Home / Animais / Qual a Diferenca Entre os Cangurus e os Wallabies?

Qual a Diferenca Entre os Cangurus e os Wallabies?

Olá, durante o texto de hoje você entenderá de vez, quais são as diferenças entre esses dois animais.

Desde já, 1- não eles não são da mesma espécie e 2- sim, existem muitas diferenças entre os dois.

Ainda durante este artigo, você conhecerá outra espécie incrível, que é um primo muito próximo dos Cangurus e dos Wallabies.

Preparado(a)? Vamos lá então.

Os Cangurus

Para que você tenha um panorama geral sobre as diferença entres os Cangurus e os Wallabies, é necessário que você entenda as características gerais de cada, para depois, entender as suas  diferenças.

Os Cangurus são animais nativos da Austrália e Papua Nova Guiné, são considerados um dos animais símbolos da Austrália.

Ele é um marsupial, uma classe única de mamíferos que têm uma espécie de bolsa chamada de Marsúpio, no qual carrega seus filhotes até eles completarem seu desenvolvimento como filhotes.

Da família dos Macropodidae, seu nome científico é Macropus Giganteus, ele chega a ter até 2,5 metros de comprimento, e se alimenta de plantas, vegetais e frutos.

Dispõe de pequenas patas dianteiras, grandes pés e fortes pernas traseiras na qual utiliza para saltar. Ele utiliza sua comprida cauda para se equilibrar.

São animais que possuem hábitos noturnos e a gestação das fêmeas desta espécie,duram somente de 30 a 40 dias. Após nascerem, os filhotes ficam no marsúpio por aproximadamente 200 dias, enquanto se desenvolvem.

Os Wallabies

É um marsupial encontrado na Tasmânia, Papua Nova Guiné e na Austrália. Da mesma família que os Cangurus, ele possui como habitat as montanhas, a savana, a salve e áreas rochosas.

Considerados pequenos demais para ser uma espécie de Canguru, eles são primos próximos que possuem alguns hábitos e características em comum ao mesmos.

Um Wallaby possui em média de 25 a 35 quilos e de 70 a 90 centímetros, são animais ágeis e que se alimentam de raízes, pequenos arbustos, vegetais, frutas, ervas e folhas.

Tem uma grande capacidade de dar chutes e usualmente passa o dia dormindo. Com grande capacidade de dar longos saltos, ele também possui grande habilidade em dar fortes chutes.

Chegam a uma velocidade de 20 quilômetros por hora, ele é um animal curioso, tímido e que vive em grupo.

Canguru vs Wallaby

Ok, agora chegamos ao ponto principal deste texto. Afinal, quais são as principais diferenças entre o Wallaby e o Canguru?

  • Iniciando pela sua alimentação, os Wallabies comem normalmente folhas e frutos que estão em baixa altura, enquanto os Cangurus comem frutos e ervas altas;
  • Os Wallabies são animais de grande agilidade, principalmente em bosques, já os Cangurus, são rápidos e alcançam 50 km/h quando querem se movimentar com velocidade;
  • Os filhotes Cangurus demoram em média 200 dias para se desenvolverem e saírem de forma definitiva do marsúpio de sua mãe, já os filhotes Wallabies demoram entre 210 e 240 dias;
  • Um Canguru vive de 20 a 25 anos e chega a ter 2,5 metros de altura (contando com sua extensa cauda) e o Wallaby vive entre 11 e 15 anos e chega a 90 centímetros de comprimento;
  • Apesar de cores parecidas, os Wallabies possuem cores mais vivas, intensas e tendem a ter manchas de diferentes cores em seu corpo, enquanto um Canguru tem coloração bege ou bege acinzentado, mantendo sempre uma coloração padrão.

Canguru-Arborícola

Como hoje o assunto são os Cangurus e os Wallabies, era essencial que este texto falasse sobre o Canguru-arborícola.

É um Canguru que vive em árvores? Não, seria um Wallaby de árvores? Também não. Este é um tipo de marsupial que vive em árvores, e que possui algumas de suas espécies em perigo de extinção.

Seu nome científico é Dendrolagus e normalmente pesa de 6 a 11 quilos

Vive na Austrália, Nova Guiné e na Tasmânia. Existem 17 espécies diferentes dele, e uma delas se destacou nos jornais do mundo nos últimos anos, o Wondiwoi.

Canguru-Arborícola
Canguru-Arborícola

Está espécie de Canguru-arborícola, esteve sumida por mais de 100 anos. A primeira vez que foi encontrado, data de 1928.

Foi encontrado novamente em 2017, durante uma expedição em Papua Nova Guiné. O animal se encontrava a 15 metros do chão.

Se quiser saber mais sobre este incrível animal, acesse este texto do National Geographic.

Os Marsupiais

Para você que leu este nome durante todo o texto e ainda não entendeu direito o que é, esta parte do artigo é para você!!

Marsupial é uma palavra advinda do latim marsúpio que significa, “bolsa pequena”. Está é uma característica unica destes animais que carregam seus filhotes dentro dele, até os mesmos terminarem de se desenvolver.

Família dividida em 260 espécies, das quais existem animais herbívoros, onívoros, carnívoros, e até e insetívoros.

Marsupiais
Marsupiais

A gestação desses animais dura em média 40 dias. Assim como os tipos de alimentação, os seus habitats variam muito, de acordo com sua grande diversidade de espécies.

Alguns animais famosos dessa família, além dos mencionados neste texto são os Coalas, os Demonios da Tasmania e os Gambas.

Suas espécies estão espalhadas por todo o mundo.

Curiosidade Sobre os Marsupiais

Sim, todo fim de texto precisava ser assim. Como o assunto é sobre este tipo de animal único e incrível, foi decidido trazer para você, algumas curiosidades sobre esta incrível família.

Animais Marsupiais
Animais Marsupiais
  1. O nome Marsupial vem do latim marsúpio, que  significa “pequena bolsa”;
  2. um Coala tem capacidade de dormir 18 horas em só um dia;
  3. em 2015 um Wallaby fêmea adotou um filhote de Canguru-arborícola que estava órfão;
  4. os Coalas possuem digitais, além disso, elas se parecem com as digitais humanas;
  5. os primeiros Marsupiais surgiram na América do Norte entre 145 e 100 milhões de atrás;
  6. um Canguru recém nascido, possui quase o tamanho de uma uva;
  7. os Demonios da Tasmania conseguem abrir sua boca em 120° graus;
  8. mesmo sendo considerado por alguns como perigoso, o Gambá é um animal inofensivo;
  9. existem 44 espécies de Marsupiais brasileiros.

Conclusão

Durante o artigo de hoje, você conheceu as diferenças entre os Wallabies e os Cangurus. Sem contar que, hoje você conheceu e aprendeu as características únicas que somente os marsupiais possuem

Diferença Entre Wallabies e Cangurus
Diferença Entre Wallabies e Cangurus

E aprendeu algumas super curiosidades sobre estes mamíferos. Se você gostou deste texto, continue continuar navegando em nosso blog. Você não irá se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *