamanho, como ratos, coelhos, entre outros.

Conforme o filhote cresce ele se afasta de sua mãe, porem continua no mesmo bando, pois os crocodilos, apesar de não se defenderem ou socializarem entre si, eles vivem em bandos.

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *