Home / Animais / Crocodilo Do Focinho Delgado: Características e Fotos

Crocodilo Do Focinho Delgado: Características e Fotos

É provável que você nunca tenha ouvido falar sobre esse animal. Isso porque mesmo entre os crocodilos, é uma das espécies menos conhecidas. Prova disso foi a sua quase extinção, o animal segue ameaçado até hoje.

Há alguns anos, cientistas pensavam que havia mais exemplares desses animais. Isso porque duas espécies foram confundidas e contabilizadas juntas. Recentemente, pesquisas descobriram que se tratavam de duas espécies diferentes, fazendo com que fosse alarmante a pequena quantidade de Crocodilos de Focinho Delgado no mundo.

Características do Crocodilo Do Focinho Delgado

As características principais desses crocodilos assemelham-se as características dos seus familiares crocodylae, seu corpo é grande, porém não o maior comparado a outras espécies. Entre sua família, considera-se que tem um porte médio. A característica mais específica e singular nessa espécie é o seu focinho. Isso porque, diferente de outros crocodilos, o focinho e boca desse animal são finos e longos. Ao fechar a boca é possível ver todos os seus dentes, isso, para nós e para possíveis presas, pode tornar esse animal mais assustador do que os outros crocodilos, porém humanos não são alvo de nenhum desses animais.

Não há casos de ataques contra humanos, pelo contrário, esses animais chegam a ser tão tímidos e tão reclusos, que até cientistas encontram dificuldade ao estuda-los. O fato de serem reclusos, e muitas vezes estarem desacostumados com a presença de humanos, faz com que qualquer aproximação signifique uma ameaça. Isso pode deixa-los violentos.

A alimentação dessa espécie é limitada a peixes. Porém, a tentativa de refrear a extinção desses crocodilos levou à criação de alguns em cativeiro. Nessas condições, diferentes da vida selvagem, eles se adaptaram a ingestão de carne vermelha, assim como outras espécies.

Características Gerais dos Crocodilos

Crocodilos são répteis. Os maiores existentes nos dias atuais. Assim como a maioria deles, seu corpo não pode regular a temperatura como os mamíferos podem e fazem. Por isso passam o dia alternando entre sol e sombra ou água. Por isso são também categorizados como semiaquáticos. Sua pele é muito resistente, dura, áspera e escamosa. Seus olhos e cavidades nasais ficam no topo de sua cabeça. Isso permite que mantenham maior parte do seu corpo debaixo da água enquanto respiram e observam o ambiente. Sob a água, uma membrana esbranquiçada cobre seus olhos, possibilitando que enxerguem enquanto nadam.

Possuem diversos detalhes que fazem desse animal um dos maiores predadores. Em algumas espécies, há sensores perto de suas presas que sentem a presença de presas como peixes e pequenos mamíferos, assim atacam com um golpe certeiro sem que precisem olhar.

Sua calda é longa e funciona como um leme. Proporciona equilíbrio e estabilidade, fazendo dos crocodilos ótimos nadadores, muito velozes e ágeis sob a água. Por isso são muito mais perigosos quando estão nadando. Sua cauda também é responsável por golpes que podem ferir gravemente e até atordoar o adversário.

A mandíbula de um crocodilo é extremamente forte, ela pode passar do peso de 2 toneladas. Isso faz com que sua mordida seja letal. Suas presas são 70 a 80 dentes afiados e preparados para matar rapidamente sua presa.

Além da caça, todas essas características servem para sua defesa. Humanos não são o prato preferido dos crocodilos, mas podem atacar caso se sintam ameaçados, e nunca é bom tentar lutar com um desses. A briga entre crocodilos pode acontecer por questões territoriais ou sexuais. Machos podem brigar pelas fêmeas em períodos de acasalamentos. A briga é violenta e impiedosa.

Apesar de terem capacidade de atacarem grandes animais, seu cardápio é limitado a presas menores como peixes, aves e alguns mamíferos. Raramente atacam algum animal maior.

Reprodução dos Crocodilos

O período de acasalamento entre os crocodilos acontece em épocas chuvosas. Há lutas entre os bandos para a conquista das fêmeas. De qualquer forma, todos os machos iram cruzar com mais de uma fêmea.

Crocodilos atingem a maturidade sexual quando atingem o tamanho adulto, e isso varia entre as espécies. Portanto, não se trata tanto de idade, mas sim de tamanho. Para se comunicarem ou chamar atenção uns dos outros, emitem diferentes sons, também variando de acordo com as espécies.

As fêmeas escolhem um lugar seguro para por seus ovos, podem chegar a por mais de 40 ovos por ninhada. Depois disso, os esconde com galhos, folhas e areia, que servem para aquecer ou resfriar, dependendo da necessidade do local, e também os protege durante todo o tempo até que eclodam.

Filhote de Crocodilo
Filhote de Crocodilo

Uma curiosidade interessante sobre o sexo dos crocodilos. A temperatura em que os ovos estão é o que definirá se serão machos ou fêmeas. Até 30o graus, serão fêmeas. Acima de 30o serão machos. Podendo haver pequenas variações dependendo da espécie.

A partir do nascimento, o crocodilo já é um pequeno predador. Vive por perto de sua mãe e, às vezes, pode ser carregado por ela, pela boca, para ser protegido de possíveis ameaças e predadores.

Curiosidades Sobre Crocodilos

  • Apesar de uma mordida letal, ela serve para dilacerar suas presas, mas não para mastigar. Seus dentes desalinhados não servem para triturar alimentos.
  • Crocodilos podem engolir partes inteiras de animais, seu sistema digestivo é poderosamente equipado para dissolver dentro de seu estômago sem fazer mal. Depois disso podem passar dias e semanas sem se alimentar.
  • Eles podem comer algumas pedras, que os ajudam a digerir.
  • Quando estão imóveis na água, muitas vezes são confundidos com grandes troncos ou pedaços de madeiras. Sua imobilidade também é muito útil em ataque.
  • A mordida de um crocodilo pode destruir cascos de tartarugas.
  • O crocodilo só tem um predador, o tigre.

Ameaças Ao Crocodilo Do Focinho Delgado.

Assim como outras espécies, não há tantas ameaças naturais capazes de dizimar ou por alguma espécie de crocodilo em extinção. As piores e mais perigosas ameaças são provocadas por humanos. As maiores são:

  • A destruição do habitat natural: Por ser um animal semiaquático, os impactos ambientais em terra e em águas podem atingi-los diretamente. A toxidade da água e desmatamento diminuem a existência dos crocodilos.
  • Caça: A pele do crocodilo é muito valiosa no mercado. Grupos inteiros são mortos para alimentar uma indústria luxuosa.

É preciso um choque de realidade e responsabilidade. A espécie Crocodilo Do Focinho Delgado pode ser uma das próximas a entrarem em extinção.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *