Home / Animais / Lagartixa De Estimação: Como Ter Uma Legalmente No Brasil

Lagartixa De Estimação: Como Ter Uma Legalmente No Brasil

Normalmente, as lagartixas são incluídas em um grupo de insetos asquerosos. É comum encontrar muitas pessoas que sentem medo ou nojo das lagartixas. Porém, vamos entender melhor qual é a função desses animais no ambiente em que estão inseridos. Afinal, as lagartixas possuem funções interessantes e muito úteis para os humanos. Além de limpar o local em que estão inseridas, elas não trazem nenhum malefício a saúde humana.

Talvez, seja hora de enxergar esse pequeno réptil com outros olhos, entendendo que ele não fará nenhum mal e somente agirá de acordo com seu instinto animal.

Além de conhecer mais sobre suas características e seus benefícios vamos entender sobre a domesticação a criação de lagartixas no Brasil. Não é uma atividade legalizada, portanto todo trabalho deve ser manual e de modo respeitoso para com o Reino Animal.

Filhote de Lagartixa de Estimação
Filhote de Lagartixa de Estimação

Sempre se lembre que a decisão de domesticação de qualquer animal deve levar em conta a responsabilidade com a vida do mesmo. Portanto, para domesticar um animal que seja exótico e silvestre é necessário que todos os cuidados sejam tomados para que ele tenha uma vida natural e rotineira do mesmo modo que ele teria caso tivesse na natureza.

Sobre As Lagartixas

Antes de tudo, vamos conhecer a origem desse animal. Para biologia brasileira, a lagartixa é considerada um animal exótico. Isso significa, que, ela não está inclusa na fauna brasileira. É um animal que se originou na África e foi trazido para cá.

Hoje em dia, é muito comum em qualquer lugar. Portanto, é possível encontrar uma lagartixa em locais urbanos em casas, prédios, comércios, entre outros, e também é possível encontrá-la em locais rurais, fazendas ou chácaras. É um animal resistente e de ambientes diversificados.

Normalmente ela será encontrada escalando paredes, ou qualquer outra superfície. Suas patas são equipadas para grudar em superfícies ásperas ou lisas. Isso permite que ela grude até no teto se for necessário.

Características Físicas Da Lagartixa

Sobre suas características físicas, as lagartixas são répteis que chegou a medir até 10 cm. Seu corpo é geralmente amarronzado, porém ela tem uma capacidade de camuflagem surpreendente. Esse processo de camuflagem ocorre quando ela se sente ameaçada. Seus sensores presentes em seu corpo e patas enviam informações para o seu cérebro e eles geram um hormônio, esse hormônio é o responsável pela mudança de cor da lagartixa até que ela se torne da cor de onde ela está instalada. Por isso, é muito comum encontrar lagartixas que sejam praticamente da cor da parede ou de qualquer lugar onde ela esteja. Essa é uma característica muito comum com os lagartos e camaleões que também possuem algumas habilidades de camuflagem. Ela possui quatro patas, todas elas equipadas com microestruturas capazes de fixar-se em diversas superfícies diferentes. As lagartixas possuem dois olhos, uma boca. um corpo curvilíneo e uma cauda com habilidades peculiares. Analisando as estruturas, facilmente a possível caracterizada como um réptil. Caso um dia você consiga comparar uma lagartixa com um crocodilo, você verá que suas escrituras são semelhantes e parecidas. As patas, a cauda e a cabeça fazem com que a lagartixa pareça uma versão em miniatura dos maiores repteis do mundo.

Lagartixa De Estimação

Precisam de criar uma lagartixa carrega muita responsabilidade. Isso porque, a partir do momento que você tem uma lagartixa você precisa capturar recorrente mente diversos insetos e larvas diferentes para que você tenha me proporcione uma boa alimentação para a lagartixa que está criando. Vamos entender melhor sobre as necessidades das lagartixas assim você saberá como criar uma e proporcionar todos os recursos para que ela viva tranquilamente.

Local: perceba que as lagartixas vivem em qualquer lugar. Elas precisam de um pouco de vegetação, espaço para se movimentar e um pouco de tudo que a natureza proporciona para ela. Para isso tenha um local espaçoso, arejado, iluminado com vegetais, plantas etc.

Alimentação: pesquise sobre alimentação da lagartixa. Mas atente-se, pois, alimentação pode sofrer mudanças durante o crescimento desse animal. Portanto alimentação da lagartixa de tamanho adulto não será a mesma alimentação da lagartixa quando filhote. Atente-se as mudanças e alimente de acordo com o que for necessário.

Lagartixa De Estimação
Lagartixa De Estimação

Quando filhote, elas precisam ser alimentadas todos os dias com alimentos que elas conseguem digerir. Portanto, é necessário que sejam pequenos, fáceis de mastigar e engolir. Como sugestão, dê pequenas formigas, larvas e pequenos insetos. Ao crescerem elas podem ser alimentadas em períodos mais espaçosos, porém com animais maiores, como grilos, baratas, aranhas, etc.

Todo Cuidado É Pouco

Criar um inseto que você não está acostumada não é fácil. Não há muitos materiais ou suportes sobre a criação das lagartixas meus pés shopping não a ração preparada para elas isso porque não são animais comuns de serem notificados. Portanto caso você escolha criar uma lagartixa deve ter em mente que é um trabalho responsável e muito cuidadoso. Caso as lagartixas fiquem soltas elas poderão se alimentar de acordo com o que precisarem. Lembre-se que elas são répteis são ótimos caçadores. Elas possuem estratégias de caça e sobrevivência. Portanto, caso você queira os benefícios de ter uma lagartixa em casa, é simples, é simplesmente deixar que elas venham.

São os habitats naturais, elas não precisarão de locais limpos e seguros, você só precisará aguardar que elas façam o trabalho delas. É comum que em casas brasileiras você as encontrem se alimentando de animais indesejados e controlando as pragas. Onde há lagartixas, dificilmente há focos de baratas, cupins ou formigas.

Lagartixa Andando na Parede
Lagartixa Andando na Parede

Curiosidade Das Lagartixas

Se sentem ameaçadas, elas tém a possibilidade de cortar propositalmente sua cauda. Isso acontece por um processo chamado autotomia. Portanto, ao perceber uma possível ameaça, além da camuflagem, ela solta um pedaço de sua cauda e o pedaço solto continua se movimentando. Desse modo, o possível predador poderá ver a cauda solta e pensará que é a lagartixa. Enquanto ele se distrai, ela já achou uma estratégia de fuga. Quando elas utilizam essa estratégia, a cauda cresce novamente, porém num tamanho menor. Essa é uma das características mais interessantes sobre as lagartixas. Poucos animais possuem essas habilidades, e esse processo é muito estudado por cientistas, pois se trata de uma regeneração natural e não alcançada pela ciência.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *