Home / Animais / Por Que A Lagartixa Muda De Cor? Qual O Motivo?

Por Que A Lagartixa Muda De Cor? Qual O Motivo?

Todos sabemos que as lagartixas são animais peculiares, elas, apesar de parecerem alguns insetos, elas são répteis e possui habilidades que outros répteis e insetos não possuem. Diferente do que muitos pensam, as lagartixas não são perigosas para os seres humanos. Elas, muito pelo contrário, são parceiras e podem ser muito úteis no combate as pragas como cupins, formigas, aranhas, baratas, gafanhotos entre outras. Portanto, é válido entender melhor e olhar esses pequenos répteis com outros olhos. As lagartixas, podem ser encontradas subindo paredes, escalando tetos e alguns lugares inusitados. Porém você pode ter certeza que ela não é um réptil que ficará revirando lixo atrás de comida. Portanto, isso já diminui as chances de ela ser um animal que transmite doenças. Muito pelo contrário elas podem combater a incidência de baratas e seus ninhos, que são os verdadeiros animais que vivem em locais sujos.

Algumas pessoas, mesmo sabendo de algumas informações inusitadas sobre as lagartixas, ainda sentem medo, nojo ou tem alguma aversão a esse animal. Portanto vamos entender melhor sobre suas características, suas funções e sua rotina para quebrar esse paradigma e tornar as lagartixas bem-vindas em nossas casas, sabendo que elas podem ser aliadas no combate a algumas pragas.

Informações Sobre As Lagartixas

São répteis originados na África. Alguns historiadores biólogos relatam que elas vieram para cá juntamente com os navios negreiros. Como elas são adeptas ao clima tropical elas estarão muito bem aqui no Brasil, aqui, elas têm alimentação e temperaturas favoráveis para sua sobrevivência. Elas são animais muito resistentes, ágeis e muito boas de caça assim como outros répteis.

É como encontrar lagartixas em diversos locais inusitados. Se você um dia tiver oportunidade de ir para algum local rural você verá que é possível encontrar uma lagartixa, assim como se você for em centros urbanos também é possível encontrar lagartixas em casas, lojas e diversos locais.

Elas são répteis, apesar de muitos acharem que são insetos. Elas são muito mais parecidas com seus familiares. Analisando uma lagartixa com um grande jacaré, é possível entender a semelhança entre os dois. Todas as características que tornam o jacaré um réptil estão presentes também nas lagartixas. Os répteis possuem alguns sistemas respiratórios e digestivos muito parecidos e singulares. Além disso todos eles possuem um abdômen que se arrasta no chão ou na superfície onde se locomovem. Seus sistemas locomotores também são padronizados.

Existem diferentes espécies de lagartixas. Algumas podem chegar aos 12 cm, o corpo das lagartixas é cilíndrico, com duas patas dianteiras e duas patas traseiras. Suas patas são munidas de micro estruturas que liberam elétrons, por isso elas grudam nas paredes, portas, vidros ou qualquer tipo de superfície. Diferente do que muitos pensam, não é uma gosma ou ventosas que prendem as lagartixas mas são essas micro estruturas programadas para mantê-las firmes em qualquer lugar.

Por Que As Lagartixas Mudam de Cor

Muitos animais possuem um processo de camuflagem. Portanto não é uma mudança de cor sem nenhum propósito, mas sim de acordo com o perigo em que estão submetidos. As lagartixas não são diferentes. Elas possuem um sistema de defesa baseado na camuflagem. Provavelmente você já tenha visto algum vídeo ou uma amostra real de como funciona esse processo de camuflagem. Normalmente, a mudança de cor não é aleatória, mas é baseada no que está ao seu redor para que o animal passe imperceptível para seu possível predador.

As lagartixas são ótimas caçadoras, porém elas podem ser presas fáceis para diversos predadores também. Seus principais predadores são passarinhos, cobras, felinos como gatos, animais domésticos, coelhos, enfim. Uma variedade de perigos pode assombra-las. Portanto, ela lida com isso de diversas formas diferentes. Sua agilidade e algumas habilidades singulares fazem com que ela seja uma ótima sobrevivente apesar dos inúmeros perigos que a cercam.

Duas Lagartixas Leopardo
Duas Lagartixas Leopardo

A camuflagem da lagartixa acontece de uma forma um pouco inusitada e singular. Nem todos os animais que possuem o processo de camuflagem tem essa mesma resposta que acha. Isso porque, o que manda o corpo da lagartixa se mudar de cor são alguns sensores que ela possui a longo de seu corpo. Então, acontece assim, esse sensores detectam o perigo e enviam sinais para o cérebro das lagartixas. O cérebro é responsável por enviar sinais para que o corpo libera o hormônio específico. Esse é um hormônio que mudar a cor dos corpos das lagartixas.

O que muitos pensam é que a cor será aleatória, porém não é assim. Lagartixa possui uma limitação entre as cores que ela pode variar. Dificilmente você verá uma lagartixa vermelha, roxa ou branca. Mas você a verá variando entre uma paleta de cores padrão. Portanto cor normal é bege, mas ela poderá se tornar mais escura ou mais clara. Depende do local onde ela está e do que ela enfrentará.

Curiosidades Sobre As Lagartixas

Provavelmente já tenha ouvido falar sobre a capacidade de regeneração que é largar te chá tem. Realmente é uma das habilidades mais inusitadas interessantes do reino animal. Pouquíssimos animais ou seres vivos tem essa habilidade. Vamos entender melhor.

Basicamente, elas possuem diversas estratégias de defesa. Isso as tornam sobreviventes corajosas mesmo sendo um animal tão pequeno.

A cauda pode ser dividida de seu corpo. Isso acontece porque ela possui uma habilidade chamada autotomia. Ou seja, quando ela está em perigo, ela corta propositalmente um pedaço de sua cauda e a deixa para trás correndo e distraindo seu inimigo. O pedaço que fica continua se movendo para que o inimigo pense que aquilo é a lagartixa.

Quando esse processo acontece, a lagartixa pode se regenerar. A cauda cresce novamente, porém não chega no tamanho que era antes. Uma curiosidade interessante é que se a cauda for cortada sem querer (por algum acidente, por exemplo) ela cresce do mesmo tamanho que era, mas se for cortada propositalmente pela lagartixa, ficará menor.

Essa curiosidade, já sabemos que elas são muito importantes para o controle de pragas de qualquer lugar ela se alimentam de insetos que podem ser muito mais asquerosos e perigosas para a saúde humana.

Veja também

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *