Home / Animais / Por Que O Ornitorrinco E Um Monotremata?

Por Que O Ornitorrinco E Um Monotremata?

Ei, abram as cortinas porque hoje eu irei apresentar um dos animais mais feios…ops, desculpe… uma das espécies mais excêntricas do reino animal, o nosso amiguíssimo Ornitorrinco, ele com certeza vai nos render uma matéria super legal e interessante!

Por acaso você sabe o que é um Monotremata? Não? Pois bem, antes de descobrir o que este estranho nome significa é necessário saber um pouco mais sobre este animal curiosíssimo que é o senhor Ornitorrinco! Vamos começar? Venha comigo!

Conhecendo um Pouquinho do Excêntrico Ornitorrinco

Ornitorrinco
Ornitorrinco

Desculpe senhor Ornitorrinco, mas por mais que eu queira tratá-lo com respeito não posso deixar de lembrar o quanto você é estranho, com seu corpo semelhante à o de um castor e suas patas que lembram bastante os animais aquáticos. É tanta mistura que eu quase não consigo defini-lo!

Se você conhece bem os vários tipos de animais que existem, então sabe que o Ornitorrinco possui um corpo bem semelhante ao do castor mesmo, a sua pelagem tem uma coloração amarronzada com um toque meio negro. Não se esqueça também do bico de pato!

As patas deste bichano são bem curtas e acredito que por causa disso ele tenha bastante dificuldade de se locomover em terra, porém, ao entrar na água ele pode dar um verdadeiro show de natação. Estou certo meu amigo Ornitorrinco? Espero que você e ele estejam gostando desta matéria!

Este esquisitíssimo animal é da família dos mamíferos, mas mesmo assim põe ovos, isso é uma característica bem difícil de se ver.

O Ornitorrinco é Monotremata! O Que Isso Significa?

Finalmente, o momento chegou! Se você não sabe o que significa Monotremata, então basta continuar lendo esta matéria juntamente comigo e eu vou lhe dizer!

Eu duvido que você prestou atenção suficiente no que eu falei no capítulo anterior, pois a explicação para o que é um animal Monotremata está nele, é algo bem simples, mas que muitos ainda desconhecem.

OS Cangurus são marsupiais, isso significa que eles possuem uma bolsa perto da barriga que se chama marsúpio, ela fica bem no local onde este animal carrega o seu filhotinho, todos os bichos da classe marsupial possuem uma bolsinha na região abdominal.

Já os animais chamados de Placentários possuem outro tipo de característica, eles amamentam seus filhotes através dos mamilos e os mesmos se desenvolvem no útero da mãe.

Mas aí você se pergunta: tá certo, mas o que isso tudo tem a ver com o Ornitorrinco? Então, assim como as espécies anteriores, este animal possui características que justificam o fato dele ser Monotremata!

Ornitorrinco no Colo de uma Pessoa
Ornitorrinco no Colo de uma Pessoa

Espécies Monotrematas são aquelas que mesmo sendo mamíferos, ainda sim põem ovos, não pense que isso é algo comum, como eu já lhe disse, esta não é uma característica tradicional.

Graças a característica Monotremata, nosso Ornitorrinco possui traços que lembram animais mamíferos, mas ao mesmo tempo também carrega consigo detalhes que são pertencentes aos bichos de hábitos aquáticos.

E aí, aprendeu o que significa ser uma espécie Monotremata? Agora você está já afiado no assunto e pronto para tirar a maior onda na roda dos amigos!

As Curiosidades Sobre o Estranho Ornitorrinco

Como anda as suas aulas de ciência? Você sabe tudo na ponta da língua sem precisar consultar o “professor Google”? Pois bem, diga-me qual é a função do seu estômago… não sabe? Caso não tenha a resposta, vou lhe pedir para que estude um pouco mais, mas faço isso depois de terminar de ler esta matéria!

Amigo(a), seu estômago possui a função de digerir alimentos, já imaginou como seria se você não o tivesse? Seria ruim demais, não haveria guloseimas para comer e nem nada parecido, enfim, seria uma vida muito ingrata!

Afinal de contas, o que isso tem a ver com o Ornitorrinco? Tudo, pois ele não tem estômago! Sabe como este animal come? O esôfago dele é ligado diretamente ao intestino, isso lhe permite se alimentar normalmente!

O Ornitorrinco que conhecemos é bem pequeno se compararmos com as espécies pré-históricas, elas eram maiores e possuíam o dobro do tamanho dos atuais. Este fato se repete com muitos outros animais, pois os que vieram de tempos mais antigos são sempre maiores!

Você já pesquisou qual é o significado da palavra Monotremata? Os gregos deram este nome aos animais que possuíam apenas “um buraco”, ou seja, o ânus! Eu fiquei meio surpreso com isso, e você?

Filhote de Ornitorrinco
Filhote de Ornitorrinco

O nosso Ornitorrinco bate o recorde da esquisitice, além de não ter estômago, também não possui mamilos. Para amamentar, este animal usa uns dutos que ficam em seu corpo, eles funcionam da mesma maneira que mamilos, e os filhotes sugam o leite através do pelo da mãe.

O Ornitorrinco é um animal que possui veneno, sua peçonha está localizada na parte traseiras das patas, não encontrei nenhum relato de pessoas que foram atacadas por ele, tudo que sei é que ocorre ataques entre machos por disputas territoriais e pelas femêas.

Não é novidade que o nosso estranho bichano possua mais afinidade na água do que na terra, ele nada super bem e é extremamente ágil, já na terra o negócio é outro, ele anda com bastante dificuldade e precisa fazer um esforço enorme para se locomover.

Sabia que o primeiro Ornitorrinco desafiou toda a ciência? Quando os estudiosos encontram o primeiro animal desta espécie, ficaram boquiabertos com tamanha loucura, ao se depararem com um bicho cheio de pelos, com bico de pato, pernas que mais parecem garras e ainda nadadeiras, não conseguiram levar a situação a sério!

Os animais são quase iguais a nós seres humanos, eles conseguem se adaptar a diversas situações e sempre arrumam um jeito para superar os desafios da vida selvagem.

Mesmo sem possuir dentes, o simpático Ornitorrinco é capaz de se alimentar muito bem, ele adora comer minhocas e moluscos, ao mesmo tempo em que abocanha suas presas, também engole cascalhos usando-os como se fossem dentes para possibilitar a mastigação.

Gostou de conhecer o senhor Ornitorrinco? Ele é mesmo um animal diferenciado não é?! Nunca tinha visto uma espécie tão surpreendente, e você?

Valeu por sua presença aqui neste site, te aguardo em uma outra oportunidade!

Até a próxima!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *